Como começar um negócio lucrativo com pouco dinheiro?

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Qualquer pessoa que já empreendeu sabe o quanto esse é um caminho difícil e repleto de desafios. Entretanto, o que move todas essas pessoas a seguirem em frente é o desejo de obterem um negócio lucrativo.

Iniciar um empreendimento exigirá muita dedicação, esforço e comprometimento. É como uma longa estrada, repleta de imprevistos e obstáculos, mas que reservará uma enorme satisfação para quem chegar até o final.

Portanto, neste artigo, você saberá como começar um negócio lucrativo com pouco dinheiro através de empresas já existentes. Afinal, não são só as pessoas ricas que podem empreender. Com planejamento, força de vontade e foco, você também poderá realizar o seu sonho!

Abrir um negócio com pouco dinheiro é possível?

Abrir um negócio com pouco dinheiro pode não ser fácil, mas, com certeza, não é impossível. Empreender é um imenso desafio, mas pode trazer recompensas valiosas para a sua vida pessoal e profissional.

Portanto, o primeiro passo para você abrir um negócio lucrativo, com pouco ou muito dinheiro, é obter capacitação e o conhecimento necessário para encarar essa jornada.

Sendo assim, adquirir esse conhecimento deve preceder a preocupação que você terá com o dinheiro, já que um empreendimento nem sempre exigirá altos custos. A seguir, falaremos da possibilidade de adquirir um negócio em andamento e de todos os passos necessários para você conseguir resultados lucrativos com a empresa.

Planejando o seu investimento

O planejamento é essencial para qualquer pessoa que queira iniciar um negócio lucrativo e com pouco dinheiro. Dessa forma, você será capaz de saber quanto precisa para comprar uma empresa em andamento e o necessário para manter ele ativo.

Para isso, é fundamental estabelecer a estimativa de valores importantes para o seu negócio, como o capital de giro, instalação do espaço, compra de equipamentos, entre outros.

Ao conhecer a fundo todos esses custos, você estimará o valor necessário para administrar um negócio lucrativo com pouco dinheiro.

Comprar uma empresa é um bom negócio?

Todos sabemos da dificuldade de empreender no Brasil , por isso, muitos optam por adquirir uma empresa já em funcionamento. São diversas opções no mercado, e caso você escolha corretamente, poderá encontrar um negócio que combine com você.

Além disso, um negócio à venda não significa que ela não tem futuro. Há inúmeros motivos que podem fazer uma pessoa desistir de uma empresa, como problemas financeiros, conflitos de família, desmotivação, novos objetivos, entre outros.

Por isso, empreendedores que queiram iniciar sua jornada comprando uma empresa pronta podem obter diversas vantagens, além de correrem menos riscos. Veja a seguir os principais pontos positivos de se investir em um negócio pronto.

As vantagens de comprar uma empresa em funcionamento

1- Consolidação de clientes

Um negócio já existente possui clientes consolidados no mercado. Ou seja, não será necessário atrair clientes do zero, uma vez que eles já existem. O seu foco, a partir de então, será de ampliar o seu público-alvo.

2- Contabilidade existente

Empresas que possuem uma contabilidade existente auxiliam na visão do comprador, que saberá se a sociedade anda no lucro ou prejuízo. Possuir uma auditoria contábil poderá auxiliar na verificação da real situação da empresa.

3- Riscos menores

Como você provavelmente irá pular a etapa inicial de uma startup (prospecção de clientes, marketing, início de operações, etc), os riscos serão menores. Com uma empresa pronta, você terá maiores chances de obter lucratividade.

4- Oportunidades de crescimento

Através de um negócio já em andamento, é possível analisar oportunidades de melhoria, como, por exemplo, identificar nichos de mercado, criar produtos, melhorar o atendimento, reduzir custos, entre outros.

O processo de aquisição de um negócio em andamento

Veja a seguir todos os passos de um empreendedor que busca comprar um negócio já em funcionamento.

1- Análise do mercado

Esse deve ser o ponto inicial de qualquer empreendedor que iniciará a sua jornada. Alinhar suas expectativas e criar um contato inicial com o mercado é de suma importância para que você escolha algo que seja compatível com as suas experiências.

2- Acordo de confidencialidade

Assinar o contrato de confidencialidade é o momento de selar o compromisso mútuo sobre o sigilo das negociações. Possuindo um caráter empresarial, ele tem como objetivo assegurar que determinadas informações estratégicas permaneçam em sigilo.

3- Avaliação da empresa

É importante que o empreendedor saiba estimar o range de preço baseando-se em diferentes premissas, sejam elas pessimistas ou otimistas.

4- Iniciação das propostas

Após a avaliação da empresa, é o momento de introduzir uma oferta inicial, que geralmente é baseada nas premissas mais pessimistas.

5- Due Diligence

A partir dessa análise, o empreendedor fará o levantamento necessário para comprovar a veracidade de todas as informações do negócio que está interessado.

6- Proposta vinculante

Esse é o momento que o empreendedor dará a proposta final, levando em consideração todos os resultados da análise da verificação.

7- Assinatura do contrato

Nesse momento, é fundamental que ambas as partes contratem advogados que possuam experiência societária e contratual.

Dicas valiosas para você aumentar o seu negócio com pouco dinheiro

Confira a seguir 9 dicas indispensáveis para você começar a sua trajetória como um empreendedor e construir um negócio lucrativo. Aproveite também para ler o artigo que preparamos sobre os primeiros passos para a abertura de uma empresa.

1- Pesquisa de mercado

Seja qual for o negócio desejado, você sempre correrá riscos. Por isso, fazer uma boa pesquisa de mercado pode ser o fator determinante que reduzirá os seus riscos de perdas. A pesquisa de mercado é uma forma de analisar e compreender todo o seu nicho de atuação, bem como o desejo de seus consumidores.

Portanto, com as informações certas em mãos, você será capaz de identificar as decisões corretas para atender às necessidades do seu público-alvo, agregando valor ao seu negócio.

2- Definição do público-alvo

Não adianta obter o melhor produto do mundo se você não souber direcioná-lo às pessoas certas. Desse modo, após uma pesquisa de mercado bem feita, é necessário que você seja capaz de identificar com precisão quem é o seu público-alvo.

Sendo assim, será preciso ir além de dados como idade, gênero ou localização. É preciso focar em dados qualitativos, ou seja, você deverá conhecer a fundo as motivações, necessidades, objetivos, hobbies e interesses de seu cliente, além de diversos outros fatores.

3- Fidelização de clientes

Uma estratégia interessante para qualquer negócio é o investimento em programas de fidelidade, permitindo que o cliente enxergue vantagens em seu consumo. Um bom exemplo são os programas de cashback, onde o consumidor recebe um valor após uma compra para poder utilizar em outros serviços.

Ou seja, se um negócio consegue recompensar o seu consumidor, as chances dele retornar são maiores Por isso, encontre meios de fidelizar os seus clientes e melhore a experiência de seu estabelecimento.

4- Estratégias de atração

O próximo passo, para que um negócio obtenha êxito, é a criação de estratégias que divulguem o seu produto ou serviço de forma eficaz. Por isso, saber direcionar os seus anúncios nos canais certos é algo essencial para a visibilidade de seu empreendimento.

Por exemplo, se você deseja atrair um público mais jovem, pode ser interessante utilizar as redes sociais. Já para atingir um perfil mais maduro, talvez a criação de conteúdos para blogs ou o e-mail marketing sejam boas opções.

5- Estratégias de marketing com pouco dinheiro

É fundamental que uma empresa saiba identificar e priorizar as atividades que estão trazendo um maior retorno ao seu negócio. Algumas perguntas que podem auxiliar nesse processo de classificação de prioridades são:

– Quem são os meus principais clientes?

– Quais canais de comunicação atraem o maior número de clientes?

– Qual a representatividade do produto em relação ao valor total da receita?

– Existe algum produto que demanda um alto valor de orçamento e não traz o retorno proporcional?

Dessa forma, identificar e priorizar as atividades que trazem os melhores resultados é essencial para se traçar uma estratégia de marketing efetiva e sem altos custos.

6- Estimule vendas em períodos ociosos

Despertar o interesse dos clientes é um passo fundamental para que você obtenha um negócio lucrativo. Veja alguns exemplos de estratégias que podem ser utilizadas:

– Ofertas especiais;

– Combos de vendas casadas;

– Concursos e sorteios;

– Programas de cashback;

– Utilização de amostras grátis;

– Brindes anexados aos produtos.

Em dias de baixo fluxo de consumo, essas técnicas poderão fazer a diferença para atrair mais clientes ao seu estabelecimento e aumentar as suas vendas.

7- Aumente o ticket médio de um estabelecimento

É possível aumentar o ticket médio de um estabelecimento utilizando algumas estratégias simples. Confira a seguir:

– Recomendação de produtos complementares;

– Promoções de preços;

– Utilização de cores que estimulem psicologicamente o consumidor;

– Posicionamento dos produtos para otimizar a sua visibilidade;

– Adequação do espaço interno, como tamanho de corredores, iluminação interna, limpeza, entre outros.

8- Gestão Financeira

Como já foi dito acima, o cuidado com o controle financeiro é de suma importância. Considere todo e qualquer gasto que você terá ao iniciar um negócio, como:

-preço do aluguel;

– localização;

– materiais;

– despesas com funcionários.

Após ter uma noção de todas as suas despesas, planeje o seu orçamento de forma que a sua gestão financeira gere lucros. Busque revisar o seu orçamento constantemente e não hesite em obter as melhores negociações com fornecedores e serviços.

9- Trabalhe com o que ame

Por fim, gostar do que faz será um combustível essencial para lidar com todos os desafios gerados pelo empreendimento. Afinal, é somente com muita dedicação e paixão que você conseguirá tirar uma ideia do papel e transformar o seu sonho em realidade.

Portanto, tenha certeza de que está fazendo algo que goste, mas coloque sempre os pés no chão. Não tome decisões precipitadas ou que deixe a sua empresa em risco apenas por uma ambição desenfreada.

Conclusão

Como foi visto neste artigo, iniciar uma jornada empreendedora não é uma tarefa fácil. Porém, se você está determinado a ser o seu próprio chefe e quer realizar o sonho de possuir um negócio lucrativo e próspero, adquirir uma empresa em andamento pode ser a solução ideal. Encare tudo isso como um grande desafio, mas jamais esqueça da disciplina e a responsabilidade com o seu trabalho.

E aí, gostou de saber como começar um negócio lucrativo com pouco dinheiro? Então aproveite para ler outros textos em nosso blog e não deixe de conferir os melhores serviços de anúncios para que o seu negócio cresça cada vez mais!

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