Tudo que você precisa saber antes de colocar sua faculdade à venda

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você quer colocar sua faculdade à venda? Sabe o que precisa ser feito para esse tipo de negociação?

Chega um momento na vida de todo empresário em que a venda de um negócio é quase inevitável. Você quer explorar novas possibilidades, novos mercados, investir em outras áreas ou, mesmo, quer apenas se aposentar e viver tranquilamente.

Mas negociar uma empresa não é uma tarefa simples. No entanto, isso não é algo difícil se você souber o caminho por onde deve seguir.

No caso de uma faculdade à venda, a negociação ocorre de modo similar como de outros tipos de negócios. Mas a diferença aqui é que o negócio que será negociado é uma instituição de ensino.

Pensando por esse ponto de vista, então documentos, decisões e outros assuntos serão melhor organizados. Mas a seguir temos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Essas dicas são etapas existentes no processo de venda de uma empresa que você precisa conhecer. Estando ciente disso agora, então ficará mais fácil de saber quais ações e decisões tomar em situações diversas.

Por que vender sua faculdade?

Como dito no começo do artigo, existem distintas razoes para você optar por vender uma instituição de ensino. E ter esse motivo definido é o primeiro passo que se deve tomar.

É certo que o potencial comprador vai querer saber sobre isso.

Quem pretende adquirir uma empresa deseja saber por que o dono a quer vender: “será que por motivo de falência ou altas dívidas que fazem o negócio não ter lucro?”, essa é uma das principais preocupações.

Mas saber a razão de querer vender sua faculdade também te ajudará a elaborar seu argumento de venda. Com isso você conseguirá destacar pontos que podem fazer o comprador querer fechar a venda.

Esteja com isso definido antes de seguir para as próximas etapas.

Quais os próximos passos para colocar uma faculdade à venda?

O que vem a seguir?

Você agora deve se preocupar em organizar tudo sobre o seu negócio.

Até aqui você tratou de desenhar a sua faculdade como uma instituição de ensino. Realizando campanhas assim e coisas do tipo. Mas agora é o momento de pensar nela mais como um negócio (certo que em parte você já o fazia, mas é necessário ir além).

Você deve organizar todos os documentos financeiros para servirem como prova do que você passar para os interessados, bem como documentos fiscais, dados sobre funcionários, parceiros, fornecedores, etc.

Outra coisa importante é apresentar documentos que atestem que a estrutura do ambiente onde funciona a faculdade se encontra em bom estado. Nesse caso, é comum realizar uma vistoria técnica para a emissão de um laudo.

Você precisará de ajuda profissional

Profissionais que atuam na área da educação estão acostumados com siglas como ENEM, BNCC, entre outras. Mas o que eles não entendem bem é sobre como reagirem diante de uma oferta para aquisição da instituição.

Nesse momento, muitos ficam perdidos ao estarem no processo de vender uma instituição de ensino.

Siglas como DRE e FCD ou termos como due diligence, por exemplo, podem os deixar perdidos.

E é aqui que a figura de profissionais como um corretor de negócios (responsável por avaliar sua empresa diante do mercado e te ajudar a destacar seus pontos fortes e a determinar um valor para a venda) e de um contador são essenciais.

Faça uma entrevista com os interessados

Uma coisa importante a se pensar nesse momento é se a pessoa que tem interesse em adquirir sua faculdade tem a capacidade de seguir com ela tendo os mesmos padrões que se tem agora.

Esse negócio foi o fruto de um sonho e esforço seu e, mesmo que você queira agora vende-la, é importante garantir que ela esteja nas mãos de quem terá o mesmo cuidado que você, passando para os alunos e professores essa mesma qualidade, visão e valores que você tinha.

Além de encontrar o comprador ideal, você ainda deve qualifica-lo para passar a administrar seu negócio.

Por isso, é recomendado que você, após o primeiro contato com um possível comprador, faça uma reunião presencial. É importante estar na presença de um especialista como um advogado.

O advogado deverá elaborar um contrato de confidencialidade, garantindo que esse possível comprador não divulgará as informações que você passará.

Informar da existência de empréstimos e financiamentos

Você solicitou algum tipo de empréstimo ou financiamento para a faculdade? É importante, então, deixar isso claro para o futuro dono.

Apresente documentos sobre esse empréstimo (ou empréstimos), assim o possível comprador saberá qual o valor e prazo de finalização. Desse modo ele poderá avaliar se vale a pena investir na aquisição da sua faculdade à venda.

Sobre móveis e equipamentos

Como se trata de uma faculdade, haverá móveis como cadeiras, mesas, carteiras, prateleiras, entre outros.

Negocie também os móveis e demais equipamentos que estão no ambiente. É importante que se faça uma negociação à parte, ainda que se some num valor final.

Aqui você pode contar com a ajuda de um contador, por exemplo, para realizar um levantamento do que se tem, calcular os valores investidos e repassar isso para o interessado.

Faculdade à venda: a importância de manter o sigilo

Se você anunciar uma faculdade à venda, é importante manter o sigilo em todo o processo.

Mas por que isso?

Caso vaze a notícia de que você está vendendo-a, isso pode ser prejudicial para a imagem da sua faculdade.

Imagine se os estudantes ou mesmo os familiares deles souberem que a instituição está à venda? Isso pode gerar notícias falsas e criar uma imagem negativa dela.

E isso pode, ainda, afetar suas chances de vender a instituição de ensino, uma vez que os interessados ficarão preocupados.

Logo, mantenha sigilo total até a efetivação da venda, inclusive para os funcionários.

O contrato de confidencialidade é indispensável aqui. Elabore-o com a ajuda de um advogado e leve para que o potencial comprador assine, evitando que informações sigilosas sobre a faculdade acabem vazando.

Como determinar o valor de uma faculdade à venda

Você sabe quanto vale a sua instituição?

Citamos brevemente aqui que o corretor pode te ajudar a definir o valor para anunciar uma faculdade à venda.

Ele sabe o modo adequado de definir esse valor, sem que o mesmo fique nem acima da média de mercado e nem abaixo. Para isso o corretor utiliza métodos como o fluxo de caixa descontado, due diligence, entre outros.

Logo, esse é um processo de extrema importância e que deve ficar a cargo de quem sabe o que fazer.

Encontrar os compradores certos

Foi-se o tempo em que as empresas apenas colocavam placas de vende-se ou mesmo anunciam em classificados. Atualmente já existem plataformas especializadas na intermediação desse processo de compra e venda de empresas. E isso facilita muito a vida.

Esse é o caso aqui da nossa plataforma, a Quero Um Negócio. Nela você pode anunciar sua instituição de ensino à venda (ou qualquer outro negócio) e ter o contato de compradores em potencial em todo o Brasil.

Nos disponibilizamos uma plataforma transparente e muito intuitiva para você anunciar sem complicações. Mas, se precisar, conte ainda com a ajuda de um dos nossos consultores para encontrar o comprador ideal entre nossos contatos.

Acesse aqui e veja como nossa plataforma de compra e venda de negócios funciona.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook