Bistrô à venda, o que preciso saber antes de comprar um bistrô?

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Um bistrô à venda é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender.

Esses locais pequenos e aconchegantes costumam atrair diversos tipos de pessoas que querem socializar, relaxar, provar pratos com qualidade diferenciada, etc.

Mas há algumas coisas que você precisa saber antes de comprar um bistrô. E hoje aqui nós falaremos mais sobre elas. Esperamos te orientar na escolha perfeita do negócio para investir.

Você sabe o conceito de bistrô?

Antes de entrar de cabeça num negócio, você precisa entender como ele funciona. Mesmo que você vá adquirir um bistrô à venda, é importante entender seu funcionamento.

Esses locais se popularizaram na França, onde se tinham pequenos restaurantes vendendo pratos típicos da culinária francesa. Outras das características deles por ali era a decoração ao estilo rústico, poucas opções de pratos mas em porções caprichadas e a um preço baixo.

Contudo, aqui no Brasil temos bistrôs mais requintados, com decorações em diversos estilos e servindo distintos pratos. Não deixando, contudo, a sua essência inicial.

O que importa é que você conheça como funciona esse tipo de estabelecimento.

Há quem acredite que para um empreendedor investir em algo ele antes precisa conhecer de perto o negócio. E isso é verdade. Nesse caso, visite bistrôs, conheça o dia a dia ali e se você gostaria de administrar um negócio desse tipo.

Bistrô à venda: por que o vendedor quer vende-lo?

Por que o atual dono quer vender seu negócio? Qual a razão dele não querer mais seguir adiante com o bistrô? Será por conta de problemas financeiros ou apenas quer mudar de ramo, se aposentar?

É muito importante saber sobre isso.

Imagine que ele [o dono]quis vender o negócio para se livrar de dívidas com o próprio negócio ou por ter falido? Você agora estaria em posse não de uma oportunidade, mas de um problemão para solucionar (se tiver solução).

Por isso há muitos elementos para serem analisados antes de comprar um bistrô. Não se deixe levar apenas pelo que o dono conta sobre o negócio, é importante ter acesso a provas concretas: documentos, contratos, demonstrativos, etc.

E nessa hora nunca esteja sozinho: tenha o apoio de um contador, advogado, alguém que entenda de negócios, etc.

O ambiente precisa ser confortável

Conforme mencionamos no começo, um bistrô à venda precisa ter um ambiente confortável, agradável, gostoso de se estar.

As pessoas não vão para esses lugares apenas para apreciar boa comida, mas querem se sentir bem também. Por isso veja se a decoração do bistrô à venda confere nesse requisitos e mais.

E alguns elementos que você precisa se atentar para que o ambiente proporcione isso seriam:

– Uma boa iluminação;

– Adornos nas paredes;

– Móveis com um design que se encaixe com todo o restante do espaço;

– Tudo ali deve proporcionar também funcionalidade;

– Acessibilidade: portadores de necessidades especiais também irão visitar o bistrô e ele precisa estar pronto para recebe-los bem;

– Entre outros.

Não se esqueça também de verificar o estado estrutural do local: se há a necessidade de reformas, por exemplo. Veja tudo isso antes para saber se você terá que realizar alguns procedimentos antes de tomar posse do negócio.

Boa comida a um preço mais acessível

Um dos principais objetivos dos bistrôs é oferecer aos clientes boa comida sem que eles precisam gastar muito.

E apesar do bistrô ser um local mais simples do que um restaurante, a comida precisa ser muito boa.

A melhor forma de saber se os pratos ali são bons é vendo a quantidade de pessoas que ele atende, se há pessoas que retornam e, claro, os provando você mesmo (especialmente se acreditar que possui um bom paladar).

Veja também as avaliações dos clientes nas redes sociais ou site do bistrô (caso ele possua).

Questão de higiene

Você não é nenhum fiscal de saúde, mas é importante analisar a parte de higiene do local. Você não vai querer ter problemas depois com os clientes reclamando, a fiscalização podendo fechar o negócio, etc.

Não há outra saída aqui: faça uma visita ao local e peça ao dono para conhecer a instalações, como é a cozinha, etc. É importante que sua visita não causa constrangimento aos clientes, por isso faça o máximo possível para que sua presença passe despercebida. 

Localização

Um negócio pode não estar com bons resultados simplesmente pela sua localização. Especialmente no caso de um bistrô à venda, é importante que ele se localize próximo de onde haja alto movimento de pessoas.

Locais próximos a outros estabelecimentos comerciais, por exemplo, são uma ótima opção E isso porque as pessoas que trabalham ali podem visitar o bistrô em horário de almoço ou mesmo quando tem que ir trabalhar e precisam fazer um café da manhã rápido.

Esse é um ponto essencial, pois você não pode mudar a localização de um bistrô que pretende comprar. Pesquise sobre o local onde ele funciona e veja se vale a pena investir.

Fornecedores, contratos, licenças

E agora chegamos no ponto das papeladas. É importante sentar-se com o atual dono do bistrô para obter informações sobre fornecedores, sobre contratos, se as licenças estão em dia, etc.

Para esse procedimento você deve ser auxiliado por um contador e por um advogado. Sobre os contratos, é o advogado quem lhe dará suporte, orientação. Já na parte de fornecedores, licenças, etc., conte com a ajuda de um contador experiente.

Um exemplo: pode ser que existam problemas com a Vigilância Sanitária e isso pode te gerar custos e gasto de tempo para solucionar.

Não deixe para fazer isso depois, pois essa pode ser a parte decisiva entre comprar um bistrô promissor e estar em posse de um negócio que apenas lhe dará custos e dores de cabeça.

O investimento vale a pena?

Você já parou para pensar se o investimento que você terá que fazer para comprar um bistrô vale a pena?

Os pontos que levantamos até aqui são importantes para avaliar isso. Mas há ainda outros para serem analisados, tais como:

– Valor de mercado do negócio: isso você identifica através de métodos como o que analisa o fluxo de caixa da empresa e sua realidade (conhecido como valuation), valor patrimonial ou múltiplos de mercado, por exemplo. Mas, atenção, esse cálculo deve ser feito apenas por um contador especializado, caso você não tenha conhecimento nessa área, não se arisque a fazer isso. Mas você precisa saber que não é possível saber o valor exato do negócio, mas essa base é fundamental;

– Demonstrativos financeiros: e a saúde do bistrô à venda, como anda? Será que o negócio tem dado retorno? Para isso é necessário analisar os demonstrativos financeiros do negócio, o dono passará essas informações e você as deve analisar junto a um contador também.

Um corretor de negócios pode também te ajudar com essa decisão. Ele tem experiência com a pesquisa de valor do negócio e em saber se vale a pena investir nele. Essa opinião, apesar de importante, não é indispensável.

Um outro ponto que você deve analisar quanto ao bistrô à venda é: por que você quer investir nisso? Por que quer comprar um bistrô? É importante saber seus motivos e manter focado.

Tenha seu próprio negócio sem começar do zero

Você sabia que pode empreender sem ter que iniciar um negócio do zero?

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