Abrir empresa em Imperatriz – MA: vale a pena investir no Maranhão?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você quer abrir empresa em Imperatriz – MA? Será que vale a pena investir nesse estado? Quais são os indícios de uma resposta positiva?

Empreender e ter o seu próprio negócio é o sonho de quase todos os brasileiros. Mas não é simplesmente pegar o seu capital e investir em algo que goste e pronto. Há todo um processo que faz com que essa decisão seja tomada da melhor forma.

Você precisa se planejar, saber onde quer abrir a empresa, o quanto possui disponível, se precisará de mais capital (empréstimo), sobre sócios, tipos de empresas, qual o ramo mais promissor numa determinada cidade, etc.

Hoje aqui, nós queremos te orientar quanto a isso. Esse artigo tem o foco de contribuir na sua decisão de investir numa empresa em Imperatriz – MA e em te ajudar a descobrir quais os tipos de negócios melhor se saem ali.

Por que investir no Maranhão?

O Maranhão tem se destacado como um estado ideal para quem deseja investir e ter sucesso. Muitas empresas reconhecidas, até mesmo a nível internacional, mostraram interesse e tem iniciado operações no estado.

E de acordo com dados de uma pesquisa apresentada pelo IBGE em novembro de 2020, o PIB do Maranhão foi o que mais teve crescimento no Nordeste no ano de 2018 (ano mais recente divulgado pelo instituto). Ainda segundo essa pesquisa, a economia do Maranhão teve crescimento de 2,9%, a maior de toda a região.

Nesse estado, os setores que mais se destacam são o de serviços e o industrial. Vale a pena investir em empresas enquadradas nesses setores.

No caso das indústrias, destacam-se as indústrias metalúrgicas e as de fabricação de celulose. Já no setor de serviços, há destaque para empresas que atuem com o comércio e a manutenção de veículos (auto centers).

E outros dos fatores que contribuem para que o Maranhão seja um ótimo estado para abrir empresa são os projetos implementados ali. Alguns exemplos disso seriam: as inovações no setor de transporte, energia e também a recuperação de patrimônios arquitetônicos.

Por isso é sempre importante conhecer bem o local onde planeja abrir (ou adquirir) uma empresa.

E porque abrir empresa especificamente em Imperatriz, Maranhão?

Mas agora falando especificamente de Imperatriz, esse município, que conta com mais de 359 mil habitantes, é o segundo maior centro político, populacional e também cultural do estado do Maranhão, tudo isso devido ao seu desempenho notável nos setores de serviços e indústria.

Ainda, Imperatriz é o maior ponto de confluência (entroncamento) econômico, comercial e energético de todo o estado. O município fica no cruzamento entre a extração de madeira ali na fronteira que faz com o Pará e a agricultura familiar em todo o estado.

Mas não para por aí.

Esse município também se destaca por seu desempenho na produção de arroz e, no futuro, com a implementação de novos recursos e investimento em tecnologia e inovação, por sua capacidade na produção de energia e celulose.

Tudo isso mostra que Imperatriz é uma opção e tanta para se investir num negócio próprio. Valendo ainda dizer que é possível tanto começar algo do zero como também adquirir uma empresa pronta.

No caso de adquirir empresa pronta, você pula as etapas e corta o custos envolvidos na abertura e regulamentação.

Outros setores que valem a pena investir em Imperatriz – MA

Mas além dos setores que mostramos aqui, em Imperatriz também tem se destacado o setor da construção civil.

Nesse caso, tanto empresas que empregam profissionais da construção civil quanto aquelas que trabalham com a comercialização de materiais para construção conseguem ter um bom desempenho nesse município.

Ainda, empresas que atuam com a fabricação de matéria-prima para a construção também podem se sobressair.

Se você gosta de atuar nessa área e, claro, tem conhecimento sobre, abrir um negócio desse tipo oferece uma boa oportunidade.

Há ainda quem ali invista na área da tecnologia, com empresas que funcionem totalmente pela internet. E aqui um bom exemplo é o e-commerce.

Como as vendas de um e-commerce acontecem por pessoas que estão localizadas tanto dentro de Imperatriz quanto em outras cidades do Maranhão e em outros estados, não existe tempo ruim. Inclusive, o setor de e-commerce no Brasil teve uma considerável esquentada nos últimos anos.

As pessoas tem uma vida corrida e encontram na compras online toda a facilidade que precisam. E você consegue abrir um negócio desse tipo muito mais rápido do que seria no caso de uma empresa física (com espaço para receber clientes).

Dicas importantes para abrir empresa em Imperatriz

Com todos os atrativos desse município e sabendo com o que quer atuar ali, há outras coisas a se atentar. Aqui deixamos algumas dicas importantes para você que pretende abrir uma emprese nesse município ou em qualquer outro.

Primeiramente, é importante ter um plano de negócios, e isso deve ser feito com a ajuda de um especialista. Nesse documento você descreverá os objetivos e desafios com o negócio, quem são seus concorrentes, clientes, etc.

Um plano de negócios é um guia para que o empresário saiba para onde direcionar suas forças. Nele devem constar informações obtidas por meio de pesquisa e não se basear em achismos.

Esse documento será um alicerce para a construção do seu negócio.

Pesquise sobre a localização onde pretende abrir empresa, sobre as demais lojas ali, o movimento, realize um levantamento sobre produtos ou serviços com os quais irá trabalhar, aluguel, lucratividade de empresas do mesmo segmento, entre outras coisas.

Pesquise sobre as condições para abrir um negócio na localização escolhida: para isso, vá até a prefeitura local e se informe se o seu tipo de negócio pode ser desenvolvido naquela localidade.

E planeje-se também financeiramente.

Abrir empresa é um investimento, logo, você deve planejar seu orçamento.

É possível dedicar-se bem ao negócio agora? Ou você ainda tem que trabalhar num outro emprego e fazer isso de forma paralela (não que isso seja um problema, pois não é, mas você tem que se organizar)? Há capital suficiente para investir na abertura e regularização da empresa.

Não se deixe guiar apenas pela emoção. Um futuro empresário precisa usar mais seu lado racional nesse momento.

E não se esqueça também de contar com a ajuda de um contador especializado em abertura de empresas para que tudo seja feito adequadamente. De preferência, que seja um contador que atue no município onde pretende abrir o negócio, pois ele conhecerá melhor a legislação ali.

Já conhece a Quero Um Negócio?

Começar um negócio do zero não é uma regra, você pode investir numa empresa já pronta em Imperatriz – MA.

Muitos empresários buscam um investidor para adquirirem seu negócio, seja por decisão de aposentadoria, mudança de ramo de atuação, etc. E aqui surge para você a oportunidade de ter uma empresa no setor que desejar sem precisar começar do zero.

Um negócio pronto já possui uma carteira de clientes, estrutura, fluxo de caixa, processos operacionais definidos, presença no mercado, etc. Sem contar que você investe nesse negócio e já obtém lucros, uma vez que ele se encontra em funcionamento.

Se quiser saber mais sobre essa possibilidade, acesse nossa plataforma e veja as empresas à venda. Temos anunciantes de vários estados do Brasil e trazemos para você uma plataforma simples, segura e diversificada em oportunidades.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook