Bom negócio em São Gonçalo (RJ)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

São Gonçalo é uma das mais importantes cidades do estado do Rio de Janeiro. Ele está situado a cerca de 20 quilômetros da capital e tem como municípios vizinhos Niterói, Magé e Maricá, o que faz dele um ponto estratégico para os negócios.

Neste artigo, entenda como a localização, assim como os aspectos socioeconômicos e geográficos de São Gonçalo, têm influenciado ações empreendedoras no território.

História

A cidade de São Gonçalo foi fundada, em abril de 1579, pelo colonizador Gonçalo Gonçalves. Originalmente, a região era habitada por índios tamoios, porém o cenário mudou ao longo do tempo, com o seu desmembramento pelos jesuítas no fim do século XVI.

No século XVIII, houve um boom na economia, sobretudo por conta dos engenhos de açúcar e do cultivo de feijão, mandioca, milho e arroz. O comércio também prosperou (e na mesma proporção das atividades agrícolas!), contribuindo para o progresso econômico do município.

Com a produção de gêneros alimentícios a todo o vapor, o litoral passou a ser explorado com mais frequência para o transporte de mercadorias.

Economia

A economia da cidade é bastante diversificada, à base da agricultura e pecuária, da pesca, da produção fabril e da prestação de serviços.

Inicialmente, a atividade econômica recaia sobre o pau-brasil, a cana de açúcar e o café. Depois, a produção se expandiu com o cultivo de laranja, banana, abacaxi, coco-da-baía, feijão, milho e mandioca.

Pensando nisso, é ideal para abrir um bom negócio em São Gonçalo. Além da variedade de campos para atuação, tem ocorrido um largo investimento para a melhoria da economia gonçalense. E mais: a localidade conta, ainda, com um consumo em expansão e localização privilegiada, próxima de importantes municípios.

Todos esses fatores influenciam o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de São Gonçalo que, em 2017, chegou a R$ 16.408,34. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o salário médio mensal era de 2,1 salários mínimos; os domicílios com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa correspondiam a 34,5% da população.

Demografia

Estima-se hoje que São Gonçalo tenha mais de 1.084.000 habitantes, embora a população esteja em constante crescimento. A maior parte dela é composta por homens e mulheres de 35 a 39 anos de idade, espalhados pelo território de 248,160 km² (2018).

Índice de Desenvolvimento Humano

Para quem deseja abrir um negócio ou, até mesmo, morar na cidade, esses dados fazem toda a diferença, já que indicam considerável potencial de crescimento. Além disso, São Gonçalo apresenta um alto Índice de Desenvolvimento Humano (0,739), de acordo com o senso de 2010 do IBGE. O IDH é composto por três indicadores: longevidade, educação e renda.

Clima e relevo

São Gonçalo é formado por baixadas. O clima, no município, é quente e úmido no verão – de forma geral, com temperaturas superiores a 40ºC. Porém, de maio a outubro, o clima é mais seco e menos quente, com temperatura mais amena.

Cultura

Para quem gosta de visitar fazendas e se interessa por História, São Gonçalo é a parada perfeita. A cidade é charmosa e possui fazendas com mais de três séculos de existência, abertas à visitação do público.

Entre as principais atrações turísticas estão a Ilha das Flores, o Alto da Gaia, as Cavernas de Santa Izabel, o Relógio do Sol e as fazendas Colubandê, Engenho Novo e Itatindiba.

Conclusão

Como vimos, São Gonçalo é uma opção atrativa para quem deseja empreender. Além da localização extremamente privilegiada, o município conta com uma série de fatores (potencial crescimento econômico e IDH alto) que o torna um dos melhores lugares para fazer um bom negócio no RJ.

E as estatísticas comprovam isso: de acordo com um levantamento da consultoria Rizzo Franchise, divulgado pelo portal Exame, São Gonçalo ocupa a 18ª posição no ranking das cidades ideais para o empreendedorismo. O município superou Niterói (20ª) que apresentou desempenho superior nas versões anteriores da pesquisa.

Deseja empreender, mas ainda tem dúvidas de onde e como fazê-lo? Então acesse o blog do Quero Um Negócio. Lá, você encontra conteúdos exclusivos sobre o mundo corporativo que o encorajam a colocar em prática os seus maiores sonhos!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook