Vender empresa com dívida: como funciona?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A compra e venda de empresa é um dos principais responsáveis pela grande movimentação no setor empresarial. Isto é, como a concorrência é acirrada, os empresários sempre buscam meios para manter seus negócios inovadores e atuais.

Para isso, é necessário estar aberto à possibilidade de vender a própria empresa e investir em novos negócios. Riscos como esse são o que fazem a diferença entre um empresário bem-sucedido e um não tão bem-sucedido assim.

Mas, afinal, eu posso vender minha empresa mesmo com dívidas? A resposta é sim! Iremos discutir algumas especificidades desse tipo de venda, mas saiba que é totalmente possível.

Por que vender minha empresa?

Existem vários motivos que podem levar um proprietário a vender sua empresa. Eles podem ser pessoais, desejo de mudar de área de investimento, mudança de carreira, empecilhos familiares, dentre outros.

Contudo, os motivos mais notáveis são novos investimentos. Como o mercado consumidor apresenta sempre nossas demandas, enquanto rapidamente deixa de consumir certos produtos, é necessário que as empresas acompanhem essas tendências, para que não corram o risco de venderem produtos obsoletos e acabarem tendo prejuízos.

Se manter atualizado faz com que a sua empresa se destaque em meio a concorrência e cative a fidelidade dos clientes, pois, eles terão confiança na marca. Essa confiança diz respeito à capacidade de uma empresa sobreviver ao longo do tempo, sempre se inovando para acompanhar as mudanças sociais e tecnológicas.

A falta de habilidade em lidar com as finanças é outro motivo que pode te levar a decisão de vender seu negócio. Em alguns casos, para que você não veja sua marca indo à falência, o mais viável é vender sua empresa.

Se está pensando em vender sua empresa, leia o nosso texto sobre tudo que você precisa saber antes de vender seu negócio e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Como vender empresa com dívidas?

O primeiro passo para conseguir efetuar a venda de uma empresa endividada é saber convencer compradores em potencial das vantagens do negócio, que podem ser tradição do nome da empresa, mercado consumidor já estabelecido, dentre outros.

Empresas com dívidas tendem a ser mais baratas, isso, por um lado, é desmotivante para quem está vendendo, mas, por outro lado, pode ser um fator que atraia muitos compradores. Afinal, é extremamente vantajoso comprar um negócio já existente.

O primeiro passo para vender uma empresa com dívidas é ter conhecimento delas e saber valores exatos. Isso ajudará na definição do preço e da forma de pagamento, que pode ser negociada de forma que o dinheiro da compra vá direto para o abatimento das dívidas. Entretanto, em alguns casos, além de pagar o preço da empresa, o novo comprador também assume as dívidas.

As condições do negócio devem ser discutidas minuciosamente entre vendedores e compradores. No caso de quem está vendendo uma empresa com dívidas, pode parecer que ele está em desvantagem e não pode fazer exigências, mas esse é um pensamento incorreto. A partir de uma condução madura da negociação e habilidade em exaltar os benefícios da compra da sua empresa, pode ser um negócio satisfatório para ambas as partes.

Muitos processos burocráticos estão envolvidos na venda de uma empresa, portanto, certifique-se de acompanhar de perto todas as transações e se apoiar em profissionais especializados, para que tudo ocorra de forma correta.

Além disso, é importante que, após a concretização da venda, você acompanhe durante um tempo o novo proprietário, o auxiliando na adaptação ao novo negócio. Isso pode ser vantajoso para você, pois, rendará, no mínimo, um salário proporcional ao de funcionário regular.

Ademais, o marketing é, realmente, o ponto crucial na hora de vender uma empresa com dívidas. Anunciá-la no Quero Um Negócio irá garantir que a divulgação seja ampla e pode ser o diferencial na sua venda.

Cuidados ao vender empresa com dívidas

A gama de processos burocráticos envolvidos na venda de uma empresa demanda um alto conhecimento fiscal. É de suma importância que todos os dados e postulações estejam claras para ambas as partes.

No caso do novo dono assumir as dívidas da empresa é necessário cuidado, deve-se ter conhecimento da situação legal do indivíduo. Afinal, se houver alguma pendência no nome do comprador, o juiz pode cancelar a venda do negócio.

A situação pode ser ainda pior se as dívidas envolverem pendências de impostos, problemas de diversos níveis podem aparecer, incluindo para a equipe financeira da empresa. Por isso, é de suma importância garantir que o negócio siga estritamente as determinações legais.

Vantagens de comprar empresas já existentes mesmo com dívidas

A compra de empresas existentes por si só já oferece várias vantagens. Conduzir um negócio que possui reconhecimento no mercado, mesmo que não seja um nome de destaque, garante que os lucros cheguem mais rápido do que chegariam a uma empresa montada do zero.

A crise financeira atual, agravada exponencialmente pela pandemia, fez com que muitas empresas adquirissem dívidas, fazendo com que os proprietários optem pela venda. Comprar esse tipo de empresa é vantajoso devido ao valor inferior ao normal de mercado.

Esse baixo valor de investimento é muito adequado, por exemplo, para aquelas pessoas que desejam mudar de ramo empresarial. Dessa forma, podem vender seu negócio atual e comprar um novo de forma simplificada e lucrativa.

Portanto, comprar uma empresa já estabelecida no mercado é um ótimo investimento, principalmente em tempos de crise. Os lucros em longo prazo podem superar em muitas vezes os que seriam ganhos com investimentos em outros tipos de negócio.

Para comprar negócios existentes, entre no nosso site, Quero Um Negócio e conheça nosso catálogo.

Sobre a Quero Um Negócio

Para vender sua empresa um dos pilares mais importantes é a ampla divulgação. Colocando muitas pessoas em contato com seu anúncio, você poderá ter contato com diversas propostas e poderá escolher as que forem mais vantajosas para você.

Esse é o trabalho da Quero Um Negócio, nós somos o maior portal de negócios do Brasil, temos um imenso catálogo de empresas de natureza variada à venda. Através do nosso site todo o país terá acesso ao seu anúncio. Entre em contato conosco através do nosso site e anuncie conosco!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook