Venda de uma empresa: o que você sempre quis saber

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Se você está planejando a venda de uma empresa, nós reunimos aqui algumas coisas que precisa saber.

É certo que em algum momento o dono de uma empresa pensará em vender seu negócio. E isso não é feito apenas porque essa pessoa não tem mais cabeça para gerenciá-lo ou porque as coisas não andam bem.

Há muitos empresários que veem sua empresa crescer e chegar num patamar elevado e decidem que é hora de repassá-la. E esse repasse pode ser total ou mesmo parcial, geralmente sendo mais o primeiro caso.

A seguir a gente aborda mais sobre isso e mostramos pontos extremamente cruciais para vender uma empresa.

Venda de uma empresa: por onde começar?

Quando se fala da venda de uma empresa, há muitas dúvidas permeando a cabeça do empresário. Especialmente quando se passa a pensar no processo para vender um negócio que está em funcionamento.

O primeiro passo é ter certeza de que você quer vender sua empresa. Com a decisão tomada conscientemente, então você deve se preparar para isso e também dispor do conhecimento necessário para tal.

Talvez você esteja pensando agora “mas eu contarei com um profissional para tomar conta desse processo para mim”.

Algumas pessoas optam por contar com um especialista nesse processo (o chamado “business broker”) para evitar ficarem sobrecarregados com o gerenciamento do negócio e o repasse dele. Assim, elas focam em tocar a empresa enquanto o profissional fica a cargo de organizar e executar o processo de venda.

Contudo, ainda assim você precisará assinar contratos, apresentar documentos, permitir vistorias, conversar com o comprador, etc. E, desse modo, terá que ter algum conhecimento, ainda que mínimo.

Já no caso de vender por si mesmo….

Os que optam por vender um negócio por conta própria hoje em dia, geralmente, são micro e pequenas empresas. E há mais empresários fazendo isso do que contando com um business broker.

Contudo, eles não deixam de ter o auxílio de outros especialistas como advogados e contadores, por exemplo.

Mas o que acontece em seguida? Sobre definição de valor

Decidida a venda e definido se fará isso por conta ou com a ajuda de um especialista, segue-se, então, para a definição do valor da empresa.

É extremamente essencial fazer uma pesquisa do valor médio de uma empresa semelhante a sua. Isso te ajudará a definir um preço justo e que ainda influenciará diretamente em sua venda.

Necessário é pensar que a venda de uma empresa contempla a venda de vários recursos: marca, equipamentos, processos produtivos, equipe, fornecedores, matéria-prima, recursos financeiros, estratégias de venda, etc.

Desse modo, saber definir o valor da empresa é essencial para se definir uma estratégia de venda eficaz.

Para isso, a dica é pesquisar bastante sobre o mercado, o posicionamento da marca nele, os seus pontos fortes e fracos e até mesmo fazer uma pesquisa sobre o perfil do comprador.

Também, a definição de valor de uma empresa se dá por outros elementos como: balanço patrimonial, análise de bens, direitos e obrigações da empresa (pelo método de liquidação), etc.

Preparação da papelada da empresa

Como você pretende vender sua empresa, esteja já pronto para os possíveis compradores.

Quando falamos em “estar pronto” nos referimos a deixar documentos, histórico financeiro, registros, laudos, etc., todos organizados e acessíveis.

E isso é importante porque o comprador poderá (e possivelmente vai) chegar com especialistas como advogados, engenheiros, etc. Logo, esses profissionais poderão solicitar alguns documentos e fazer uma auditoria.

Para evitar que seu comprador fique desconfiado, apresente para ele todos os documentos e informações necessários:

– Contratos com fornecedores;

– Planilhas de compra e venda de produtos e serviços;

– Licenças e Alvarás;

– Informações sobre funcionários;

– Contratos;

– Entre outras.

Uma coisa importante aqui para você, vendedor, é solicitar a confidencialidade nesse momento.

Quando se está negociando a venda de uma empresa, os compradores terão acesso a informações mais sigilosas. E se por acaso tais informações vazarem isso pode ser prejudicial para o negócio (favorecendo a concorrência ou mesmo causando problemas com clientes, por exemplo.

Assim, esse sigilo é essencial para não prejudicar a empresa.

Um exemplo seria se caísse no ouvido dos clientes que sua empresa está em processo de venda, então, à primeira vista, as pessoas pensariam que o seu negócio não está indo bem. O que nem sempre é verdade.

Logo, manter tudo em sigilo nesse primeiro momento é muito importante.

Nesse caso, é muito comum que se faça o chamado “NDA” que é um termo de confidencialidade. Ele compromete o interessado a não divulgar as informações sobre a empresa quais ele terá acesso. Pesquisa sobre o comprador

Depois dos processos anteriores realizados, é hora de sentar-se com o possível comprador para negociar.

Mas aqui pode surgir um problema com a venda de uma empresa.

Não saber sobre o comprador pode causar muitas dores de cabeça. E é por isso que faz-se necessária uma pesquisa sobre esse interessado.

Muitas das vezes há um interessado em adquirir a empresa que não tem capacidade financeira para isso.

Há casos ainda em que o comprador pode possuir algum processo em seu nome e isso acabar trazendo problemas para você.

E quando você identifica isso e outras coisas antes, evita não apenas entrar numa fria, mas também ter sua imagem manchada por conta desse comprador.

Produção do contrato por um advogado especializado

Muitos tem dúvida quanto a elaboração do contrato de venda de uma empresa. Ele deve ser feito por um advogado, de preferência um especialista nesse processo, qual ainda poderá prestar uma consultoria para o esclarecimento de possíveis dúvidas.

O advogado se reunirá com você e com o comprador para elencar as cláusulas que constarão no contrato. Tal contrato é elaborado a fim de apresentar os direitos e deveres de ambos.

Cabe dizer que o contrato da venda de uma empresa é definido seguindo o que fora acordado por você e pelo comprador no Memorando de Entendimentos. Esse é um acordo firmado entre os dois para alinhamento dos termos e os detalhes do que haverá no contrato.

Assim, primeiro devem realizar o Memorando de Entendimentos e deixar tudo definido e, em seguida, apresentar esse documento ao advogado para a elaboração do contrato.

Não tente fazer tudo sozinho

Como vimos aqui, existem muitos pontos envolvidos na venda de uma empresa.

E ainda que você decida realizar tal processo por si mesmo, cabe contar com a ajuda de um especialista a fim garantir uma venda exitosa. E isso tanto no tocante aos procedimentos legais quanto também para a elaboração da estratégia de venda:

– Mostrando ao comprador como sua empresa trará benefícios para ele;

– Organizando e apresentando documentos necessários e elaborando um contrato benéfico para ambas as partes.

Mesmo não contando com um business broker, o que nem sempre é essencial, faz-se necessário contar com um advogado.

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