Vai comprar loja de calçados? Saiba todos os detalhes antes de fechar negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você está interessado em comprar uma loja de calçados? Saiba que esse pode ser um ótimo investimento para abrir o seu negócio. Os calçados estão na lista de itens de primeira necessidade, assim como roupas e alimentos. No entanto, é preciso conhecer um pouco mais desse setor e se atentar a diversos detalhes antes de fechar negócio.

Ainda que o comércio de calçados consiga abranger clientes de todas as idades, é preciso um cuidado especial para se diferenciar da concorrência e atrair um público fiel. Quer saber mais sobre o comércio de calçados? Confira abaixo como comprar uma loja de calçados e fique por dentro de todos os detalhes:

O setor calçadista no Brasil

O comércio de calçados sempre teve grande representação na economia brasileira. Ainda que a crise econômica tenha afetado o poder de compra dos brasileiros e diminuído o crescimento do setor nos últimos anos, a tendência é que o ano de 2020 seja promissor para o comércio de calçados.

Em 2019, por exemplo, vimos que a economia deu sinais de recuperação. E o impacto dessa melhora econômica será sentido primeiramente no setor de serviços e bens não duráveis. Ou seja, com mais dinheiro no bolso, a tendência é que as pessoas melhorem seu poder de compra e possam consumir mais em roupas, calçados, alimentação, etc.

Dessa forma, se a previsão de crescimento econômico de 2,2% em 2020 for confirmada, certamente abrir uma loja de calçados tem chances enormes de dar certo.

Conheça o perfil do seu cliente ideal

Antes de sair pesquisando por anúncios de vendo loja de calçados, é importante que você tenha uma noção de qual perfil de cliente você deseja atrair em sua loja. Isso porque, como mencionamos, calçados são itens de primeira necessidade.

Por isso, conhecer as opções de loja de calçados e quais os tipos de públicos é fundamental para abrir um negócio certo. Veja os principais exemplos de calçados disponíveis:

  • Chinelos;
  • Pantufas;
  • Tênis;
  • Sandálias;
  • Sapatos femininos;
  • Sapatos masculinos;
  • Sapatilhas;
  • Botas;
  • Etc.

Ou seja, sua loja de calçados pode ter uma variedade enorme de produtos e atingir diversos públicos ou você pode segmentar seu negócio para públicos específicos como loja de sapatos femininos, calçados infantis, masculinos, entre outras opções.

Se você já tem uma ideia de qual público é o ideal para sua loja de calçados, ótimo! No entanto, se ainda não analisou qual será o perfil da sua loja e dos seus potenciais clientes, tire um tempinho para analisar as possibilidades.

Pesquise e compare o valor do investimento em lojas de calçados

Muitos fatores interferem na compra e venda de loja de calçados. Se você já tem um perfil definido de clientes, comece a pesquisar anúncios de pessoas que querem vender a loja de calçados na sua região e também na internet.

Comece a comparar os valores e analise quais itens estão incluídas nos anúncios de “vendo loja de calçados” . Às vezes, você irá encontrar opções de vendo loja de calçados completa, em outras somente o estoque, por vezes só o ponto comercial, os móveis e ferramentas, entre outras opções para vender a loja de calçados.

Com o perfil de cliente em mãos, fica mais fácil escolher uma loja de calçados a venda que atenda as suas necessidades em termos de localização, espaço interno e externo, móveis, utensílios, etc.

Quer uma dica? Acesse o site Quero um Negócio e encontre diversos empresários que querem vender loja de calçados em todo o Brasil. Quem sabe você não encontre sua futura loja aqui!

Conte com ajuda de especialistas

Se essa é a primeira vez que investe em um negócio próprio ou se já teve experiências frustradas com outras empresas, não sinta vergonha de pedir ajuda para profissionais especializados que entendem de compra e venda de empresas.

Esses profissionais irão te auxiliar a entender a complexidade do investimento, analisar estatísticas e relatórios antes de comprar da loja de calçados, vão aconselhar qual negócio pode ser mais vantajoso para você, entre muitas informações que farão com que o risco do investimento seja calculado e o menor possível.

Fique atento as questões burocráticas de compra e venda da loja de calçados

Supondo que você achou uma loja de calçados que te agradou, com um valor justo e você decidiu comprar. Agora vem uma parte um pouco mais chatinha, porém essencial para concretizar o negócio e abrir sua loja de calçados.

Você precisa estar ciente de todas as questões burocráticas e das responsabilidades que você irá assumir como proprietário da loja de calçados. Por isso, considere as seguintes etapas que serão necessárias antes de colocar a loja em funcionamento:

  • Registro das informações no contrato social da empresa;
  • Fazer averbação na junta comercial;
  • Publicar em diário oficial a transferência da empresa;
  • Notificação dos credores e fornecedores;
  • Regularizar o contrato de locação do imóvel (caso seja necessário);
  • Contratar colaboradores;
  • Entre outros.

Ou seja, são diversas ações para deixar sua futura loja de calçados regularizada e pronta para entrar em funcionamento.

Tenha um plano de negócios

Para que o risco do investimento na compra da sua loja de calçados seja o menor possível, é essencial que você faça um Plano de Negócios. Esse plano é uma estratégia muito importante para controlar os riscos e traçar as metas para que a empresa tenha estabilidade e possa crescer.

Nele estarão elencados diversos itens como precificação dos produtos, margem de lucros, ponto de equilíbrio, forças e fraquezas, capital de giro, entre outros itens que irão te guiar para uma boa gestão da loja de calçados.

Com a elaboração do Plano de Negócio, você evita dores de cabeça desnecessárias e consegue focar suas ações na conquista de clientes e na gestão eficiente do seu negócio.

Invista em e-commerce e marketing digital

Por fim, não esqueça de investir em ações de marketing digital e se possível crie uma plataforma de e-commerce da sua loja de calçados. Essa é uma ótima alternativa para conquistar mais clientes e aumentar o faturamento do negócio.

Montando um e-commerce, você aproveita toda a infraestrutura da loja de calçados como estoques, colaboradores, credibilidade no mercado e utiliza tudo isso a favor do crescimento da sua empresa.

Se você gostou desse conteúdo e deseja entender mais sobre o assunto, continue em nosso blog e confira mais dicas como essa para você montar sua empresa e ser um empreendedor de sucesso!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook