Negócios e oportunidades em Itaboraí – RJ: 5 dicas para investir

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Em busca de negócios e oportunidades para investir em Itaboraí – RJ? A cidade é muito promissora em determinados setores econômicos e hoje aqui abordaremos mais sobre eles e, ainda, passaremos algumas dicas para quem quer ser dono do próprio negócio ali.

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos e aqui no Brasil não é diferente, sendo que boa parte o faz não apenas por necessidade, mas por opção mesmo, como mostraremos mais a diante nesse artigo.

E se ter uma empresa é também o seu sonho, antes é necessário organizar os bastidores. Por isso que trouxemos algumas dicas para te ajudar a empreender com sucesso.

Um pouco sobre Itaboraí – RJ

O estado do Rio de Janeiro tem se destacado pelo investimento feito em novas tecnologias, assim como na quantidade de startups que vem sendo instaladas por ali.

E no caso de Itaboraí, isso também se reflete ali, ainda que o destaque seja em outras áreas. Pequenas, médias e grandes empresas tem iniciado operações por ali tido sucesso.

Itaboraí é um município do estado do Rio de Janeiro que fica localizado na região metropolitana, a cerca de 45 km de distância da capital.

Nesse município, as atividades econômicas que mais se destacam são do comércio e serviços. Mas há uma atenção especial para a manufatura cerâmica, que é uma atividade econômica muito importante, contribuindo para a cultura da cidade, sendo, ainda, responsável pela geração e arrecadação de empregos.

Outras atividades econômicas ali são as voltadas para a agricultura, tais como a pecuária extensiva, apicultura e a fruticultura.

Como podemos ver, as possibilidade para quem deseja empreender ali são bastante amplas. E a seguir falaremos mais sobre elas por meio das dicas que reunimos.

1 – Negócios e oportunidades: testando a viabilidade da sua ideia de negócio

Vai montar um negócio do zero? Ou pretende adquirir uma empresa pronta? Não importa, é necessário testar a viabilidade do negócio para evitar investir e perder dinheiro.

Mas como é feito isso?

Na realidade, isso se trata de um processo. Quer dizer que não é algo feito em poucos dias.

Você precisa pesquisar sobre a localização, público, concorrentes, etc. Em suma, com a viabilidade de negócio você conseguirá identificar se sua ideia terá chances de sucesso. E o mesmo vale para um negócio pronto: você analisará se ele é bom e se seguirá sendo assim.

No caso de uma empresa pronta, esse estudo de viabilidade ainda permitirá que você saiba como está a situação financeira do negócio e o que pode ser feito para melhorar isso.

Em suma, será necessário analisar se o negócio é viável no curto, médio e longo prazo. O mesmo vale para a abertura de empresas.

Logo, não economize aqui nessa pesquisa, pois ela é de extrema importância. E aqui você ainda poderá ter que realizar pesquisa de mercado e outras. A ajuda de um corretor é crucial para analisar aspectos econômicos.

2 – Em qual setor investir? Que tipo de empresa abrir em Itaboraí?

Nós mencionamos aqui algumas das principais atividades econômicas nesse município.

E falamos sobre o setor de serviços é o comércio. Na parte de serviços, existem muitas opções de negócios e oportunidades, por exemplo: empresa de advocacia, empresas que prestam serviços de manutenções de veículos, empresas de serviços que funcionam online como planos de assinatura, etc.

Cabe dizer ainda que o setor de serviços é muito abrangente, ou seja, há muitas ideias de negócios para abrir ou adquirir. Mas aqui cabe fazer uma pesquisa levando em consideração três elementos:

– Que você tenha experiência nessa área;

– Que goste de atuar com isso;

– E, por fim, que o negócio que pretende montar ou adquirir seja num mercado promissor, com muita demanda.

Levando em conta esses três elementos, então ficará mais fácil encontrar negócios e oportunidades no município.

Já na parte de comércio, há destaque nos últimos anos para o e-commerce. Você pode montar ou comprar uma empresa desse tipo e as vantagens são não precisar de espaço físico, se especializar num nicho, começar com baixo investimento, etc.

Outros tipos de empresas que podem se sair bem por ali são pet shops, mercados, lanchonetes, etc. Mas, reiterando, faça uma boa pesquisa e planejamento antes de se decidir.

3 – A verba disponível

Uma coisa que muitos empreendedores esquecem de analisar é o capital que tem disponível. Será que ele é suficiente? Muitos veem apenas a parte do valor da empresa que irão montar ou comprar, esquecendo de outros valores que surgem depois como:

– No caso de uma empresa iniciada do zero: valores para manter o negócio funcionando até que ele consiga se sustentar;

– E no caso de uma empresa pronta, valores com despesas que possam surgir como manutenções ou reparos, novo contrato de aluguel ou mesmo o pagamento de dívidas antigas.

É muito importante não se esquecer de calcular isso e ter tudo organizado. Se precisar de um empréstimo, então defina qual será o valor necessário, se cabe no seu orçamento, enfim, faça todo um planejamento.

4 – Por que você quer ter uma empresa?

Pode parecer uma pergunta meio boba ou óbvia, mas ela e muito importante. Ao definir a razão de querer ter uma empresa, você consegue direcionar melhor seus esforços.

O ideal seria não definir apenas uma razão, porém ao menos três razões por estar indo atrás de negócios e oportunidades.

Você quer montar um negócio para poder decidir sua própria rotina? Escolher seus colaboradores? Expandir sua criatividade? Ganhar mais para manter um bom padrão de vida? Trabalhar numa área que goste? Enfim, há vários motivos para isso e você deve elencar alguns.

Um dado importante sobre o empreendedorismo no Brasil foi o apresentado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, onde fora mostrado que, no país, 71% dos negócios nacionais surgiam devido a oportunidade e outros 28 por necessidade. Isso quer dizer que há mais pessoas criando negócios porque gostam de empreender e não por carência de opções no mercado.

5 – Negócios e oportunidades: entenda como é o processo para montar ou adquirir um negócio

Vai montar um negócio do zero? Então entenda o processo de abertura e legalização de empresa. Vai adquirir um negócio pronto? Saiba como deve proceder e quem deve buscar para te ajudar no processo.

Há muita coisa para ser considerada no processo, tais como:

– Ao comprar uma empresa pronta, você deve tratar de aluguel, verificar a situação financeira do negócio, equipamentos, situação dos funcionários, dívidas, entre outras coisas. Aqui um corretor de negócio é alguém essencial para te ajudar;

– Já no caso de montar um negócio do zero, então é importante realizar toda a documentação necessária para a abertura e funcionamento dele. O profissional que você precisará aqui é um bom contador.

Porém, mesmo que sejam esses profissionais quem tratarão de todos os tramites, cabe a você entender como tudo funciona para estar a parte dos processos e até mesmo auxiliar. Nunca se esqueça disso.

Conte com a nossa ajuda

Sabendo de tudo isso, cabe a você decidir se pretende iniciar uma empresa do zero ou pular etapas e adquirir um negócio pronto.

Se escolher a segunda opção, saiba que a Quero Um Negócio te ajuda apresentando os negócios e oportunidades. Para saber mais, basta acessar a nossa plataforma agora aqui.

Contamos com uma plataforma intuitiva, simples e muito segura para quem vende ou compra um negócio.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook