Churrascaria à venda: 9 dicas para vender uma churrascaria

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Pretende colocar sua churrascaria à venda? Nós reunimos aqui 9 dicas de ouro para conseguir vender uma churrascaria.

Vender um negócio exige que você organize as coisas: faça levantamentos, reúna documentos, etc. É por isso que já deixaremos claro aqui que nesse processo você precisará da ajuda de um contador e de um advogado. Ainda, pode ser necessário contar com o apoio de um corretor de negócios.

Esses profissionais te ajudarão com as partes burocráticas da venda e também na hora de levantar informações sobre o negócio. E quando falamos em informações, é importante saber que elas são valiosíssimas para ajudar a definir o preço para sua churrascaria à venda, fazer uma descrição chamativa, etc.

A seguir você tem uma lista com 7 dicas para ter êxito ao vender uma churrascaria.

1 – Por que colocar uma churrascaria à venda?

Qual a razão de colocar sua churrascaria à venda? Essa não é uma pergunta com o objetivo de te fazer mudar de ideia, mas sim para que você possa apresentar o motivo ao possível comprador, pois ele pode querer saber disso.

Há diversas razões para se vender um negócio:

– Para se aposentar;

– Por motivos de doença ou de falecimento;

– O dono está sobrecarregado;

– Não há como dar conta de duas ou mais empresas e se deseja vender uma delas;

– Para investir em outros segmento ou mercado;

– Entre outras.

Saber responder essa questão ainda te ajuda na hora de definir o preço de venda do negócio, pois, nesse momento, existem vários fatores para se considerar. Mas falaremos sobre isso mais adiante.

2 – Levantamento de informações

Quando você decide vender uma churrascaria, um dos passos fundamentais é levantar informações sobre ela.

Os investidores querem informações sobre carteira de clientes, localização, equipamentos, tipos de carnes servidas, faturamento mensal e anual, sobre o desempenho dos funcionários, etc.

Para esse procedimento você precisará de um certo tempo, mas é importante. Com tais informações em mãos, será mais fácil negociar e obter propostas mais atraentes, uma vez que você saberá apresentar os pontos fortes do seu negócio.

Aqui é importante contar com a ajuda do seu contador quanto ao demonstrativo financeiro, lucros, fluxo de caixa, etc.

Mas aqui uma dica extremamente importante: prepare-se para a venda com antecedência. Especialistas recomendam que essa preparação aconteça com um ou dois anos de antecedência.

Essa antecedência ajudará na elaboração e organização dos documentos de maneira mais eficaz e facilitará a transição do negócio.

3 – Reúna todos os documentos

Quem venderá uma empresa, não importa de qual segmento seja, precisa reunir os documentos dela.

O demonstrativo financeiro, como mencionamos, contratos de aluguel, com fornecedores, etc., licenças e alvarás, inscrição estadual e municipal, cadastro de funcionários, CNPJ, entre outros. Um contador apresentará a relação de documentos necessários.

Tenha todos esses documentos atualizados. Se deixar para fazer isso apenas depois de vender o negócio, então será algo desgastante para você e para o novo dono.

Mas também é importante contar com um documento que mostra como o negócio é conduzido. Seria uma espécie de manual de operações para ajudar o novo proprietário.

4 – Descrição do que o futuro dono estará adquirindo

Venda os benefícios do seu negócio e não seu negócio. Essa é uma regra do marketing atual e que vale também para quem deseja colocar uma churrascaria à venda.

Caso use algum site de classificado ou um site especializado em compra e venda de negócios, como é o caso da Quero um Negócio, então apresente informações claras e de forma atraente.

Descreva se o negócio se encontra próximo a pontos comerciais ou locais onde existam possíveis clientes, fale sobre o lucro bruto mensal e anual, sobre os funcionários, equipamentos, acessórios, utensílios, etc. Enfim, descreva o que o futuro dono levará junto com a empresa.

Tente ser o mais claro possível e mostre as vantagens para quem adquirir seu negócio. Apresente também números que mostrem as vantagens de investir nesse segmento.

Mas se existe algum problema estrutural, por exemplo, revise ou deixe claro para o interessado saber que terá esse custo.

5 – Acordo de confidencialidade

Quando for se encontrar com um possível cliente, não se esqueça de fazer um acordo de confidencialidade antes de passar mais informações sobre a sua churrascaria.

Esse acordo de confidencialidade é indispensável na hora de colocar uma churrascaria à venda.

Por meio de tal documento, assinado pelo possível comprador, esse interessado se compromete a não divulgar as informações sobre as quais terá acesso.

Não seria nada legal se seus funcionários ou clientes soubessem que você está vendendo o negócio. Isso poderia até mesmo afetar o desempenho dele e prejudicar a sua venda. Deixe para passar essa informação apenas depois da negociação se tornar um compromisso sólido.

6 – Equipamentos serão repassados?

Você pretende repassar os equipamentos e demais coisas do estabelecimento também? É importante deixar isso claro para os interessados.

Mas, antes de tudo, revise se todos os equipamentos estão em situação plena de funcionamento. Caso seja necessário algum reparo, deixe isso informado para os compradores.

Se o negócio vai totalmente equipado, então deixe essa vantagem muito em descrita. É um excelente atrativo para conseguir vender seu negócio mais rápido.

Uma coisa importante aqui é calcular o valor dos equipamentos (em situação de usados). Esse valor não só pode como deve ser acrescentado ao valor total da venda do negócio.

 7 – Treine sua equipe para atuar bem sem você

Um grande problema de empresas que são gerenciadas pelo próprio dono é que elas tornam-se muito dependentes dele.

É muito importante que seus funcionários saibam como lidar com os problemas sem sua ajuda. Desde o começo do negócio, é importante treinar sua equipe para que a mesma seja proativa.

Isso será de grande ajuda quando for vender sua churrascaria. O atual dono já terá funcionários qualificados, aptos e que conhecem os processos produtivos do negócio.

Essa é uma coisa que também ajuda a gerar valor para sua empresa na hora da venda.

8 – Avaliação do valor da sua churrascaria à venda

A fim de não vender sua churrascaria por um valor muito baixo ou muito alto, faça uma avaliação com a ajuda de um corretor de negócios.

É importante deixar isso para um especialista porque o documento terá mais credibilidade. E ele será um indicador da média de preço que você deve propor.

Para essa avaliação e definição de valor, o especialista usará distintos métodos e analisará diferentes aspectos do negócio: lucros, funcionários, equipamentos, localização do negócio, etc.

9 – Não limite suas possibilidades

Quanto mais você promover a sua churrascaria à venda, mais chances terá de vende-la. Então invista em anúncios online, promova em sites especializados, etc.

Mas é importante que você saiba que o processo demanda um certo tempo (entre 6 meses a um ano em média). Então, esteja preparado para esse desafio.

Contudo, ter ao seu lado profissionais qualificados em venda de negócios pode ser uma solução e tanto. E sabe onde isso é possível? Na Quero um Negócio.

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Blog Quero um negócio

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