Vender minha empresa: 7 cuidados antes de colocar uma empresa à venda

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Estou querendo vender minha empresa mas não sei por onde começar. O que eu preciso saber? O que fazer primeiro? Com quem devo contar?

A venda de um negócio é uma grande decisão na vida do empresário. E, como tal, essa decisão deve ser muito bem pensada e planejada. Ela precisa de uma estratégica traçada, de um plano elaborado e uma análise aprofundada. E tudo isso a fim de que você consiga fechar um bom negócio.

E a seguir temos listados alguns cuidados que você deve tomar antes de colocar sua empresa à venda.

1 – É a melhor hora para vender minha empresa?

Será que agora é a melhor hora para vender minha empresa?

Muitos empresários desejam vender sua empresa a fim de solucionar algum problema. Porém, muitas das vezes a venda pode não ser o melhor caminho nesse caso.

O que acontecerá aqui é que, por conta de querer solucionar esse problema, você pode não planejar devidamente a venda da sua empresa. A não ser que queira vender seu negócio por um preço muito abaixo do valor de mercado, por exemplo, não se precipite.

Quando se monta uma empresa é porque se tem o desejo de deixar algo para seus herdeiros, de deixar um legado para seus funcionários, clientes e parceiros.

A venda de uma empresa é algo que boa parte dos empresários, uma hora ou outra, farão. E do mesmo modo que você deu prioridade para montar e estruturar o negócio, dê prioridade também na hora de colocar a empresa à venda.

No momento em que a empresa apresentar crescimento de forma consistente, então esse será o indício de que é o momento ideal para a venda.

2 – Organize sua empresa para a venda

Um etapa extremamente importante na hora de vender sua empresa é deixar tudo organizado.

O possível comprador poderá solicitar acesso a documentos fiscais e financeiros da sua empresa, a contratos, etc. Por isso deixe tudo em ordem.

Reserve um tempo para deixar seus registros contábeis organizados. Se você quer vender sua empresa é importante fazer isso. Afinal de contas, nenhum comprador vai querer comprar sua empresa se não puder compreender os seus lucros e prejuízos.

É importante que os demonstrativos contábeis estejam organizados desde o começo da empresa. Com isso você já estará direcionando sua empresa para uma venda de sucesso.

Contudo, não é apenas com esses documentos que você deve se preocupar, mas também com os funcionários. É importante treiná-los para que sigam atuando bem com ou sem você.

Ainda que você não avise para eles que está vendendo a empresa (como muitos empresários fazem), é importante que eles sejam treinados para serem mais independentes.

Por isso é importante que os funcionários da sua empresa sejam qualificados, produtivos e dedicados. Encontre ou treine seus funcionários para serem assim o quanto antes.

Isso é mesmo importante na hora de vender minha empresa? Sim é muito importante.

Os funcionários bem treinados e capacitados ajudarão o novo dono a seguir bem com a empresa. Mas eles também ajudam a gerar valor para o seu negócio na hora da vendê-lo.

3 – Vender minha empresa toda ou parte dela?

Há duas possibilidades na hora de vender uma empresa: fazer a venda total ou a venda parcial.

No caso da venda total, o empresário decidiu que não quer mais empreender no ramo, deseja se aposentar, etc. Então você venderá toda a empresa, não tendo mais nada a ver com ela.

Já no caso da venda parcial, o empresário vende cotas da empresa com o propósito de obter injeção de novos recursos. Nesse caso, há como vender acima de 50% da empresa e ter o sócio como o maior responsável pelas decisões na empresa ou vender abaixo de 50% e seguir sendo o principal responsável pela empresa.

Com a ajuda de um contador, reúna demonstrativos financeiros dos últimos 3 ou 5 anos. Isso ajudará tanto no caso de vender totalmente ou parcialmente sua empresa.

4 – Saiba como negociar e encontrará o comprador certo

Todo empresário sabe que saber negociar é uma habilidade importantíssima nos negócios. E isso não é diferente na hora de vender uma empresa.

Durante a negociação da sua empresa, podem surgir dúvidas por parte do comprador e você precisa estar preparado para responder a cada uma delas.

E, ainda, pode ser que você tenha que conversar com corretores e até mesmo outras empresas interessadas em adquirir seu negócio.

Saber negociar te fará não cair na tentação de aceitar qualquer oferta. E quando você sabe o valor da sua empresa, então tem ao que se agarrar para não fraquejar e negociar de maneira firme e eficaz, conseguindo um preço justo pelo seu negócio.

5 – Por quanto vender minha empresa?

Quanto vale sua empresa? Esse cálculo deve ser feito levando em consideração seus produtos e serviços, equipamentos, funcionários, lucros, expertise da sua empresa, capital de giro, ativos, clientes, etc.

Existem três formas de avaliar o valor de mercado da sua empresa: a primeira delas é através do chamado Asset Value que é fazendo a avaliação dos seus ativos e passivos, a segunda forma é por meio do valor de empresas comparáveis e, por fim, o terceiro método é pelo fluxo de caixa descontado, ou seja, pela capacidade da sua empresa em gerar caixa nos anos seguintes.

Um contador experiente conhecerá e saberá como usar cada um desses métodos. Assim, será possível aumentar o valor de mercado da sua empresa.

6 – É importante contar com uma assessoria financeira

A venda de uma empresa é um processo longo e que exige a ajuda de um profissional especializado. Um contador pode ajudar e aliviar o fardo que muitos empresários que pretendem colocar uma empresa à venda possuem.

Agregar muitas tarefas nesse processo sozinho pode ser muito ruim e pode ser prejudicial para o processo de venda. O contador estará próximo da realidade do mercado e não contará com envolvimento emocional (que pode existir no proprietário da empresa).

Esse envolvimento emocional pode causar problemas na hora de definir o valor de mercado para a empresa. Fora que pode também acarretar em outros problemas.

Por isso é importante contar com alguém que, além de entender do mercado, não tenha esse viés emocional.

Você, como dono, pode seguir o tendo seu lado emocional quanto a sua empresa, afinal de contas é a empresa que você construiu com todo esforço e a realização do que foi um sonho. Apenas não se deixe guiar por ele na hora de tomar decisões para negociar sua empresa, definir valor, etc.

7 – Confidencialidade ao vender minha empresa

Não se esqueça de propor ao interessado em adquirir a sua empresa a confidencialidade.

Nesse caso, será necessário assinar um contrato onde esse possível comprador se compromete a não revelar os dados aos quais terá acesso sobre sua empresa e nem os usará para outros propósitos que não seja a compra do seu negócio,

Isso é importante para evitar, por exemplo, que os clientes e funcionários pensem que sua empresa se encontra em situação crítica e isso afete os resultados do negócio.

Faça as coisas com calma e analise com cuidado

O processo de venda de uma empresa é algo lento e que deve ser feito com muita calma. Aqui, a pressa é a pior inimiga.

Analise com muito cuidado cada informação sobre sua empresa e cada proposta recebida. Não se deixe vencer pela afobação. E saiba que se precisar de ajuda para anunciar sua empresa à venda pode contar a Quero um Negócio. Nós divulgamos sua oportunidade para possíveis compradores em todo o Brasil. Acesse aqui e conheça melhor nossa plataforma.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook