Venda de negócios no Brasil: saiba onde encontrar as melhores oportunidades

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quer entender como funciona a venda de negócios no Brasil e onde encontrar as melhores oportunidades? O artigo de hoje é especialmente voltado para esse caso.

O Brasil está entre os países mais empreendedores do mundo. E além da opção de criar um negócio do zero, há ainda como adquirir um pronto.

A compra e venda de empresas não é mais algo raro no Brasil e essa é uma ótima notícia.

E se você, que pretende investir num negócio pronto, souber como escolher a empresa ideal para investir, então terá muito mais vantagens se comparado a começar algo do zero.

Vamos entender melhor sobre todo esse processo? Acompanhe as próximas linhas.

Por que comprar uma empresa?

Os sites de compra e venda de negócios tem se popularizado e, assim, oferecendo meios de encontrar bons negócios para investir.

Como muitos já devem saber, para quem deseja ter o próprio negócio, há como adquirir uma empresa em funcionamento.

O negócio segue atuando enquanto você negocia com o atual dono.

A realidade é que hoje no Brasil começar uma empresa não é uma tarefa simples, especialmente no que diz respeito a burocracia para abrir o negócio. Logo, essa opção descrita acima é uma ótima oportunidade.

E um outro ponto é que os novos negócios podem representar um investimento de elevado risco, já que, de acordo com dados da Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada dez empresas fecham as portas em cinco anos.

Adquirir uma empresa pronta, especialmente se ela possuir mais de cinco anos e se encontrar estabilizada, é uma oportunidade e tanto. E ainda mais porque um negócio pronto ainda oferece outras vantagens:

– Um negócio já consolidado e conhecido;

– Carteira de clientes (um elemento valiosíssimo), assim você não terá que fazer a prospecção de clientes do zero;

– Menos risco, se comparado a montar um negócio;

– Já existe uma contabilidade ali e você ainda pode checar se a empresa encontra-se com boa saúde financeira;

– Mais facilidade para implementação de melhorias;

– Profissionais treinados e qualificados (não tendo você que contratar e treinar funcionários);

– Processos operacionais definidos, testados e aprovados;

– Entre muitas outras vantagens.

O fato é que comprar uma empresa é uma forma de iniciar num ramo que deseja sem precisar esperar mais para isso. Sem contar a economia que você terá ao cortar os custos envolvidos na abertura e legalização do negócio. O que saber antes de comprar uma empresa?

Antes de iniciar o processo de compra e venda de negócios, você precisa ter ciência de alguns pontos. Eles são:

– Você possui o que é necessário para liderar essa empresa? Veja se você conta com as competências que são necessárias para atuar com um determinado tipo de negócio;

–  Quando encontrar uma empresa à venda, não trata somente com o proprietário ou sócios, mas tenha a opinião dos funcionários e clientes sobre o negócio;

– Veja se o negócio é lucrativo e estável;

– O imóvel é próprio ou alugado? E como ficará o contrato de aluguel com a empresa passando para você?

– Analise se há riscos da entrada de novos concorrentes e se isso pode gerar impactos muito negativos ao negócio;

– Pesquise a existência de dívidas na empresa. Para isso, conte com a ajuda de um profissional para realizar esse levantamento;

– Saiba como são as operações ali: realize uma visita ao local e analise como os funcionários atuam, como são realizados os processos, como é o atendimento, etc.;

– Realize um levantamento para saber se e quanto de dinheiro será necessário investir, por exemplo: manutenções, reformas, etc.;

– Conte com a ajuda de um contador para saber sobreas despesas (fixas e variáveis) e receitas da empresa;

– E não se esqueça também de analisar os números para saber se o negócio que pretende adquirir te gerará lucros sobre o valor investido na aquisição.

Há outros pontos para serem tratados, mas esses são os mais essenciais. E sempre converse com um contador de confiança para obter mais esclarecimentos.

Venda de negócios: como isso funciona?

Mas como a venda de negócios no Brasil funciona?

Muitas pessoas querem empreender, mas acabam desanimando quando se deparam com as dificuldades para abrir uma empresa.

É por isso que investir num negócio pronto é uma alternativa com muitos pontos positivos. Tais como os que já citamos aqui.

Mas como tudo isso funciona?

O processo consiste na pesquisa de um negócio segundo o seu perfil empreendedor e ramo de atuação desejado.

Em seguida, é necessário pesquisar sobre o mercado. Quando você entende sobre o mercado, então consegue escolher a empresa que melhor se enquadra com seus propósitos e com as necessidades do mercado. Mas isso ainda te ajuda a compreender a expectativa de valor que é requerida.

O passo seguinte é a assinatura de um contrato de confidencialidade. Esse contrato garante que você não divulgará as informações que terá acesso sobre o negócio.

Depois disso, é hora de estimar o valor da empresa. Para isso são utilizadas diferentes técnicas. Mas o ideal seria contar com os serviços de um corretor de negócios para realizar essa avaliação de valor.

Em seguida, um passo extremamente importante é a verificação ou Due Diligence. Esse processo garante que você confirme as informações da empresa que lhe foram passadas. Trata-se de um processo aprofundado de análise e pesquisa.

A depender do tipo de negócio, a visita ao local é fundamental. Depois disso, então, pode-se começar a negociação dos valores e, por fim, a assinatura do contrato de compra e venda.

É muito importante que você assine o contrato na presença do seu advogado de confiança. Ele te orientará quanto a quaisquer cláusulas que você não entenda.

Venda de negócios: quais os desafios da aquisição de uma empresa?

Em tudo há desafios, ainda que uns mais do que outros. E no caso de uma empresa pronta, um dos desafios é seguir com o negócio promissor como está ou implementar melhorias.

Cabe dizer ainda que, como as primeiras fases do empreendimento foram ultrapassadas, o valor para a aquisição de uma empresa pode ser um pouco maior do que o valor para a abertura da uma. Mas, obviamente, vale a pena devido as diversas vantagens que foram aqui citadas.

E os desafios que se seguem são: tomada de decisões assertivas, estudo sobre o mercado e estar a par de atualizações, etc. Enfim, tudo o que envolve o empreendedorismo e recursos para melhorias do negócio.

Um empresário nunca deve estar estagnado, mas sempre em busca de ir além. É por isso que conhecimento e capacitação são dois outros investimentos que você deve fazer para ter sucesso.

Venda de negócios: invista numa empresa com nossa ajuda

Queremos transformar o modo como os empreendimentos são constituídos e o que é essencial para isso. Por isso trazemos até você uma plataforma simples e intuitiva para que encontre o negócio ideal.

A Quero Um Negócio é uma plataforma especializada na compra e venda de negócios em todo Brasil. Nós proporcionamos aos compradores e vendedores as facilidades, a segurança e a transparência necessárias para negociações com êxito.

Quer saber mais e anunciar ou encontrar uma empresa hoje? Então acesse nossa plataforma aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook