Quer abrir um restaurante? Entenda a importância do ponto do negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×
Quer abrir um restaurante

Abrir um restaurante demanda uma série de estudos e análises por parte do futuro investidor para que ele possa dar o retorno esperado. Entre números e resultados, um fator essencial para o sucesso é o do ponto do negócio. Entenda como isso funciona e qual a sua importância.

Qual a importância do ponto do negócio?

A escolha do ponto do seu restaurante é primordial para o sucesso do seu negócio. Isso porque a localização é uma das características mais importantes de seu estabelecimento e deve estar alinhada com o que você pretende oferecer a seus clientes. O local também precisa ser acessível para garantir que eles cheguem até o local de maneira prática, segura e se sintam confortáveis com a escolha.

Defina o perfil

A partir disso, é essencial analisar alguns critérios para a escolha do ponto do negócio. Uma delas é o perfil de seu público, que consiste no levantamento das características principais das pessoas que você pretende atender, como a renda mensal, o nível de serviço, o horário de atendimento, o tipo de prato, entre outros.

Com isso, você consegue ter uma visão mais segura dos lugares em que seus clientes em potencial podem estar.

De acordo com seu investimento

Um erro comum entre investidores em restaurantes é escolher um ponto que esteja além do que seus investimentos permitem, como um local com aluguel caro. Ainda que atenda às necessidades e seja interessante para os clientes, é uma despesa que pode fazer a diferença em longo prazo. Por isso, escolha um lugar que sirva ao propósito, mas que não pese demais no orçamento.

Entenda a região

Outro aspecto importante a ser analisado na escolha do ponto do negócio são as características da região onde você pretende instalar o restaurante, como o raio de influência do seu estabelecimento, os principais concorrentes na área de atuação e a situação da região (segurança, acessibilidade, entre outros itens).

Analise as vias de acesso

É fato: muitos clientes repensam a possibilidade de ir até determinado restaurante por conta de sua localização, especialmente em relação ao acesso até o local. Estabelecimentos próximos a vias muito movimentadas e com trânsito complicado ou lugares mais afastados e sem infraestrutura mínima devem ser repensados na escolha do ponto.

A questão do estacionamento

Se o seu ponto de negócio tiver um lugar próprio para carros e motocicletas, ele já possui um fator positivo para os clientes. No entanto, esse tipo de facilidade é cada vez mais raro. As alternativas, nesse caso, são a instalação do restaurante em ruas que ofereçam vagas para estacionar ou até mesmo fazer um convênio com estacionamentos particulares.

Cuidado com a visibilidade

Ao escolher o ponto do negócio, verifique se ele está amplamente visível para as pessoas que passam pelo local, seja a pé ou com algum meio de transporte. Caso tenha alguma barreira física que impeça essa percepção, como uma árvore ou um poste de iluminação, pense em alternativas para que seu restaurante não “desapareça” ou ofereça alguma dificuldade para ser encontrado.

Agora que você já sabe a importância do ponto do negócio, veja outros aspectos importantes do seu futuro investimento em nosso blog. Aproveite também e visite nosso site para buscar anúncios de empresas.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook