Vale a pena ter um sócio investidor?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Para abrir ou adquirir uma empresa, ou você tem dinheiro, ou faz um empréstimo…ou pode contar com um sócio investidor.

Contudo, no caso do empréstimo bancário, além de ser difícil de se conseguir, com ele você acaba tendo juros muito elevados e já abre seu negócio com essa conta para pagar, ou seja, seu negócio tem um compromisso de vender mais todos os mês para conseguir quitar esse empréstimo.

Sobre ter o valor em mãos, sabe-se que essa é uma possibilidade para poucos que sonha em empreender. Existem muitos custos envolvidos para ter seu negócio funcionando e, quando se tem uma visão de negócio e deseja levá-la a diante, busca-se por alternativas.

Hoje aqui falaremos sobre a terceira opção: o sócio investidor. Essa é uma opção menos burocrática e custosa do que um financiamento bancário, por exemplo. E onde se tem, além de um investidor, uma pessoa interessada no crescimento e evolução do sua empresa, já que isso também trará vantagens para ele.

Será mesmo que vale a pena ter um parceiro desses? Saberemos a partir de agora.

O que é um sócio investidor?

Depois que você já fez o plano de negócios, já tratou da parte jurídica da empresa, enfim, está tudo devidamente organizado, falta agora uma parte essencial: o capital.

Quando queremos tirar um sonho do papel, muitas das vezes precisamos de uma ajuda, de alguém para investir na ideia.

O sócio investidor é simplesmente alguém que aplica, que investe no seu negócio. Depois de analisar que a empresa tem potencial, esse investidor decide que será viável investir porque terá um retorno.

Ou seja, é uma espécie de parceria com ganhos para os dois lados:

– Você consegue o valor que precisa para tirar a ideia do papel, para montar seu negócio próprio, sem recorrer a empréstimos com juros elevados ou mesmo a empréstimo com familiares ou amigos que pode gerar muitas dores de cabeça (e até mesmo ser motivo de baixa em muitas empresas);

– E esse sócio investidor consegue fazer o seu dinheiro aplicado gerar lucros para si.

Cabe aqui dizer que, em muitos dos casos, esse tipo de sócio terá uma participação maior na sua empresa do que os demais sócios.

Importante: tente evitar realizar esse tipo de parceria com um amigo ou familiar. Se por acaso a parceria se desfizer de maneira ácida, esse seu relacionamento será comprometido. Veja se está disposto a arriscar isso.

Vale a pena ter um sócio investidor?

Quando não se dispõe do valor necessário e o acesso a empréstimo bancário mais elevado é difícil, vale a pena.

Mas, uma outra coisa importante a estar ciente é que se deve recorrer a essa alternativa somente quando conseguir comprovar que a ideia é realmente lucrativa ou dará lucro num determinado período.

Em outras palavras, você precisa apresentar sua ideia de negócio para o sócio investidor de maneira que consiga vendê-la bem.

Como dito, o sócio investidor é alguém com um poder aquisitivo maior. Por isso que ele difere, por exemplo, do sócio capitalista (onde muitas das vezes precisa-se de mais de um sócio capitalista).

Outra característica do sócio investidor é que ele aplica o valor necessário e aguada os retornos (médio e longo prazo), ao contrário do que seria no caso de um investidor de risco que também investe valores altos, mas deseja ter retornos num curto prazo.

Mas ele não é apenas alguém que investe financeiramente no seu negócio, mas também é um parceiro com experiência que pode ajudar sua empresa a evoluir e se destacar.

Tenha em mente que esse sócio é alguém com experiência e que investe em negócios que lhe gerem lucros, por tanto, contar com alguém assim pode ser fundamental para o sucesso da sua empresa.

Assim, esse é um parceiro que deseja ver o crescimento do negócio e não apenas alguém que lhe cede o capital necessário. Muitas das vezes esse parceiro conta com conexões e habilidades que você não dispõe agora.

Mas o importante é que as habilidades de ambos complementem-se, não tendo um que se sobrepor ao outro, desse modo pode-se ter uma parceria duradoura e saudável. Exemplo: o seu parceiro sócio investidor pode ser um especialista em finanças, enquanto você tem mais experiência em marketing.

A sua oportunidade

Pretende investir num negócio próprio ou preparou sua empresa para venda? A Quero Um Negócio é a maior plataforma de compra e venda de empresas do Brasil.

Você que quer vender o seu negócio encontra fácil compradores em todo o Brasil e você que busca empreender por meio de um negócio já existente encontra ótimas oportunidades em vários segmentos.

Nós facilitamos todo o processo para você. Clique aqui e conheça nosso serviço.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook