Vale a pena comprar uma empresa em funcionamento?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar uma empresa em funcionamento é um bom negócio? Quais os benefícios dessa escolha?

Optar por adquirir um negócio pronto traz muitas vantagens sobre ter que iniciar algo do zero. Mas é preciso já deixar claro aqui que há também algumas desvantagens ou obstáculos que precisam ser solucionados.

É importante conhecer os prós e os contras antes de fechar qualquer negócio e saber sobre suas capacidades de fazer a uma boa administração.

Comprar uma empresa ou montar um negócio do zero?

Comprar uma empresa é menos arriscado do que começar o seu próprio negócio, ainda mais se você adquirir um negócio lucrativo, bem administrado e por ótimo valor.

Iniciar um negócio do zero requerer planejamento e organização. Sem contar também o tempo que você deve dispor para pesquisar um bom ponto comercial, contratar funcionários, buscar fornecedores, conseguir seus primeiros clientes, etc.

Quando você adquire um negócio pronto, tudo isso citado acima já está no seu devido lugar.

Assim, você não economiza apenas tempo, mas também dinheiro, uma vez que teria que fazer testes até encontrar bons fornecedores, bons funcionários, um local adequado, desenvolver uma estratégia de marketing eficiente, dentre outros pontos.

Outra grande vantagem de comprar uma empresa em funcionamento é que ela possui um histórico. E esse histórico pode ser usado para potencializar as ações de marketing, melhorar os processos produtivos na empresa e outras coisas.

Adquirir uma empresa? É um excelente feito no caso de estar diante de um negócio em potencial. Algumas das vantagens de comprar uma empresa

Veja algumas vantagens de comprar uma empresa em funcionamento:

– Toda a burocracia, planejamento e o trabalho envolvido para abrir uma empresa já foi realizado. Sem contar que a empresa ainda pode possuir planos para o futuro ou mesmo alguma análise em mãos, o que já te ajudará muito em ações e decisões futuras;

– Você terá acesso ao histórico financeiro da empresa, o que te ajudará a fazer previsões, a conseguir empréstimos, na hora de buscar por investidores, etc.;

– Com um negócio pronto e em funcionamento você ainda terá um fluxo de caixa imediato;

– Você não estará apenas adquirindo o negócio e sua marca, mas também tudo mais que envolve a empresa: equipamentos, carteira de clientes, contato de fornecedores, a equipe de profissionais que atuam ali, estoque, matéria-prima, entre outros;

– Profissionais com experiência: a equipe de trabalho já conhece os processos da empresa, os clientes, comportamento dos clientes, etc.;

– Adquirir uma marca já consolidada no mercado, sem contar também estar4 adquirindo uma empresa num mercado em potencial.

Uma outra grande vantagem aqui, e que pode se enquadrar tanto no caso de adquirir uma empresa normal quanto uma franquia, é que as pessoas sentem-se mais seguras em fazer comprar numa empresa reconhecida, pois já sabem o que esperar dela. As chances de aumentar seus lucros são bem maiores.

Não se esqueça dos contras

Mas ao mesmo tempo em que você herdará todos os benefícios listados anteriormente, pode também levar problemas. Obviamente que você não deve se assustar e achar que toda empresa à venda trará prejuízos, lógico que não.

O problema é que muitos acabam se empolgando com a ideia de comprar uma empresa em funcionamento e se esquecem de analisar as coisas antes. É necessário saber exatamente o que você está adquirindo.

Não confie apenas na palavra do proprietário, mas busque documentos. Faça uma visita ao local (contando com um profissional como advogado ou corretor de negócios de sua confiança), tenha acesso a documentos sobre o histórico financeiro da empresa, se há processos trabalhistas em andamento, etc.

Mas quando há contras que não comprometem o negócio e há como serem solucionados (sem demandarem grandes esforços e recursos), então pode ser viável apostar em algo assim.

Veja alguns contras para os quais você deve estar preparado:

– Pode ser o caso da empresa necessitar de reformas ou mesmo reparo ou substituição de equipamentos;

– Pode ser que a empresa tenha uma localização ruim (e isso pode ser um enorme problema);

– Há casos em que a equipe esteja com uma moral baixa e isso reflete na produtividade e no modo como os clientes são tratados;

– O negócio pode estar sendo mal administrado e pode ainda haver uma base de clientes em declínio. Contudo, se for o caso da empresa estar indo mal por conta da má administração, essa situação pode mudar no caso de se anunciar que a mesma se encontra “sob nova administração”;

– Esteja atento também ao mercado onde a empresa que pretende adquirir atua. Pode ser que o cenário para esse mercado seja desfavorável e isso reflita no desempenho do negócio e seus lucros;

– Pode ser que você precise gastar com honorários de advogados e outros profissionais a fim de solucionar processos judiciais e outros assuntos, o que não valeria a pena em muitos dos casos;

– Uma empresa com um desempenho baixo pode exigir que você faça um investimento elevado para se ter lucros, o que não compensaria na maioria dos casos;

– Pode ser que a empresa não tenha uma boa avaliação dos clientes (tenha uma má reputação);

-Entre outras questões.

Busque aconselhamento

Veja que os contras aqui, bem como os prós, não devem ser levados ao pé da letra quanto a viabilidade da empresa. Por isso que é extremamente importante contar com a ajuda de um profissional especializado na análise de negócios. Ele saberá dar uma análise concreta para cada caso.

Comprar uma empresa, ainda que benéfico, é uma decisão que deve ser feita com todo cuidado. Você deve sempre buscar o aconselhamento jurídico e também financeiro antes de assinar qualquer tipo de documento.

Você sabia que o povo judeu é um dos mais prósperos que existem? E dentre os motivos para isso está que eles gastam muito para terem conselhos dos melhores especialistas para seus negócios.

Obviamente, você não precisa gastar uma fortuna para isso, mas contar com apoio de profissionais qualificados é essencial. Eles te guiarão e esclarecerão quaisquer dúvidas quanto ao negócio e como proceder.

Duas pessoas que não podem faltar nessa hora ao seu lado são: um advogado especializado e um contador.

Mas ainda que você tenha que buscar o auxílio de profissionais qualificados para analisar a saúde financeira, processos judiciais, entre outras coisas sobre a empresa, as despesas para adquirir uma empresa costumam ser menores do que as despesas existentes na hora de montar um negócio do zero. Sem contar, claro, que o processo é menos ariscado, como mencionamos aqui.

Invista com mais segurança

Decidido por comprar uma empresa? Então a Quero Um Negócio pode te ajudar com isso.

A nossa plataforma tem ligado diariamente vendedores a compradores em negócios de variado segmentos. Somos a maior empresa desse tipo de serviço no país. Assim, para quem deseja empreender sem ter que começar do zero, a gente tem opções de negócios em todo o Brasil.

Nossa plataforma é super simples de se utilizar tanto por compradores quanto por vendedores. E buscamos deixar tudo claro a fim de que a negociação seja um sucesso. Realize o seu sonho de empreender num mercado que deseja contando com o nosso apoio.

Se quiser conhecer melhor a Quero Um Negócio basta clicar aqui e será direcionado para a nossa página.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook