Vendo ponto comercial: onde encontrar as melhores oportunidades

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Encontrou um anúncio sobre vendo ponto comercial e já quer fechar o negócio? Muita calma nesse momento para não tomar uma decisão errada!

Muitas das vezes a ideia de ter o próprio negócio pode acabar cegando seu lado analítico (tão essencial quando se trata de negócios).

Especialmente aqueles que estão empolgados para montar o primeiro negócio ou adquirir uma franquia, por exemplo, podem escolher o ponto comercial errado e isso influencia, e muito, nos resultados que terá.

Imagine adquirir um ponto comercial para montar uma lanchonete num local escondido, com pouco movimento? Ou, ainda, imagine adquirir um ponto comercial para montar uma loja de artigos para bebês ao lado de muitos bares ou mesmo muitas oficinas mecânicas? Não seriam esses lugares os ideais para esses tipos de negócios.

Mas para te ajudar a encontrar as melhores oportunidades de vendo ponto comercial, reunimos alguns conselhos essenciais.

Esses conselhos valem tanto para quem vai abrir um negócio do zero quanto para quem usará um sistema de franquia ou vai adquirir um negócio pronto, porém mudará a localização da empresa.

Antes de tudo, tenha um modelo de negócios pronto

Qual é o seu tipo de negócio? Em que segmento e mercado ele se encontra? Com quais produtos você irá trabalhar? Quem são ou serão seus clientes? Estudou sobre os concorrentes? Antes de escolher um ponto comercial à venda, é extremamente necessário ter as respostas para essas questões.

Você precisa realizar um planejamento e ter um modelo de negócios pronto. Isso é algo que todo empresário e empreendedor deve fazer se quiser que seu negócio vá bem e sobreviva.

O investimento cabe no seu orçamento?

Pode ser uma ideia incrível poder abrir uma loja num local com bastante movimento, numa rua altamente valorizada. Mas será que você dispõe agora do investimento necessário para isso?

Se adquirir um ponto comercial te deixar numa situação de aperto financeiro, reveja suas prioridades. Tudo tem um limite. Vá até onde você pode alcançar.

Obviamente que comprar um ponto comercial num local mais modesto não significa investir em qualquer coisa. Mas o que queremos dizer com isso é que, ao menos por agora, você deve “sonhar dentro dos seus limites financeiros”.

É por isso que é importante pesquisar bastante para encontrar uma boa oportunidade dentro do seu orçamento. Conforme o negócio for crescendo e se desenvolvendo, então você poderá investir numa localização mais privilegiada ou mesmo abrir uma filial da sua empresa, por exemplo.

É isso o que você precisa?

Uma outra coisa também importante a se falar aqui é quanto a adquirir um espaço maior do que você precisa. Muitos empresários acabam adquirindo um espaço maior do que precisam e tem um gasto elevado.

Outro exemplo seria encontrar um anúncio de vendo ponto comercial e o local ser do tamanho que você precisa, contudo ele se encontra em péssimas condições e você terá que desembolsar uma quantia elevada para realizar manutenções e reformas.

Por isso falamos no primeiro tópico sobre a importância ter um modelo de negócios. Com esse documento você saberá do que precisa para o seu negócio.

Esteja com um contador de sua confiança

É de suma importância ter ao seu lado um contador que seja de confiança. Esse profissional te prestará assessoria durante todo o processo de aquisição do ponto comercial e da constituição da sua empresa.

O contador avaliará o preço de mercado do ponto comercial. Sem contar que ele é importantíssimo ainda para realizar lançamentos contábeis, registro de aquisição de imóvel em contrato, etc.

Vendo ponto comercial: elementos cruciais para verificar

Ao adquirir um ponto comercial, não se deixe apenas guiar por uma oportunidade de preço baixo. Existem ainda outros elementos importantíssimos para se atentar quando for comprar ou mesmo alugar um imóvel para instalar sua empresa.

Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao buscar um ponto comercial à venda é saber sobre a regularidade do alvará. Depois, é também necessário saber se a atividade que pretende desempenhar pode ser feita naquele local (isso você deve se informar na prefeitura local).

Outra coisa também necessária é saber se existem problemas que possam impedir a transferência do ponto comercial para seu nome.

Veja também o fluxo de pessoas que há por ali. Para isso você pode fazer uma visita num dia comum e ver se há um bom movimento, se potenciais clientes para o seu negócio transitam por aquele local.

Há muita concorrência por ali? Isso é um ponto positivo ou negativo para o seu tipo de negócio? Avalie isso também. Não se esqueça de ver se será necessário estacionamento ou se o local dispõe de área que dê para projetar um.

O SEBRAE, entidade que fomenta o empreendedorismo no Brasil, apresenta também outras dicas para quem pretende adquirir ponto comercial:

– Fazer a verificação do cadastro da empresa que está vendendo o ponto comercial junto a órgãos como a Receita Federal, o INSS, Justiça do Trabalho, o FGTS, Receita Federal, Justiça Federal e também a prefeitura e a procuradoria.

Com a observação desse elementos, é possível evitar muitas complicações no seu negócio.

A elaboração do contrato de compra e venda

Para assegurar seus direitos e deveres e também os do dono do ponto comercial, faz-se necessário realizar um contrato. A esse dá-se o nome de “contrato de compra e venda”.

É por meio desse contrato, por exemplo, que são definidas condições relativas ao pagamento, a mudança de titularidade, entre outras questões. Para a elaboração desse contrato o atual dono e você devem se reunir na presença de um advogado a fim de definirem as cláusulas que constarão nele.

Jamais tente fazer isso apenas entre você e o proprietário, é extremamente importante contar com um profissional com experiência. Estamos falando da aquisição de um ponto comercial que não trata de um valor pequeno.

Vendo ponto comercial: tenha a ajuda de um consultor de negócios

O consultor de negócios não necessariamente irá encontrar um ponto comercial que atenda às necessidades do seu negócio, uma vez que não cabe a ele fazer essa análise de viabilidade do local. Mas ele é uma figura chave para encontrar as melhores oportunidades no quesito “preço”.

É um investimento que vale a pena na hora de buscar por uma oportunidade de vendo ponto comercial. E se você dispor de verba para tal, tenha o auxílio desse profissional.

Ainda, esse consultor só irá receber o pagamento se sele conseguir encontrar um ponto comercial que lhe atenda, que esteja dentro de suas possibilidades orçamentarias e se adeque ao seu negócio.

É importante encontrar um consultor com experiência na busca por pontos para essa finalidade.

Onde encontrar as melhores oportunidades?

Agora que você já tem conhecimento sobre os elementos que deve estar atento quanto a anúncios de vendo ponto comercial, saiba que pode encontrar as melhores oportunidades em nossa plataforma.

Na plataforma da Quero um Negócio você tem acesso a anunciantes de todo o Brasil com ofertas de empresas, franquias e pontos comerciais à venda. Nós contamos com um site fácil de navegar, com anunciantes de vários estados e negócios de variados segmentos. Assim, é certo que você encontrará a oportunidade que procura. Atuamos com total transparência e somos referência quando se trata de ligar compradores a vendedores no quesito negócios. Visite nossa plataforma aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook