Fusão de empresas: principais desafios e benefícios a considerar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A fusão de empresas é um recurso adotado por duas empresas distintas e que traz muitos benefícios. Mas com esses benefícios vem também alguns desafios.

Quando acontece uma fusão, então essas duas empresas tornam-se apenas uma. E na maioria das vezes isso pode acontecer entre duas concorrentes que desejam vantagens para crescimento e para desenvolvimento.

Empresas que atuam (ou não) num mesmo ramo não precisam ser rivais para sempre e a fusão faz com que os dois lados saiam ganhando.

O que é a fusão de empresas?

A fusão de empresas é a união dessas duas, diferente do que seria no caso de uma aquisição (com uma empresa comprando a outra). Aqui as empresas se unem para formar uma nova sociedade. Por exemplo: a empresa “X” se une a empresa “Y” para formar a empresa “Z”.

A fusão é diferente, por exemplo, da incorporação. Pois a incorporação faz com que uma das empresas deixe de existir, havendo agora apenas uma delas.

Em suma, uma fusão entre empresas não elimina as duas, mas gera uma empresa nova que mantém as obrigações delas, mas que possui os seus próprios processos.

Há três modos mais praticados para acontecer uma fusão de empresas:

– A que acontece através de integração vertical (ou fusão vertical): onde empresas de um mesmo setor se unem, podendo ser que essas duas se encontrem em pontos distintos da cadeia de suprimentos;

– A que acontece através de integração horizontal (ou fusão horizontal): nesse caso, as empresas encontram-se num mesmo ponto da cadeia de suprimentos. Esse é o tipo mais comum de fusão;

– E o conglomerado: esse tipo de dá entre empresas de ramos distintos, que não possuem nenhuma relação. O principal objetivo aqui é diversificar os negócios. E o conglomerado pode ainda ser misto (com empresas que tem o objetivo de terem extensões de produtos) ou puro (empresas ou organizações que não tem nada em comum).

Como esse processo funciona?

Para se iniciar um processo de fusão, antes é realizado um estudo minucioso. E esse estudo tem como objetivo analisar se a fusão será algo realmente benéfico para as duas empresas.

Em seguida entra a elaboração do plano de execução, um material que fornecerá aos gestores o que é necessário para a negociação. Mas ainda há outra etapa que é a realização de uma avaliação para se constatar se os objetivos foram alcançados.

Assim, as duas (ou mais) empresas que optam pela fusão conseguem ter uma atuação muito mais forte no mercado. E agora, elas também terão acesso a mercados antes inalcançáveis.

Sem contar que isso pode fazer com que as duas empresas não tenham mais que competir com pequenas empresas. Com as duas empresas unindo forças, então elas conseguem propor um novo modelo de negócio que domina o fornecimento de suprimentos.

É importante que, antes da fusão ser efetivada, se estabeleçam acordos claros e que haja uma boa comunicação entre os envolvidos. Não deve haver espaço para que fiquem dúvidas pendentes, tudo deve ser esclarecido e explicado antes.

Aqui o cuidado deve ser redobrado, pois o que está em jogo é o faturamento de cada uma das empresas e também a gestão de quem atua em cada uma delas.

Quais as vantagens da fusão de empresas?

Há muitas vantagens em se adotar a fusão de empresas. E já citamos algumas até aqui. Mas queremos apresentar outras. Veja a seguir.

Diversificar os negócios

Podemos citar os momentos em que o mercado passa por uma transformação e, então, como forma de diversificar o negócio ou, ainda, facilitar o acesso a investimentos, acontece a fusão.

Nesse caso, a diversificação é algo fundamental e ajuda no crescimento de ambos os negócios.

Maior atuação no mercado

Outra vantagem é que a união de duas empresas faz com que elas agora tenham uma fatia maior no mercado.

Como o governo regula o mercado e, numa fusão, ele tenta impedir que haja um monopólio (uma empresa sendo dona de todo um mercado), mas essa fusão traz a vantagem de fortalecer ambas as marcas e, assim, fazer com que as duas tenham resultados positivos.

Um preço menor ao adquirir itens em grandes quantidades

Outra vantagem da fusão é que, devido ao porte da empresa, agora será possível que se adquiram mercadorias por um preço menor ao se fazer essa aquisição em maiores quantidades.

Economia em escala

A economia em escala é quando uma empresa consegue operar com custos médios mais baixos. E isso acontece com empresas maiores, sendo essa uma vantagem em comparação as empresas menores.

Essa economia em escala ajuda a empresa a ter vantagem competitiva diante do mercado, mas traz ainda outras vantagens como facilitar o desenvolvimento e a expansão dos seus produtos, devido à redução de custos proporcionar mais capital para se investir.

Aumento das receitas com a fusão de empresas

Com tudo isso, há ainda o aumento das receitas, o que é ótimo para as duas empresas envolvidas. Há aqui uma maior taxa de conversão do que havia nas duas empresas separadas.

Redução dos riscos de mercado

Outro benefício com a fusão de empresas é que elas ganham vantagem competitiva e isso é essencial.

Mas por qual motivo? Talvez você esteja se perguntando agora.

Sabemos que hoje em dia o mercado está bastante competitivo, logo, essa vantagem competitiva torna a empresa muito mais forte, mais robusta. E com isso, também, ela consegue se adaptar as mudanças que possam acontecer no mercado. O que seria diferente com as duas operando separadas.

Assim, com a fusão, as duas (ou mais) empresas há menos risco de mercado, uma vez que usa-se o know-how das duas.

E quais os desafios?

Certamente que onde há vantagens há também desafios.

O primeiro deles é fazer a união dos processos e das tecnologias que são utilizadas nas duas empresas. Como há muitas ferramentas em uso, então isso pode se tornar um pouco longo. E isso se estende aos funcionários, os quais terão uma certa resistência quanto a essas mudanças.

Manter a produtividade é outro desafio de se fazer a fusão de empresas. E o que mais pesa é que há que se fazer uma reorganização das funções nas empresas e isso pode afetar o desempenho dos colaboradores. Assim, há que se ter muito cuidado nesse ponto.

Outra coisa é ter preocupação com a força da marca, pois a fusão oferece vantagens nisso, mas também faz com que haja um recomeço. Os clientes já estavam acostumados com a empresa e, agora, a nova marca terá que investir em estratégias para promover e cuidar do branding também.

Por fim, há ainda os valores, a missão e os objetivos que podem sofrer uma espécie de conflito. Há que se cuidar disso também, pois é um desafio e tanto.

A fusão de empresas é algo que ajuda muito, mas que deve ser feito com muito planejamento.

Buscando uma empresa para investir?

Se você estiver em busca de uma empresa ou mesmo franquia para adquirir, conheça a nossa plataforma. A Quero Um Negócio trabalha com a intermediação de compra e venda de negócios e atende em todo o Brasil.

Para conferir as empresas disponíveis e fazer sua pesquisa, basta acessar aqui. Nossa plataforma é exclusivamente voltada para isso e uma das maiores do Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook