Vendo academia: confira como vender uma academia completa em 4 passos

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Se você é dono de academia, certamente acredita que o seu empreendimento é valioso. Afinal, houve investimento emocional, você provavelmente passou horas a fio no estabelecimento, conhecia todos os seus clientes e ministrou boa parte das aulas, o que fez criar um vínculo.

Em muitos casos, pode ser até que seu negócio tenha coletado uma boa receita ao longo dos anos e que tenha frequentadores fiéis, mas ainda assim, é possível que, com o tempo, os valores de entrada já não estivessem cobrindo os custos ou até mesmo que você queira buscar novas formas de investir o dinheiro, de realizar outros sonhos e, acredite, não há problema algum nisso.

Se você está considerando colocar sua academia a venda, já considerou todos os pontos fundamentais e tem grandes esperanças de compra, é primordial entender como funciona esse mecanismo. Como empreendedor, é natural que tenha investido quase tudo em seu negócio, que tenha drenado sua conta bancária emocional e financeira para começar, e que tenha dedicado seu corpo e mente para fazer a ideia funcionar, acreditando que estava construindo algo valioso.

Essa crença é extremamente significativa, mas quando se trata de uma transação, simplesmente não há espaço para apego emocional. O valor de uma academia, na compra ou venda, é determinado por sua lucratividade e, por isso, a melhor maneira de vender uma empresa é olhar para ela com um olhar desapaixonado e determinar seu valor.

Mas, afinal, como fazer para realizar essa negociação? E como encontrar um comprador que queira se tornar dono do próprio negócio, que esteja buscando investir o dinheiro poupado por anos? Veja o passo a passo dessa venda e conheça os melhores mecanismos para vender sua academia.

Definindo o valor

O primeiro passo quando se pensa em vender academia, é determinar o valor dela. Quanto vale o seu empreendimento? Sim, nós sabemos que não tem preço, mas se você está tentando vendê-la, é preciso ter uma ideia realista dessa quantificação monetariamente.

Essa é, ainda, a parte mais difícil para a maioria dos proprietários de academia, visto que é preciso compreender uma série de fatores para estipular uma quantia justa tanto para quem não quer mais o negócio, quanto para quem está interessado nele.

Aqui, o valor do estabelecimento é determinado pela previsão de suas receitas futuras, pela disposição do cliente de permanecer sem a propriedade atual, pelos empréstimos pendentes e pelos equipamentos existentes.

No que diz respeito às receitas futuras, é possível quantificar quantos clientes ainda estão presos por contrato e permanecerão na academia pelos próximos meses, o que já dá uma ideia de quanta renda o negócio tem a angariar já de maneira fixa e recorrente por um determinado tempo.

Para a disposição dos clientes de permanecerem na academia, é importante entender se esses usuários estão ligados à marca ou ao proprietário. Se os usuários vão à Academia X não têm certeza de quem é o dono e não se importam, você tem uma marca forte. Isso é valioso, porque é transferível para um novo proprietário.

No entanto, se eles vão à academia do Fulano, você tem um problema, já que esses frequentadores provavelmente o seguiriam a qualquer lugar, tornando a academia em si, menos valiosa para o comprador.

Sobre os empréstimos pendentes, se a empresa ainda deve dinheiro, alguém terá que pagar essa dívida. Por isso, se você tomou um empréstimo pessoal para comprar um equipamento, por exemplo, adicione esse valor no preço de venda da academia para cobrir esse déficit. Já se você tomou um empréstimo comercial, subtraia esse valor da compra preço, porque o novo proprietário terá que assumir essa dívida em cima da compra.

Por fim, em relação aos equipamentos, eles valerão o valor usado, não o de compra. Assim, para determinar o preço dele no mercado, procure revendedores e compreenda quanto estão cobrando. A regra básica: se o seu equipamento tiver menos de três anos, vale 30% do que você pagou por ele. Se tiver mais de 3 anos, vale 10% do que você pagou por ele. Obviamente, se você depreciou o produto de forma agressiva, ele pode ter um valor bem abaixo do mercado.

Calculando matematicamente

Tomando como base esses itens, o segundo passo é fazer o cálculo e, para isso, é necessário, também, basear sua avaliação nas receitas dos últimos três anos. No setor fitness, esse é um bom período para compreender as finanças empresariais, já que as taxas de retenção para os clientes são muito menores, variando entre três meses e um ano.

Por isso, para obter uma estimativa aproximada, pegue o seu lucro total do último ano. Lucro, não receita. Já que o lucro inclui salários pagos ao proprietário e dividendos recebidos. Assim, você multiplicará esse valor por três anos e depois multiplicará novamente pela sua taxa de retenção. Ou seja, se você tiver 80% de retenção ano a ano, multiplique sua projeção de lucro de 3 anos por 0,8.

Por fim, adicione o valor real dos seus equipamentos, desconte possíveis empréstimos, como visto anteriormente, e aí terá o valor máximo do seu negócio. Ainda assim, se a sua academia não é lucrativa, não será necessário fazer a conta, visto que você vai apenas vender os seus ativos e fechar.

Encontre um comprador

Você decretou o preço e está pronto para colocar um anúncio dizendo “Vendo academia”? O terceiro passo, então, está em encontrar um comprador. Aqui, seus treinadores e professores têm maior probabilidade de quererem o empreendimento e a chave para vender para um deles seria, até mesmo, oferecer a chance de financiamento.

Outro possível comprador pode estar até mesmo em um dos seus membros, visto que é mais provável que eles tenham o dinheiro para comprar do que seus treinadores. Muitos podem ser pessoas que querem se tornar donas do próprio negócio, que economizaram por toda a vida e querem investir ou até mesmo indivíduos que se aposentaram e querem encontrar uma ocupação que também seja a realização de um sonho.

Ademais, é possível também encontrar pessoas com um poder aquisitivo alto, que reconhecem a necessidade de investimento e estão sempre antenadas a todas as oportunidades do mercado. É o caso, por exemplo, de empreendedores que são donos de academias na proximidade ou de grandes redes fitness. Esses sujeitos compreendem uma boa relação custo x benefício e sabem que garantir essa compra é uma boa forma de alcançar seus objetivos financeiros.

Além dessas possibilidades, há também a opção de anunciar sua academia online, o que pode ser uma grande chance de encontrar compradores em potencial. Afinal, hoje já se desfez a ideia de que investir em um novo negócio é arriscado e complicado. Muito pelo contrário! Comprar uma empresa ao invés de iniciá-la do zero pode ser uma decisão sábia e uma grande chance de valorização monetária, o que tem incentivado cada vez mais a compra.

Inclusive, o mercado fitness se tornou uma das tendências para 2020, no que pode ser uma oportunidade de ouro para muitos investidores e, claro, para você que quer vender.

Anuncie na Quero Um Negócio

Uma vez que você já saiba o valor da sua empresa e quais pessoas podem se interessar por ela, está na hora de anunciar a sua academia e é neste momento que a Quero Um Negócio aparece. A plataforma oferecer aos compradores e vendedores uma forma ágil e simples para negociar. Assim, quem quer comprar pode entrar em contato com quem quer vender, tudo isso facilmente e com uma abrangência ampliada para todo o Brasil.

Dessa forma, pagando apenas pelo período de veiculação do anúncio de seu negócio, você pode ter acesso ao portal que funciona como um classificados de empresas, garantindo que um investidor em potencial vai se interessar pelo que você tem a oferecer e logo será solucionada a sua dificuldade em vender o seu estabelecimento.

Além disso, a empresa ainda te ensina seis estratégias para ter sucesso nas negociações, tudo para ter certeza que você fará a melhor transação possível.

Aproveite, então, para visitar o site da Quero um Negócio, conhecer a plataforma e anunciar já a sua academia. E, caso queira saber ainda mais sobre este e outros assuntos, não deixe de conferir o blog.

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