Bom Negócio em Maceió (AL)

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Com cerca de um milhão de habitantes, Maceió (AL) é um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro. O município, que é banhado pelas águas do Oceano Atlântico, conta com praias paradisíacas, festividades e boa gastronomia.

Neste artigo, conheça a terra de Graciliano Ramos e Hermeto Pascoal, o local perfeito para iniciar um bom negócio AL!

Sobre o Caribe brasileiro

A palavra “Maceió” deriva do tupi e significa “lagoa à beira do mar”. E não é à toa: a cidade abriga praias com areia branquinha e mar calmo, de cor verde-água e poucas ondas. Devido a sua semelhança com as praias caribenhas, é apelidada de “Caribe brasileiro”.

História

A história de Maceió começa no período colonial. No século XVII, a localidade – especialmente o porto de Jaraguá – já era explorada pelos portugueses para o embarque de pau-brasil à Europa; e, no começo do século XIX, passou a ser utilizada como rota de saída do açúcar e especiarias produzidos nos engenhos.

Em dezembro de 1839, após uma disputa com a vila de Alagoas (atual Marechal Deodoro), o município tornou-se capital do estado. Até hoje há resquícios deixados pelos colonizadores e pela ocupação holandesa.

Economia

Maceió tem como uma das suas principais fontes de renda o turismo. A atividade, que é a que mais cresce no estado, gerou um impacto econômico de R$ 69 mi em 2018. O número confirma o potencial da localidade para a abertura de negócios no segmento de hotelaria.

Além do turismo, a cidade investe também na extração de petróleo e em agricultura e pecuária. É rica em sal-gema e é conhecida, ainda, pelos cultivos de arroz, feijão, algodão, banana, abacaxi, coco-da-baía e fumo.

Demografia

Maceió ocupa a 14ª posição no ranking de capitais brasileiras mais populosas. Conforme um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgado em agosto de 2019, a cidade possui 1.018.948 habitantes, número que cresce 0,65% ao ano.

Clima e relevo

O município de Maceió abarca, hoje, um arquipélago com nove ilhas – bem diferente de quando nasceu, com o seu terreno original alagadiço. O relevo é predominantemente formado por planícies litorâneas, mas existem também baixos planaltos.

A temperatura média, na cidade, é de 25ºC; durante o inverno, porém, ela costuma cair para 17ºC ou menos. Por conta do seu clima tropical quente e úmido, é comum a prática de atividades ao ar livre: ir à praia, passear de barco e visitar monumentos históricos. O que faz uma grande diferença no empreendedorismo.

Cultura nordestina

A orla charmosa de Maceió é, sem dúvidas, paisagem digna de cartões postais. No entanto, não são apenas as suas belas praias, com coqueirais exuberantes (como os de Pajuçara e Ponta Verde), que chamam a atenção de turistas estrangeiros e visitantes do próprio país.

As piscinas naturais de águas cristalinas e mornas, bem como as festas, também têm papel de destaque na localidade. Com excelente estrutura, ela oferece aos viajantes uma variedade de opções de atrações: bares, hotéis e lojas de souvenires.

Quando se trata de manifestações culturais em Maceió, o forte é o folclore e a popular Feirinha de Artesanato na orla. Entre as festividades estão a Festa de Reis, a Zabumba e o Cabloquinho. O município é, ainda, um destino muito procurado em datas comemorativas específicas: Natal e Ano Novo.

A base da culinária de Maceió, assim como a da maioria das cidades litorâneas, são os frutos do mar – em especial, peixes, camarões, lagostas e mariscos. Lá, não são raros os restaurantes que investem no preparo de sururu no coco e caldinho de sururu.

Conclusão

Agora que você já conhece os atrativos de Maceió, bem como o seu potencial de crescimento econômico, é o momento de investir na região. O local é perfeito para quem busca empreender, especialmente nos segmentos de hotelaria e atividades turísticas.

Quer fazer um bom negócio em Maceió ou em outra localidade? Então acesse o blog do Quero Um Negócio para receber mais dicas sobre a abertura de negócios no país.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook