Você sabe como identificar seu perfil empreendedor?

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O seu maior sonho, atualmente, é iniciar o seu próprio negócio? Por quais valores e propósitos você está sendo direcionado durante essa busca? Esse questionamento está no cerne das perguntas mais importantes para identificação do seu perfil empreendedor.

Existem muitos conteúdos disponíveis que têm como objetivo listar as principais características que um empreendedor deve ter.

Entretanto, por mais que algumas delas sejam, de fato, indispensáveis, devemos considerar que existem diferentes personalidades e cada uma delas apresenta os seus próprios diferenciais.

Por isso, veja a seguir algumas noções gerais que vão ajudá-lo a identificar onde você se encaixa no empreendedorismo. Acompanhe!

Quais são os diferentes tipos de empreendedores?

Diversos recursos foram criados para facilitar a identificação do perfil empreendedor. A quantidade de respostas possíveis para responder a essa pergunta, bem como as características de cada uma, depende do material que serve como base para os testes.

As teorias mais relevantes da psicologia e que se tornam consagradas como ferramentas de seleção e identificação de habilidades, por exemplo, foram adaptadas para diferentes temáticas e com o tema empreendedorismo não é diferente.

Como identificar o seu perfil empreendedor?

Para identificar o seu perfil empreendedor, é necessário um autoexame para apontar quais são os valores e atitudes priorizados por você em, pelo menos, 3 questões baseadas na teoria que originou o teste DISC. Confira abaixo!

Qual é sua motivação primordial?

·  A – É motivado pelo status de empresário, poder, controle sobre a própria vida e negócio, valoriza a boa aparência e se preocupa em transmitir a impressão adequada. Além disso, fica muito à vontade na função de chefia e costuma ter um nível de liderança bem desenvolvido. Apresenta um perfil mais gerencial e, portanto, mais tradicional.

·  B – Preza por flexibilidade, quer descobrir novas maneiras de fazer as coisas. É movido mais pelo desejo de inovar do que por qualquer outra coisa. Quer ser reconhecido como um empreendedor criativo, que abre novos caminhos e pensa de uma forma que ninguém pensou antes. Apresenta uma personalidade influenciadora.

·  C – Valoriza o capital humano e deseja, além de se autodesenvolver, ver o desenvolvimento dos outros e estreitar os laços sociais e profissionais. Faz uso da liderança positiva e, quando comparados aos outros perfis, gosta de modelos de negócio mais descentralizados. É movido pelo desejo de ajudar os outros. Esse perfil é mais comum em empreendimentos sociais.

·  D – Tem um perfil mais analista e está preocupado em se antecipar às tendências. Valoriza segurança e o “estar preparado para o que der e vier”. É cuidadoso ao considerar os riscos e pode ter uma postura conservadora em relação a fazer investimentos. Busca manter à sua disposição o maior volume de informações e dados possível.

Qual é o seu medo mais predominante?

·  A – Perder o controle e se ver obrigado a adotar regras que não são suas ou ficar à mercê do poder de terceiros.

·  B – Falta de prestígio e de perder o respeito e influência que angariou por meio de sua criatividade e inovação.

·  C – Acabar sendo excluído dos grupos sociais e profissionais que valoriza, ser visto como um membro pouco valioso da equipe, perder capital humano para a concorrência.

·  D – Estar errado, ter deixado passar alguma informação vital para o sucesso do negócio, perder os seus investimentos ou se equivocar em suas análises.

Quais tipos de informação são priorizados no planejamento e tomada de decisão?

·  A – O que e quando? – Quer ter claro o planejamento e andamentos dos fatos para exercer controle.

·  B – O que, quando e por que? – Precisa saber como as coisas estão conectadas e quais são as razões implícitas que regem o funcionamento delas.

·  C – O que, quando, quem e por que? – Não se atém apenas aos fatores objetivos, mas gosta de analisar como as subjetividades humanas interferem na dinâmica do negócio.

·  D – O que, quando, quem, por que, onde e como? – O medo de estar errado ou deixar passar alguma informação relevante faz com que o perfil analista colete e organize toda informação que puder.

Ao refletir sobre essas 3 áreas com honestidade você será capaz de delinear com mais clareza o que, exatamente, você busca.

Contudo, é interessante ressaltar que isso não significa que exista apenas uma resposta correta. Portanto, se você se identificar com mais de uma alternativa, tente classificá-las como primárias e secundárias.

Neste artigo você viu algumas perguntas para direcionar a identificação do seu perfil empreendedor. Agora, que tal ler o conteúdo indicado a seguir:

Referências:

Harvard Business Review – https://hbr.org/ideacast/2017/06/which-type-of-entrepreneur-are-you.html

Entrepreneur – https://www.entrepreneur.com/article/233998

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