Abrir o próprio negócio é o sonho da vida de muitas pessoas. Um dos empreendimentos que ocupa o topo da lista dos empreendedores é o salão de beleza! Afinal, cuidar do bem-estar e da autoestima dos indivíduos é um trabalho recompensador. Explicaremos, a seguir, o que todo mundo deve saber antes de abrir o seu estabelecimento.
Assim como qualquer comércio ou empreendimento, abrir um salão de beleza requer bastante conhecimento em diversas áreas e muito planejamento. Caso contrário, o negócio estará fadado ao fracasso antes mesmo de começar a funcionar.
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O poder do planejamento
Planos existem para que não esqueçamos de nenhuma etapa importante ao longo da caminhada (seja qual for o processo: de receita de bolo a abrir um negócio). Dessa forma, o primeiro passo é traçar, de fato, um plano e ter em mãos as informações necessárias. Entre elas, estão a definição do público-alvo, os riscos e ameaças, a verba para espaço e equipamento, as oportunidades de mercado…
A reunião desses dados é fundamental para facilitar a tomada de decisão e trilhar um caminho mais firme.
Para começar do zero um planejamento de negócio, é preciso seguir alguns passos importantes: o primeiro deles é pesquisar e ter em mãos uma análise do mercado. Afinal, é fundamental saber quem é a concorrência, o seu público-alvo e, até mesmo, quem serão os fornecedores dos seus produtos e equipamentos.
Apenas com todo esse material pronto que será possível pensar e criar um posicionamento de marca. Essa estratégia significa a imagem que o empreendedor quer passar para o público. O serviço oferecido será de qualidade, mas com preços acessíveis? Ou a ideia é criar uma atmosfera de produtos e trabalhos caros, para uma parcela específica da população local?
O posicionamento ajuda o dono do negócio a criar estratégias financeiras e de marketing específicas para o seu nicho e público.
Em seguida, finalmente começa a fase mais operacional do planejamento. Nesse momento, cabe ao empreendedor buscar profissionais, equipamentos e alinhar com toda a equipe quais serão os serviços oferecidos dentro do estabelecimento.
Durante essa fase do seu planejamento, priorize a qualidade de tudo que adquirir e de quem contratar. O rendimento e a produtividade deles estão diretamente relacionados à prosperidade do salão de beleza.
Estude! Estude! E estude!
A análise de mercado já está dentro da fase do planejamento, mas ela é tão importante que merece um espaço só dela! Principalmente quando estamos falando sobre abrir novos negócios.
A pesquisa de mercado, além de oferecer uma ideia mais clara e precisa sobre o segmento em que a sua empresa está inserida, apresenta ainda oportunidades valiosas. No caso de um salão de beleza, é possível entender o que outros estabelecimentos oferecem ou deixam de oferecer. A vantagem está em saber o que é pouco ofertado e, ao mesmo tempo, muito demandado pelos clientes.
Encontrar e preencher essas lacunas são excelentes oportunidades de se destacar na região onde o salão será aberto.
É através das pesquisas e de muito estudo que empreendedores (e marcas, no geral) têm um olhar bem mais profundo sobre a sua persona (a versão semi fictícia de um cliente ideal).
Saber dialogar com a persona é essencial para atingir bons resultados. Afinal, na linguagem do marketing, quem quer falar com todo mundo, acaba não falando com ninguém. Portanto, estude muito o perfil do seu cliente ideal. A partir desses dados, crie campanhas muito mais específicas e direcionadas (além de potentes). Compreenda quais são os costumes, problemas, dúvidas mais frequentes, por exemplo. E, então, crie pacotes promocionais, serviços novos e especializados, campanhas digitais com soluções e aproximação.
Entender a persona do salão é importante ainda para decidir quais serviços oferecer. Por exemplo, se o modelo fictício de consumidor ideal for uma figura masculina, não é muito inteligente investir tanto em um leque de tratamentos e processos exclusivamente femininos (a não ser que o objetivo seja atrair outros tipos de públicos).
Onde abrir um salão de beleza?
A resposta para sua pergunta está nos passos anteriores, mas é importante demais para não ser explicado devidamente. Todos os dias, milhares de pessoas passam pelas ruas do bairro onde moram e são atraídas por lojas, estabelecimentos ou qualquer novidade por ali.
Por isso, estudar os locais onde há mais demanda pelo negócio que você quer abrir é fundamental! Afinal, não adianta se estabelecer num ponto por comodidade ou por “achismo”. Outro erro crasso é pensar que o lugar mais caro é a melhor opção. Se o seu salão de beleza não for o que o público daquela região busca ou não oferecer o que eles querem, é um dinheiro mal investido.
Pensando novamente na persona da empresa, saber onde ela mora é extremamente relevante. Isso porque o endereço dela diz muito sobre seu poder aquisitivo, seus gostos, seus interesses e, até mesmo, seus costumes.
E não se esqueça de ver onde os seus concorrentes estão. Normalmente, onde há demanda, existe o estabelecimento. Portanto, veja por onde vale a pena competir e disputar território.
Atenção às burocracias!
Os estabelecimentos relacionados à beleza e estética apresentam obrigações burocráticas mais complexas do que outros tipos de negócios. Por isso, não deixe de lado essa parte e faça com muita atenção. As consequências de um trabalho mal feito pode ser a interdição do ponto.
Assim como qualquer outro negócio físico, é preciso estar em dia com a documentação de alguns órgãos, como a Junta Comercial, a Secretaria de Fazenda e a prefeitura, por exemplo. Uma das diferenças é a regulamentação perante as regras de vigilância sanitária. Afinal, em salões de beleza há muitos produtos químicos. Existe orientação específica para a questão de cosméticos e produtos químicos.
Como falamos, abrir o seu próprio negócio é a realização de um sonho para muitas pessoas. No entanto, não é uma tarefa simples. Se você gostou das nossas dicas, acesse o nosso blog e veja outros conteúdos para abrir ou comprar a sua empresa!
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