Tudo que você precisa saber antes de vender clínica oftalmológica

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Você pretende vender clínica oftalmológica? Hoje nós trouxemos algumas dicas importantíssimas para, além de conseguir um bom preço no seu negócio, saber como atuar diante de cada etapa da venda.

Se chegou a hora em que você sente que deve vender seu negócio, antes é necessário uma preparação. Essa preparação é o que garantirá que tudo correrá bem e que se terá o melhor proveito da venda.

E cabe dizer que boa parte das coisas que citaremos aqui valem para a venda de qualquer tipo de empresa.

Vender clínica oftalmológica: por onde começar?

O primeiro passo é saber a razão para vender clínica oftalmológica e quais os objetivos que pretende alcançar.

Se você colocou a clínica à venda para obter um valor financeiro considerável para realizar um novo projeto ou mesmo para se aposentar, então é importante saber como tirar o máximo proveito disso, conhecendo o negócio, destacando seus pontos fortes e fracos, etc.

Já se o objetivo for vender um negócio porque o mesmo se encontra numa situação não favorável, então é necessário saber como mostrar aos potenciais compradores que, mesmo a empresa estando em um momento ruim, é possível que ela se recupere (caso seja possível, claro).

Preparação de uma estratégia para a venda

Outro passo extremamente importante par a venda de um negócio é a elaboração de uma estratégia de venda. Como você chegará no potencial comprador apresentando sua empresa à venda?

Do mesmo modo que se arruma uma casa antes de colocar a placa de “vende-se”, é necessário colocar as coisas em ordem antes de anunciar para vender clínica oftalmológica.

Documentos sobre a parte financeira e fiscal, lucros, financiamentos, linhas de crédito, informações sobre funcionários, contratos de aquisição de produtos, contrato de aluguel, etc., tudo isso poderá influenciar na viabilidade da hora de vender um negócio. Por exemplo: a depender de alguns elementos, o valor da empresa pode ser maior ou menor.

Lembre-se também de sempre manter uma boa gestão da empresa, isso facilitará na hora de organizá-la para a venda.

Não se esqueça de se reunir com sócios para tratar desse processo de venda. É importante essa reunião para saber se eles estão de acordo com a decisão, para fazer a divisão de valores, entre outras coisas.

Esse é o melhor momento para a venda?

Será que esse é o melhor momento para vender a empresa? Muitas das vezes os empresários acabam vendendo o negócio no impulso, como forma de se livrarem de um ou mais problemas.

Quando você criou sua empresa tinha o objetivo de deixar um legado, seja para sua família, equipe, clientes, etc.

É certo que a saída de um negócio é algo inevitável, seja para a venda a terceiros, sucessão familiar, etc. A mudança de posse da empresa é algo certo num dado momento.

Mas do que adianta você ter dedicado tanto para o sucesso do negócio e na hora da venda não dar tanta prioridade? É importante entender como se encontra sua empresa, o mercado, etc., e saber se agora é a hora certa de vendê-la. Lembrando, claro, de realizar um planejamento prévio.

Mantenha a confidencialidade

Vender clínica oftalmológica e deixar isso exposto pode gerar boatos e isso pode ser ruim para a imagem dela. É por isso que tudo deve ser mantido sob sigilo até a transferência do negócio ao novo dono.

Mas a falta de sigilo pode até mesmo comprometer o desempenho dos funcionários e fazer com que a empresa perca valor.

Outra coisa importante é que você não deve revelar nenhuma informação ao potencial comprador sem antes fazê-lo assinar um contrato de confidencialidade. Esse contrato garante a não divulgação das informações por parte dele.

Conte com a ajuda de profissionais

Você possui experiência em gerir sua clínica, mas não em vende-la. Por isso, é crucial contar com a ajuda de um profissional experiente em venda de empresas como um corretor de negócios.

Mesmo que você ache que é muito ter que pagar uma porcentagem da venda a um corretor de negócios, saiba que esses profissionais (quando qualificados) conseguem aumentar o valor da venda.

Desse modo, se você tiver que pagar 10% para eles, eles facilmente conseguem 12% ou até mais de aumento para o valor da empresa.

É muito importante que você saiba deixar nas mãos de quem entende certos processo. Como é o caso também de deixar com um contador de sua confiança a organização dos documentos financeiros e fiscais da empresa e nas mãos de um bom advogado a elaboração do contrato de venda.

Quanto vale sua clínica oftalmológica?

Para fazer o cálculo do valor de sua clínica à venda é necessário considerar elementos como: lucros, ativos, patentes, expertise, clientes, marca, entre outras coisas.

Existem métodos de cálculo que um corretor de negócios conhece bem e usará para realizar esse levantamento.

Mais uma coisa importante é saber se a venda será total ou parcial (há essa possibilidade).

Há ainda como calcular o valor para vender clínica oftalmológica com base em previsões.

Os compradores também estarão interessados em saber como a empresa estará daqui alguns anos, como será sua geração de caixa. Por isso, reúna documentos que possam comprovar que ela estará muito bem financeiramente (tais como contratos e parcerias, por exemplo).

Seja sempre transparente com os possíveis compradores

Assinado o contrato de confidencialidade, mantenha sempre a transparência ao fornecer informações sobre a empresa.

Isso é muito importante. Pois pode ser que o comprador realize a chamada due-diligence, que é uma auditoria para confirmar as informações que você passou sobre a empresa. Não se esqueça disso.

Não abandone o processo

Porém, mesmo que ao vender clínica oftalmológicavocê contrate um corretor de negócios, é crucial se manter a par de tudo. Esteja sempre presente analisando tudo o que esse profissional faz e dando suporte quando necessário.

Uma outra coisa importante é conversar com o seu corretor e orientá-lo a sempre manter uma posição objetiva a todo tempo. Oriente-o a ser objetivo com os potenciais compradores, fornecendo informações verídicas, que possam ser comprovadas por meio de auditoria.

Entreviste cada possível comprador

Quando encontrar compradores interessados em adquirir sua clínica, então reúna-se com cada um deles. E lembre-se que tudo o que você fez até aqui (reunião de informações, elaboração de proposta de venda, definição de valor, etc.) te ajudará a conseguir atrair a atenção do potencial comprador.

Uma dica aqui é fazer uma espécie de pré-qualificação dos compradores, ou seja, fazer uma avaliação deles. Desse modo você evita que as informações da sua empresa caiam em mãos erradas e ainda garante que apenas compradores sérios estejam em sua lista.

Você pode fazer isso também com a ajuda do corretor.

Vender clínica oftalmológica: plataforma especializada

Agora que você sabe os processos envolvidos na venda de uma clínica oftalmológica, pode contar com a nossa ajuda para a etapa da anunciação da venda.

A Quero Um Negócio é uma das maiores plataformas de compra e venda de empresas do Brasil. Atualmente contamos com centenas de usuários vendendo ou comprando um negócio por meio do nosso site.

Se você quiser saber como anunciar sua clínica oftalmológica aqui também, acesse a nossa página com mais informações para vendedores. Você tem a opção de anunciar você mesmo ou contar com a ajuda de um dos nossos consultores especializados que tratará de encontrar o melhor comprador.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook