Tudo que você precisa saber antes de comprar um auto center

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Está em seus planos comprar um auto center? Veja aqui tudo o que você precisa saber antes de fechar negócio.

Ter um negócio próprio é uma decisão extremamente importante e que deve ser muito bem pensada e planejada. E isso é válido também para quem não quer começará do zero, mas pretende adquirir uma empresa pronta.

Porém, há muitas vantagens em comprar um negócio pronto.

No caso de auto center (ou centro automotivo), esse tipo de negócio nunca encontra tempo ruim, mesmo em meio a momentos de crise.

E você sabe por quê?

Mesmo que haja uma baixa na venda de veículo novos, há os usados que são revendidos e aquelas pessoas que já possuem um veículo há alguns anos e que precisam realizar reparos, manutenções e manutenções preventivas.

Como veículos mais antigos tendem a apresentar mais problemas, mesmo com baixa nas vendas, sua oficina não deixará de ter clientes. E, também, como citado, há ainda aqueles que não possuem problemas com o veículo, mas querem fazer uma manutenção preventiva, a fim de evitar que surjam problemas.

Mas mesmo com todos os benefícios de uma empresa pronta nesse ramo, é essencial tomar alguns cuidados. O primeiro deles é pesquisar bem sobre a empresa que pretende adquirir, outra coisa é buscar informações sobre a parte fiscal e financeira dela, etc.

Por isso listamos aqui tudo que você precisa saber antes de comprar um auto center.

Qual será seu papel no negócio?

Antes mesmo de sair buscando um auto center à venda, é importante estar pronto para tomar conta de um negócio. Mas é importante também saber qual será seu papel ali.

Você atuará como gestor (gerenciando e administrando a empresa)? Será o diretor? Em qual área tomará a responsabilidade?

É importante que você entenda que não é possível exercer todas as funções de um auto center de forma eficiente.

Se você comprar um auto center, então terá que escolher uma função ali e focar em fazer o seu melhor.

Nesse tipo de negócio, ter um sócio com experiência é fundamental e te ajuda a alcançar ótimos resultados. Veja essa opção também.

Estude muito antes, durante e mesmo depois de comprar um auto center

Na hora de investir num negócio próprio, capacite-se. Como mencionamos no começo do artigo, estar preparado é um dos passos essenciais.

Estude sobre gestão financeira e empresarial, sobre o mercado automobilístico, sobre serviços oferecidos em auto center, etc.

Uma dica é estar sempre atualizado sobre o que há de novo no seu ramo de atuação. Desse modo, você atenderá os clientes da melhor forma possível, melhorará a imagem do negócio e, consequentemente, seus lucros. Ou seja, saberá gerenciar melhor o negócio.

O local é ideal?

Um auto center precisa de um amplo espaço para atender os veículos e, ainda, de um espaço para armazenar peças, etc.

É importante que você investigue outros auto centers (de sucesso) na região e veja como é o sistema ali. Depois disso, veja se o auto center à venda que pretende adquirir possui características similares.

Veja também se o local é adequado para atender as funções administrativas e para atender a demanda. Outra coisa importante aqui é isso: estabelecer a demanda que a oficina poderá atender, busque saber disso com o atual dono.

Como está a parte financeira e fiscal da empresa?

Essa aqui é uma etapa delicada e que deve ser feita com a ajuda de um contador.

Analise se o negócio tem proporcionado lucros, se existem dívidas, se há empréstimos ou financiamentos em nome da empresa, etc.

E os funcionários? Eles estão sendo pagos em dia? Existem processos na Justiça quanto ao atraso de pagamento?

A investigação da parte financeira e fiscal da empresa é uma etapa demorada. E ela deve ser assim a fim de evitar erros e problemas futuros.

Para analisar se o negócio tem lucros, veja receitas e despesas dos últimos 3 anos. Esse processo exige o auxílio de um contador experiente.

Como os clientes avaliam o negócio?

Aqui outra coisa muito importante que você precisa saber antes de comprar um auto center. A opinião dos clientes é fundamental para o sucesso de um negócio.

E hoje em dia os clientes estão cada vez mais exigentes, sem contar que a internet proporciona a eles uma forma de expressarem sua opinião.

Se o auto center realizar um serviço ruim, então ele poderá receber uma avaliação negativa do cliente e outros poderão evitar fazer negócio com ali por conta dessa avaliação.

Aqui nós recomendamos que você faça uma visita ao local e veja como os clientes são tratados. Investigue também usando a internet e buscando as redes sociais do negócio, poderão haver opiniões dos clientes por lá.

Comprar um auto center: seu valor de mercado

Você não deve simplesmente aceitar o valor proposto pelo proprietário sobre um negócio à venda. Pode ser que esse valor esteja fora da realidade de mercado. E para saber isso não basta apenas procurar e comparar empresas do mesmo segmento, há muitos fatores a serem considerados.

Um corretor de negócios é o especialista indicado para fazer essa análise. Com o uso de distintas técnicas e métodos eles chegará a um valor estimado de quanto a empresa vale (com base em pesquisas sobre o mercado e o negócio em si).

Ferramentas e equipamentos

Outro ponto a ser avaliado é quanto as ferramentas equipamentos disponíveis no auto center. Um auto center bem equipado é uma ótima aquisição.

Alguns desses equipamentos e ferramentas são: compressores, elevadores, soquetes, equipamentos para alinhamento e balanceamento, repuxadores, alicates, etc.

Outra coisa importante sobre isso é quanto a itens com problemas.

Há casos em que um e outro equipamento precisará ser substituído e aqui cabe uma negociação.

Se você precisar adquirir um novo equipamentos ou mesmo fazer alguma manutenção, por exemplo, negocie abatendo o valor que terá que gastar do valor do negócio. E é importante que isso não fique apenas na palavras, mas que seja acordado em contrato.

O mesmo vale também para caso seja necessária alguma reforma no ambiente do auto center. Se você tiver que realizar reparos, manutenções, reformas ou trocas, negocie o valor com o dono.

Localização

Para que um negócio tenha sucesso, dentre alguns fatores, é importante que ele tenha boa localização. No caso de quem vai comprar um auto center, locais onde hajam rodovias, por exemplo, são ideais. Ali tende a passar muitos veículos, logo, é onde o seu público-alvo está.

Mas, também, locais com outros tipos de comércios com muito movimento também são perfeitos para isso. Por isso, analise se o local onde funciona o autor center à venda é estratégico.

Funcionários

O sucesso de um auto center depende também da qualidade do serviço feito pelos funcionários. Por isso, identifique se a equipe que atua na empresa é eficiente.

Mecânicos mal intencionados acabam afastando os clientes e você não quer atuar num negócio assim, não é mesmo?

Os donos de veículos possuem um comportamento similar a quem vai, por exemplo, num barbeiro ou cabelereira: se ele ou ela fizer um bom serviço, então se tornará de confiança para aquela pessoa.

Esse é um segredo para se ter relações duradouras com os clientes (fidelizar esses clientes). Não se esqueça disso ao comprar um auto center.

Mas não se esqueça ainda que você pode buscar a empresa que deseja aqui mesmo em nossa plataforma: a Quero Um negócio.

Aqui, donos de empresas de variados segmentos anunciam para compradores de todo o Brasil. E você não paga nada para encontrar a empresa dos seus sonhos.

Que saber como nosso sistema funciona? Então acesse aqui e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook