Vendo clínica médica: onde encontrar compradores?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Vendo clínica médica, mas não sei onde encontrar compradores. O que faço? Por onde começo?

Essa também é a sua situação? Pensa em seguir novos rumos, se aposentar ou simplesmente não quer mais lidar com esse tipo de negócio? A decisão já está tomada em definitivo?

Saiba que você não precisa gastar dinheiro com anúncios em jornais, revistas ou outras mídias mais caras. É possível encontrar compradores potenciais de maneira muito mais prática atualmente.

Usando a internet você alcança pessoas interessadas em empreender na área da medicina e que estão em busca de um negócio pronto, em funcionamento. Ainda assim, é importante saber “onde anunciar sua clínica médica à venda”.

Antes de tudo…

Mas antes de tudo, é necessário que esteja tudo preparado para a venda. Não é apenas tomar a decisão e sair em busca de compradores.

Você já organizou todos os documentos do negócio? Existem problemas com clientes e profissionais que precisam ser solucionados? Sua clínica está devidamente habilitada e em dia com suas obrigações fiscais? Você e seu contador já organizaram os demonstrativos financeiros dos últimos anos? Há problemas com equipamentos e com as instalações que precisam ser resolvidos?

Afinal de contas, você não vai querer parecer desinformado sobre o seu próprio negócio, não é mesmo? Isso pode causar até mesmo uma má impressão para os interessados.

Organize todas as informações financeiras como fluxo de caixa, arquivos fiscais, etc., desde a abertura da empresa. Organize também documentos como contratos de fornecedores, contratos com terceiros, contrato de locação (caso o imóvel não seja próprio), etc.

Depois dessas e outras etapas concluídas, então aí você pode se preparar para apresentar seu anúncio de vendo clínica médica.

Vendo clínica médica: onde anunciar?

Como falamos, através da internet você pode anunciar sua clínica médica à venda para compradores de todo o Brasil. Mas é importante ter um anúncio com informações detalhadas e boas fotos, assim conseguirá atrair a atenção de possíveis compradores.

Mas as informações mais confidenciais deixe para passar apenas durante o encontro com esse comprador. Ou seja, apenas quando há a intenção de compra e ele se reunir com você para conversar sobre o negócio.

Há sites onde se pode anunciar de tudo, mas os especializados em compra e venda de empresas são os melhores.

Quando você vai num pet shop sabe que ali encontrará produtos pet, certo? E quando vai numa loja de produtos esportivos sabe que ali encontrará itens para praticar atividades físicas, para praticar seu esporte favorito, etc., não é?

Nos sites de anúncios de empresas à venda, como a plataforma da Quero um Negócio, você tem um público segmentado. Isso significa que você anunciará sua empresa para pessoas que estão em busca de uma negócio pronto para adquirir.

Uma coisa que é muito importante mencionar aqui é que você conheça bem sobre a sua clínica.

Mas como assim? Talvez você esteja se perguntando agora. É claro que você conhece a sua clínica, afinal de contas é a sua empresa. Mas nem sempre isso é verdade.

É que muitos donos de clínicas médicas, ou quaisquer outros tipos de negócios, muitas das vezes não sabem como é o dia a dia na sua empresa, quais os pontos fortes e fracos dela, qual o desempenho dos profissionais, etc.

Tudo isso é importante para que você faça uma boa apresentação do seu negócio para um possível comprador. Imagine um vendedor que não sabe apresentar as características do seu produto?

Vendo clínica médica: o primeiro contato e como prosseguir

Hoje em dia não é mais complicado encontrar compradores para quem deseja repassar uma empresa. Isso você viu no tópico anterior, onde mostramos que a sua empresa agora é uma espécie de produto à venda.

Porém, depois de encontrar um comprador, você precisa estar preparado para lidar com todo o tipo de situação:

– Podem surgir compradores descompromissados e você precisa ser paciente e saber como lidar com eles;

– Também podem aparecer aqueles que querem ter acesso a informações confidenciais do seu negócio;

– Outros querendo saber por que você está vendendo a clínica médica (é importante esclarecer seus motivos);

– E assim por diante.

É por isso que você precisa se colocar no lugar do comprador e preparar as respostas para todas essas questões.

Observação importante: mencionamos aqui sobre o comprador solicitar as informações confidenciais da sua empresa, tais informações podem ser acessadas pode ele, mas mediante um contrato de confidencialidade. Esse contrato serve como provada de que esse possível comprador não divulgará as informações que terá acesso.

Quanto vale a sua empresa?

Então você tem um anúncio de vendo clínica médica, mas como definiu o valor? Você sabe qual o valor de mercado da sua clínica?

Do mesmo modo que falamos sobre conhecer sua empresa para poder apresentar suas características, ter esse conhecimento também te ajudará a definir o valor justo para venda. Mas, nesse caso, é importante também conhecer mais sobre o mercado em que atua.

Há vários métodos para se definir o valor de mercado de uma clínica médica à venda e um contador poderá te ajudar. Esse profissional usará diferentes métodos como, por exemplo, o valuation (método que usa o fluxo de caixa e realidade da empresa) para avaliar sua empresa e definir o valor dela.

Não comete esses erros

Um dos erros que muitas pessoas cometem é “sair atirando para todos os lados”. Como mencionamos antes, é importante divulgar sua empresa à venda para potenciais compradores. E isso você consegue ao anunciar numa plataforma especializada.

Não são poucas as empresas que colocam anúncios em frente do estabelecimento com “passo esse ponto” ou mesmo “vendo essa empresa”.

Imagine como ficariam seus funcionários e clientes com essa notícia assim?

Isso não seria nada saudável para a clínica.

Muitos, que não conhecem bem o local, pensariam que o negócio não anda bem e que o dono está tentando se desfazer dele para evitar mais prejuízos. E sabemos que notícias ruins se espalham mais rápido. Isso acabaria desvalorizando a sua clínica.

Mas sabe o que é ruim nisso também? O que falamos no final: a desvalorização. Interessados pensariam que você está desesperado para vender a empresa e fariam ofertas muito baixas.

Outro erro é não contar com a ajuda de pessoas qualificadas para esse processo.

Você precisará da ajuda de um contador para organizar a parte financeira e fiscal antes da venda. Também, seria ideal ter a ajuda de um corretor de negócios para avaliar o valor de mercado para seu anúncio de vendo clínica médica.

Por fim, é indispensável contar com um advogado para a realização do contrato de compra e venda. Você e o comprador final devem se reunir com ele para definirem as cláusulas do contrato.

Anuncie sua clínica em nossa plataforma

Encontrar compradores em potencial pode ser uma tarefa difícil quando não se tem as ferramentas adequadas. Mas com a ajuda da Quero um Negócio você tem mais facilidade para isso.

Nossa plataforma tem ajudado diversos empresários a negociarem suas empresas com total segurança e agilidade. São centenas de pessoas diariamente em busca de oportunidades para empreenderem em várias áreas e de vários estados do Brasil.

Acesse aqui e conheça mais sobre a nossa plataforma e veja como é fácil anunciar sua clínica médica à venda.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook