10 dicas para vender uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Decidido a vender uma empresa? Saiba que não é apenas encontrar um bom comprador e fechar negócio. Existem vários elementos a serem considerados.

O processo de venda de uma empresa começa já desde a abertura dela.

Mas como assim? Talvez você esteja se perguntando agora.

É que a organização da parte financeira é um dos passos fundamentais para a venda de uma negócio e isso já deve ser feito desde a abertura dele. Aqui você faz um levantamento dos lucros, receitas e despesas do negócio, bem como da existência de financiamentos, empréstimos, etc.

Mas há ainda outros pontos como fazer a preparação de documentos, etc.

Você deve ter em mente que a venda da empresa não acontece da noite para o dia. Existe muito o que ser feito e, assim, se você já tiver sua parte financeira e outras coisas organizadas, então isso agiliza (e muito) as coisas.

Aqui iremos apresentar 10 dicas para vender uma empresa e conseguir fechar um ótimo negócio.

1 – Por que você está vendendo sua empresa?

A primeira coisa que você deve fazer é se perguntar porque está vendendo a sua empresa. Qual é o motivo que te levou a isso?

É importante que você entenda as suas intenções para que consiga responder ao potencial comprador sobre isso, pois ele terá muitas dúvidas e quer ter certeza de que o negócio que ele está adquirindo está no seu melhor momento.

Dentre os motivos para alguém querer vender uma empresa pode ser por conta de querer se aposentar, por motivos de doença, porque quer mudar de ramo, por problemas na família, enfim, há vários motivos para isso. Você deve definir bem o seu para poder explicar ao comprador.

Logo, se por acaso você estiver vender a sua empresa porque ela está no vermelho, será bem mais difícil, pois você vai ter que convencer ao comprador que seu negócio, mesmo não sendo promissor agora, poderá ser promissor mais tarde.

2 – Prepare-se para a venda

Como falamos no começo do artigo, vender um negócio deve ser planejado. É por isso é importante você se preparar para isso o mais cedo possível. Alguns empresários iniciam sua preparação com 1 a 2 anos, ou até mais, de antecedência, isso é muito importante.

Esse tempo permite que haja uma melhor preparação tanto quanto a parte financeira quanto da parte estrutural do negócio, para melhorar o marketing, etc. E assim conseguirá fazer uma apresentação melhor da sua empresa à venda para o possível comprador.

Tudo isso não apenas facilita a sua vida na hora de conseguir encontrar possíveis compradores, mas também aumenta o valor do seu negócio perante esses compradores, ou seja, na hora que você for buscar compradores em potencial as coisas serão muito mais fáceis.

3 – Tenha a mesma dedicação de quando abriu o negócio

Na hora de vender uma empresa, tenha a mesma dedicação de quando abriu o negócio. Se não for assim, então você não apenas causará danos ao empresa, mas também ao lucro que terá com a venda dela. Lembre-se disso.

Organize as coisas, entenda os pontos fortes e fracos do negócio, etc. E monte uma apresentação atraente para os compradores.

4 – Vender uma empresa: você sabe seu valor de mercado?

Você sabe quanto vale o seu negócio? Existem muitos métodos para que você consiga avaliar o preço da sua empresa e para isso você pode fazer você mesmo ou pode contar com ajuda de um corretor de negócios (o que seria mais ideal).

Essa avaliação sobre o valor do negócio de ajuda a não vender a empresa nem por um preço acima e nem abaixo do valor de mercado.

A vantagem de contar com o corretor de negócios para isso é que você consegue um documento e pode mostrar esse documento ao possível comprador, tendo uma credibilidade do preço melhor perante ele.

5 – Vender você mesmo ou contar com um corretor?

Nós citamos no tópico anterior brevemente a importância de um corretor de negócios. Esse profissional tem o conhecimento necessário em vendas de empresas então será um diferencial e tanto se você contar com a ajuda dele nesse processo.

Vender uma empresa por conta própria exige muito de você. E a ajuda de um corretor vai poder aliviar um pouco esse fardo, porque o processo é demorado e você precisa mesmo de alguém para te auxiliar.

O corretor tem a habilidade de manter a negociação tranquila e obter o melhor preço para o seu negócio.

Mas não se esqueça de que mesmo contando com ajuda de um corretor é importante que você esteja presente, que esteja ao lado dele sempre acompanhando como está o processo. Isso é de suma importância.

6 – Preparando os documentos para a venda de uma empresa

A preparação de documentos é uma das etapas mais longas mas também é uma das mais importantes na hora que você for vender uma empresa.

O bom da organização desses documentos é que você deixará o seu comprador mais tranquilo e poderá ter uma venda mais rápida e também lucrativa.

Alguns documentos que você vai precisar são:

– O demonstrativo financeiro dos últimos três anos (com a lista de receitas e despesas, balanço patrimonial, etc.);

– A lista de equipamentos e outros ativos do seu negócio;

– Documentos que mostrem se existem empréstimos ou financiamentos;

– Uma cópia completa dos documentos referentes a contratos de locação;

– Também o contrato dos funcionários;

–  Documentos que descrevam se existe a locação de equipamentos na empresa;

– Manual de procedimentos do negócio;

– Entre outros.

Essa daqui é uma etapa que nunca deve ser feita com pressa. É importante que todos os documentos estejam bem apresentáveis e em ordem. E você pode (e deve) contar a ajuda do seu contador de confiança para organizar toda essa papelada.

7 – Manutenções e acordos

Se por caso existe algum equipamento ou se a estrutura da empresa precisa de algum tipo de manutenção, então é importante que você trate de fazer a manutenção.

Mas se por acaso o comprador for realizar isso, então deixe descrito o problema e faça um acordo (negociação) com ele e forneça um desconto no valor do negócio referente a essa manutenção.

8 – Mantenha sigilo

Uma outra coisa importante na hora de vender uma empresa é evitar que a notícia se espalhe.

É importante não deixar que seus clientes e funcionários saibam disso até a efetivação da mudança de dono. Caso contrário o negócio pode sofrer repercussões que geram impactos negativos.

9 – Estude mais sobre seu mercado

Como empresário, você precisa entender a fundo seu mercado para conseguir um ótimo desempenho com o negócio. Mas isso torna-se ainda mais importante na hora da venda, pois assim conseguirá destacar melhor os pontos fortes do negócio.

10 – Encontrando compradores

Hoje em dia não é mais difícil colocar uma empresa à venda. Existem muitos sites onde você pode anunciar o seu negócio.

Mas existem também sites especializados em compra e venda de empresas, como é o caso aqui da Quero Um Negócio. A nossa plataforma é exclusiva para isso e contamos com um site simples intuitivo e também seguro tanto para quem compra como para quem vende uma empresa.

Para saber mais, basta acessar aqui e conhecer nosso processo e estrutura para anunciar seu negócio. Você pode obter contato de compradores de todo o Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook