Vender empresa: saiba como avaliar sua empresa para a venda

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Decidir vender um negócio não é algo simples e envolve vários critérios subjetivos que influenciam diretamente os valores negociados. Por isso, é preciso fazer uma avaliação criteriosa no momento de vender empresa.

É importante ter em mente que os diferentes cálculos usados para avaliar o valor da empresa não obterão o mesmo resultado. Dessa forma é preciso fazer a avaliação da empresa de diversas maneiras para encontrar um valor que esteja de acordo com a realidade.

A única maneira de obtermos uma avaliação do valor da empresa que não seja baseada em pontos subjetivos é quando lidamos com o capital aberto.

Assim, basta multiplicar a quantidade de ações que a empresa disponibilizou na bolsa pelo seu valor. Esse resultado é comumente aceito como o valor real da empresa.

As metodologias de avaliação podem levar em consideração a contabilidade da empresa, as suas finanças, assim como os cenários macro e microeconômicos em que está envolvida.

Fatores que influenciam na venda

A lucratividade da empresa será um dos aspectos que mais vai influenciar no cálculo para vender empresa. Uma contabilidade em dia e usar como anos base períodos em que foram obtidos bons resultados podem facilitar o processo de venda.

Outro fator com grande influência nas negociações para vender empresa é a sua capacidade de crescimento. Os investidores procuram por negócios que tenham projeção de crescimento, para assim aumentar a produção e, consequentemente, os ganhos.

Aspectos que podem mexer negativamente com o valor de venda são os passivos e os ativos. Sendo que os passivos são as dívidas e os ativos os bens que podem ser convertidos em dinheiro.

Empresas em que somente o valor dos ativos é levado em consideração (quando não existe expectativa de crescimento) são mal avaliadas. Isso significa que elas valem apenas o que possuem hoje, no momento da venda.

O mesmo acontece quando a empresa possui mais dívidas do que pode arcar. O problema aqui não é a empresa possuir um passivo e sim o fato desse passivo ser maior do que a capacidade de pagamento da empresa.

A clientela também influencia no momento de vender empresa. Possuir uma base de clientes ampla é visto como um ponto positivo pelos investidores, que veem nesse aspecto uma segurança para o retorno do seu dinheiro.

Outro fator a ser levado em consideração é o Valor da Marca. Empresas que são reconhecidas e têm seu espaço fixado dentro do seu mercado são avaliadas de forma positiva.

Além disso, outro aspecto levado em consideração para vender empresa é a longevidade do negócio. Quanto tempo ele poderá ficar em atividade sem precisar sofrer uma completa reformulação.

A seguir, vamos apresentar algumas metodologias utilizadas para avaliar o valor de venda das empresas

Quer saber mais detalhes sobre como vender uma empresa? Leia o nosso post 3 Dicas para acertar na venda de uma empresa

Valor dos Ativos

Esse tipo de metodologia de avaliação é bastante conservador. Aqui os valores atuais de todos os ativos da empresa, sejam benfeitorias, maquinário, instalações, estoques e inventário são somados.

A esse montante é somado o resultado final líquido que a empresa alcançou durante o último ano fiscal. Obtém-se, dessa forma, quanto vale a empresa.

Fluxo de Caixa Descontado

Nesse tipo de cálculo é levado em consideração a projeção do fluxo de caixa da empresa nos próximos anos. Desses valores é descontado uma taxa, que representa a rentabilidade mínima de uma empresa daquele setor, taxa de risco e outras variáveis.

Geralmente, essa metodologia leva em consideração a projeção para os próximos cinco anos. Dos valores do fluxo de caixa de cada ano é subtraída a taxa de desconto. Posteriormente são somados todos os resultados. Assim, chegamos ao valor da empresa.

Regra da Avaliação Comparativa

Esse modelo simplista pressupõe fazer uma comparação entre as empresas semelhantes do setor que foram vendidas recentemente.

Aqui, pode-se fazer uma comparação entre o valor pago para adquirir a empresa e o seu faturamento, seu resultado líquido, indicadores financeiros ou sua capacidade produtiva.

Os valores obtidos dessa comparação podem ser utilizados como multiplicadores quando o cálculo do valor de venda estiver sendo feito, assim como na próxima metodologia.

Multiplicação do EBITDA

O EBITDA é um indicador financeiro que mostra o quanto a empresa gera de receita apenas com suas atividades operacionais. Sua sigla significa Earning Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização.

Ele é obtido somando ao valor do Lucro Operacional o que foi gasto com juros, impostos, depreciação e amortização. Para o cálculo do valor da empresa usa-se a seguinte fórmula:

Valor da Empresa = EBITDA x Multiplicador

Sendo que esse multiplicador são parâmetros simplificados utilizados para comparar empresas de porte parecido dentro do mesmo setor.

Fluxo Econômico Histórico

Esse modelo leva em consideração os resultados obtidos pela empresa (desconsiderando o possível endividamento da empresa e os impostos recolhidos) em anos anteriores e no atual.

A partir desses valores é feita uma média ponderada, na qual o maior peso está nos anos mais recentes.

O total obtido pela média ponderado é dividido por um índice que representa o quanto de retorno o investidor pretende conseguir. O resultado é considerado o valor de venda da empresa.

Expectativa do Tempo de Retorno

Para a realização desse tipo de avaliação, primeiro é necessário saber qual é o tempo médio de retorno de investimento para as empresas que estão nesse mesmo setor. Esse valor, conhecido como Payback, é obtido através da análise de bancos de dados e do mercado.

Também podem ser levados em considerações valores utilizados durante a avaliação para venda de empresas do mesmo setor. Para descobrir o valor de venda da empresa basta pegar o Resultado Líquido Anual da empresa no ano base usado como referência e multiplicá-lo pelo Payback.

Método de Base Zero

Essa metodologia prega que o valor de venda deve ser igual ao valor que um investidor gastaria para construir, do zero, uma empresa do mesmo tamanho e com a mesma capacidade de produção.

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