Vendo restaurante: 6 dicas antes de comprar um restaurante

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pretende comprar um restaurante e encontrou um anúncio de vendo restaurante que lhe pareceu interessante? Mas você precisa saber que nem tudo é o que parece ser.

E como nem tudo é o que parece, você precisa saber também como identificar as oportunidades reais.

Separamos aqui 6 dicas valiosas para quem tem o objetivo de adquirir um restaurante.

Vendo restaurante: é uma boa ideia comprar um restaurante pronto?

Se for um restaurante que esteja tendo lucros e com boa projeção para o futuro, então é uma excelente ideia.

O ramo alimentício é um dos mais promissores que há. E mesmo em momentos de crise ele é pouco afetado, afinal de contas as pessoas precisam se alimentar. Esse é um custo que não pode ser cortado do orçamento e ainda mais nos dias atuais com as pessoas tendo uma vida tão corrida e encontrando praticidade em comprar comida pronta.

Se o anúncio de vendo restaurante oferecer um estabelecimento num local estratégico, possuir uma clientela fixa, estar fácil de ser encontrado, possuir boa imagem e estiver gerando lucros, essa é uma incrível oportunidade. Vale muito a pena.

As dicas que listamos a seguir te ajudarão a encontrar uma oportunidade de vendo restaurante assim. Então vamos para elas.

1 – Vendo restaurante: os seus motivos e os motivo do vendedor

Se o restaurante vai bem, então por que o dono quer se desfazer dele? Há dois motivos para isso:

– O dono não deseja mais empreender nessa área, quer mudar o caminho ou mesmo cansou e deseja se aposentar (isso acontece bastante);

– Ou o negócio não anda bem, não está gerando dinheiro suficiente, então o proprietário quer se desfazer dele para quitar dívidas ou antes de acabar tendo prejuízos (aqui é quando você tem que ligar seu modo alerta).

Por isso que é importantíssimo saber o motivo do dono querer vender o restaurante.

Contudo, muito fala-se sobre entender os motivos que fizeram o vendedor criar um anúncio de vendo restaurante. Mas e os seus motivos para querer adquirir o negócio?

Será que a sua decisão foi algo planejado ou você apenas se deixou levar pelo calor do momento?

É muito importante que tudo seja devidamente pensado, planejado, organizado e executado. Assim, desde o princípio que você deve começar com tudo isso já esclarecido.

Você já deve saber o que acontece quando se compra algo por impulso, não é mesmo? Ainda mais se tratando de algo com um valor alto assim.

2 – Qual a situação financeira do restaurante à venda?

Pode ser que você tenha se encantado pelo negócio em si, mas conhece a situação financeira dele? É importante estar ciente de todo e qualquer problema desde o começo a fim de evitar prejuízos e outras dores de cabeça.

Demonstrativos contábeis, fluxo de caixa, custos com serviços, matéria-prima, o volume de vendas de alimentos e bebidas, histórico fiscal, etc., são algumas das coisas que você deve analisar.

Não deixe também de examinar o contrato com fornecedores, contrato de aluguel, etc. Por fim, os ativos da empresa (tais como equipamentos) são também importantes de analisar: você precisa saber tudo o que herdará ao comprar um restaurante. E quando falamos em “tudo o que herdará” falamos das coisas boas e das ruins.

A fim de conhecer melhor essa situação financeira da empresa, converse com o proprietário. E peça para ele esses documentos a fim de comprovar a real situação do restaurante. Para ter acesso a esses documentos você terá que assinar um contrato de confidencialidade.

3 – O local onde funciona o restaurante

Como é o local onde o restaurante funciona? É bem arejado, bem decorado, as pessoas se sentem confortáveis ali? O restaurante está num local bem visível? Até mesmo quem passa de carro pode avistá-lo? O local é de fácil acesso a pé ou com veículo? Existe estacionamento? A área é bem movimentada?

Uma oportunidade de vendo restaurante perfeita não é apenas aquela em que o estabelecimento tem boa aparência, mas onde por trás das cortinas tudo também está em ordem.

Não se esqueça também de examinar a concorrência. Veja se existem novos restaurantes abrindo e se podem prejudicar o que você pretende adquirir.

Geralmente, quando alguém deseja comprar uma empresa essa pessoa já visitou-a algumas vezes. Então, isso te ajuda a ficar mais familiarizado com o ambiente e o que acontece ali.

4 – Verifique a existência de problemas jurídicos

Atraso no pagamento de funcionários, por exemplo, podem gerar ações na justiça contra o restaurante. Veja se existem problemas assim ou se o estabelecimento está com impostos atrasados, etc.

Tudo isso pode gerar complicações e até mesmo acarretar no fechamento do restaurante.

Mas, claro, há ainda outros problemas como: ações judiciais dos clientes, atraso no aluguel, problemas com a vigilância sanitária, entre outros. Não tenha pressa para conversar com o atual dono sobre a existência de tais problemas.

E, mais importante, conte com a ajuda de um bom advogado para analisar tudo isso citado aqui. Você não quer que o seu sonho de empreender se torne um pesadelo, não é mesmo?

5 – A reputação do restaurante

Uma das coisas mais importante para a sobrevivência de uma empresa é a sua reputação. E no caso dos restaurantes isso é ainda mais essencial.

Se um restaurante não possui uma boa reputação, será difícil mudar essa imagem. E isso é ainda pior quando a imagem é ruim devido a qualidade da comida e ao atendimento.

Ainda que haja como ter esperanças de mudanças no modo como as pessoas veem o restaurante ao avisar que ele está “sob nova administração”, quando o mesmo possui uma reputação extremamente ruim, então mudar isso é praticamente impossível.

Por isso que falamos que é importante visitar o local algumas vezes. Aja como cliente e veja como é o atendimento e a comida oferecidos ali.

Mas é também importante saber a opinião dos outros clientes.

Reserve um tempo para pesquisar. Converse com os clientes e busque a opinião deles sobre o local, a comida, o atendimento, preço, etc. Você pode tanto fazer isso pessoalmente quanto também usar ferramentas como o Google e ver as avaliações que o restaurante recebeu de quem esteve lá.

6 – Valor de mercado do restaurante

Eis aqui uma etapa importante para pagar um preço justo pelo negócio de vendo restaurante. Para isso você pode usar diferentes métodos a fim de estipular o valor médio do restaurante, tais como:

– Analisar o retorno sobre o investimento;

– Usando o método de ganhos excedentes;

– Ou, ainda, analisando o valor da empresa tendo como base os ativos tangíveis.

Como pôde ser visto, são alguns métodos que requerem a ajuda de um contador. Ele te ajudará a encontrar um restaurante à venda por um preço justo.

Encontre o negócio perfeito para você

Empreender fica muito mais fácil quando se começa com um negócio pronto, solidificado.

Seja para quem quer comprar um restaurante pronto ou qualquer outro tipo de negócio, nossa plataforma pode te ajudar.

Com a Quero um Negócio você pesquisa o negócio que deseja e encontra muitas oportunidades em vários estados do Brasil. Com certeza o negócio dos seus sonhos está bem perto e nós podemos te servir de elo entre a sua oportunidade. Somos o maior portal de negócios de todo o país. Conheça mais informações sobre a nossa plataforma acessando aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook