Agência de viagens à venda, 7 dicas para fazer um bom negócio

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Pretende investir numa agência de viagens à venda? Antes, você precisa conhecer essas 7 dicas para fazer um bom negócio.

Seja para dentro ou fora do Brasil, o fato é que os brasileiros tem viajado mais a cada dia que passa. E mais da metade deles tem interesse em viajar. Na realidade, viajar é um dos seus principais sonhos.

Do ano de 2017 até 2017 o Brasil teve um aumento de 15% na quantidade de pessoas que viajaram. Já no ano de 2019 houve uma estimativa de que mais de 60 milhões de brasileiros realizaram viagens nacionais. E boa parte dos viajantes precisam da ajuda de uma agência para:

– Fazer o planejamento da viagem;

– Propor-lhes o suporte necessário (caso surja algum problema, a agência dará todo o apoio e atuará para uma rápida solução);

– Apresentar informações detalhadas sobre os destinos;

– Encontrar as melhores condições para sua viagem;

– Etc.

O fato é que uma agência de viagens é fundamental na vida de quem deseja uma viagem tranquila e econômica.

Agência de viagens à venda: quais serviços são oferecidos numa agência?

De acordo com o artigo 3 da Lei das Agências de Turismo nº 12.974/2014, uma agência pode oferecer os seguintes serviços:

I – venda comissionada ou intermediação remunerada na comercialização de passagens, passeios, viagens e excursões, nas modalidades aérea, aquaviária, terrestre, ferroviária e conjugadas;

II – assessoramento, planejamento e organização de atividades associadas à execução de viagens turísticas ou excursões;

III – organização de programas, serviços, roteiros e itinerários de viagens, individuais ou em grupo, e intermediação remunerada na sua execução e comercialização;

IV – organização de programas e serviços relativos a viagens educacionais ou culturais e intermediação remunerada na sua execução e comercialização.

No entanto, não é obrigatório que ela ofereça todos esses serviços em seu portfólio.

Se você quer adquirir uma agência de viagens à venda, as dicas a seguir ajudarão na escolha da opção ideal.

1 – A agência é legalizada? Veja os documentos

Para que uma agência de viagens possa atuar, ela precisa possuir todos os documentos para estar dentro da lei. Alguns desses documentos são o CNPJ, Ato Constitutivo, cadastro no Cadastur (cadastro feito junto ao Ministério do Turismo), etc.

Aqui é importante ter a ajuda de um contador de confiança a fim de analisar se tudo está ok. Ele pode fazer essa análise para você a fim de se certificar de que o negócio é verídico.

Outro ponto importante é ver se a empresa de turismo à venda realizou a consulta comercial a fim de saber se o local é apto a realização da atividade.

Há também que se ter acesso a documentos como o Alvará e a matricula do INSS. O Alvará é o documento que libera para o empresário o uso do espaço naquela localização para desempenhar as atividades da empresa e o INSS diz respeito ao cadastro para garantir os direitos dos funcionários da empresa.

2 – Carteira de clientes

O que sustenta uma empresa são seus clientes. Logo, ao procurar por uma agência de viagens à venda veja isso também.

É muito viável adquirir um negócio que já possua uma boa base de clientes, pois isso significa que você terá mais chances de sucesso.

Na realidade, adquirir uma empresa de turismo à venda que não tenha uma carteira de clientes é muito desvantajoso, pois seria como começar algo do zero, tirando apenas a parte burocrática.

Se a agência possui clientes, isso ainda significa que o negócio é promissor. E sem contar, claro, que você já entra num negócio dando lucros.

3 – Entender sobre o mercado

Quem deseja investir numa agência de viagens precisa ter conhecimentos específicos e habilidades sobre isso. Em especial é necessário entender o mercado, saber como vender, fazer negociações, solucionar problemas, etc.

É por isso que você precisa entender sobre esse mercado antes de querer mergulhar de cabeça nele. Se necessário for, estude sobre isso, faça cursos, etc. Apenas não vá pisar em terras desconhecidas.

Mas, para ter um negócio desse tipo, ainda é importante ter conhecimento sobre os principais destinos a fim de oferecer aos clientes um aproveitamento excelente quanto as atratividades do local de destino. E isso vale mesmo para quem vai adquirir um negócio pronto.

4 – A agência investe em publicidade?

Um outro ponto importante sobre uma agência de viagens à venda é saber se ela investe em marketing.

Site, página no Facebook, Instagram, cadastro no Google Meu Negócio, etc., são algumas ações que ajudam a tornar a empresa conhecida do público. Assim, pesquise se a empresa que pretende adquirir possui esses canais de contato com o cliente. Se bem trabalhados, eles melhoram a imagem do negócio e atraem mais clientes.

5 – Faturamento, dívidas, etc.

Uma agência de viagens à venda pode ter dívidas, empréstimos, entre outros, que podem tornar sua aquisição algo inviável. É importante checar isso também antes de tomar qualquer decisão.

Mas pode ser que o dono apenas libere tais informações mediante um contrato de confidencialidade. Esse contrato assegura que você não divulgará as informações sobre as quais terá acesso.

Ainda, veja o faturamento mensal e anual do negócio. Esse é mais um elemento (e dos mais essenciais) para analisar a viabilidade de um negócio.

Seguindo aqui, confira também se a empresa é pontual com os salários dos funcionários. Pode ser que existam atrasos e até mesmo processos na Justiça relacionados a isso e esses são elementos que podem gerar prejuízos para você.

6 – Funcionários

As pessoas procuram uma agência de viagem porque querem orientações e auxilio de profissionais aptos, experientes. É por isso que a agência de viagens à venda deve contar com profissionais assim.

Pesquise sobre a equipe ali, saiba se eles possuem um bom desempenho de vendas, se prestam um bom atendimento aos clientes, etc.

A qualidade do atendimento é tão essencial quanto a qualidade dos serviços que uma agência oferece. E, também, para que um negócio cresça e se desenvolva, ter funcionários proativos e qualificados é fundamental.

7 – A estrutura da agência (física e virtual)

Ainda que uma agência de viagens não precise de um espaço muito grande para operar, é necessário ter uma boa estrutura.

Uma agência de turismo precisa de computadores, telefone, impressora, acesso à internet, etc. Fora os móveis no local. Mas basicamente é isso. Pois esse não é um negócio que necessita de equipamentos e muitos recursos, uma vez que se trata de algo no setor de serviços.

Faça uma visita ao local para ver se ele é agradável para os clientes e se dispõem desses equipamentos e recursos citados.

Veja também se a agência conta com uma variedade de fornecedores de serviços e se há um sistema integrado as principais companhias aéreas e redes de hotelaria.

Esse sistema é crucial para garantir que o viajante compre o produto certo que precisa na hora extada e sem que haja problemas como essa aquisição não constar na lista das empresas mencionadas.

Onde encontrar empresas à venda?

Sabia que você pode buscar empresas à venda em todo o Brasil numa plataforma específica para esse tipo de negociação? Essa é a Quero Um Negócio.

Nós temos toda uma estrutura pronta para intermediar negociações entre compradores e vendedores com segurança e transparência. Há anúncios de empresas em diferentes mercados e segmentos para que você empreenda no que goste (e seja lucrativo) sem ter que iniciar algo do zero.

Para conhecer nossa plataforma e empresas anunciadas, basta acessar aqui.

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