Transportadora à venda: 5 dicas que você precisa saber antes de comprar uma transportadora

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

A aquisição de uma transportadora à venda é um decisão que deve ser muito bem planejada.

Mesmo que investir num negócio pronto ofereça muitas vantagens, existem os dois lados da moeda.

No caso de uma transportadora, ela apresenta muitas vantagens, afinal de contas oferece um serviço que hoje em dia é essencial, mas por outro lado existem os desafios de gerir esse tipo de negócio (assim como qualquer outro) e, ainda, na hora da aquisição, você deve estar atento a pontos importantes.

Ainda que esse se configure num bom investimento, é necessário saber como a empresa está: como anda sua saúde financeira, o desempenho dos funcionários, carteira de clientes, contratos com fornecedores e outros prestadores de serviços, etc.

Foi por isso que resolver elencar aqui 5 dicas para te ajuda na hora de comprar uma transportadora. Essa dicas te darão uma base de como atuar antes de fechar negócio. Confira-as a seguir.

1 – Você está pronto para isso?

Como está sua situação financeira agora? Você se preparou para essa nova etapa em sua vida? E a sua parte psicológica, ela também está preparada para essa mudança?

Muitos empreendedores se deixam levar pelo calor do momento e, então, tomam uma decisão sem pensar. Mas, nos negócios, a parte racional deve sempre falar mais alto.

Planeje tudo com muita antecedência:

– Seu orçamento pessoal;

– Os objetivos que você tem com o negócio;

– Estude sobre o mercado e sobre o tipo de empresa que pretende investir (isso é de extrema importância);

– Saiba de onde vai tirar o valor necessário para a aquisição da empresa: se realizará financiamento, se terá um sócio que entrará com a parte restante, etc.;

– Entre outros.

Essa preparação é de suma importância para que você adquira uma transportadora que esteja em acordo com seus objetivos e, claro, que seja um negócio lucrativo, promissor.

2 – Qual o tipo de transportadora que quer adquirir?

Há mais de um tipo de transportadora à venda. Nesse caso, você deve selecionar a que mais se encaixa com o que você pretende.

Se você acredita no poder do e-commerce, então pode comprar uma transportadora que atue nesse segmento. No caso, seria uma transportadora de mercadorias.

Já se você pretende investir no ramo de transporte de cargas maiores, pode apostar na aquisição de uma transportadora de cargas pesadas.

Há ainda outros tipos de transportadoras que você pode investir, tais como:

– Transportadora de veículos;

– Transportadora de cargas perigosas;

– As focadas em transporte de medicamentos;

– Transportadora para mudanças;

– Transportadora urbana, metropolitana ou interestadual;

– As transportadora de cargas perigosas;

– Entre outros tipos.

Cabe a você analisar qual o tipo que mais se encaixa com seus propósitos ou que lhe será mais vantajosa.

Para isso você pode também contar com a ajuda dos serviços de um corretor de negócios. Esse profissional possui toda a experiência necessária para analisar negócios e encontrar algo de acordo com seu perfil de investidor.

3 – Analisando a empresa por dentro

Pode ser que por fora o negócio aparente ser promissor, lucrativo, mas vendo mais de perto a história seja outra.

Mas como identificar isso ao encontrar uma transportadora à venda?

Primeiramente, obtenha informações sobre a empresa com o dono: entre em contato com ele e solicite informações sobre faturamento, carteira de clientes, contratos, etc. Ele pedirá que você assine um contrato de confidencialidade para não divulgar os dados que terá acesso.

Com esses dados em mãos, analise junto a um contador as informações. Ele terá que analisar o histórico financeiro e outros documentos para se certificar de que o negócio está numa boa fase.

Outros pontos que complementam essa pesquisa é saber a opinião dos clientes. Isso você pode saber usando a internet também: em plataformas como o Google Meu Negócio é possível conferir as avaliações dos clientes sobre a transportadora.

Você também pode usar as redes sociais para obter mais informações sobre a imagem da empresa.

Outra coisa que você deve fazer também é saber o desempenho e atuação dos funcionários. O ideal, nesse caso, seria visitar a transportadora e conferir de perto como eles atuam. Mas há ainda como solicitar ao proprietário uma análise de desempenho da equipe.

Ainda falando sobre a análise do negócio, outra coisa essencial é saber da existência de dívidas no negócio.

Muitas empresas acabam solicitando financiamento para a aquisição de equipamentos ou reformar, por exemplo, e você deve saber se a transportadora à venda que pretende adquirir possui algum financiamento ou empréstimo, uma vez que, se sim, ele será responsabilidade sua.

Converse com um contador e saiba quais outras informações são fundamentais. Essa etapa é extremamente importante e deve ser feita com cuidado e atentando-se aos detalhes.

4 – Equipamentos, frota, entre outros

Você está prestes a investir numa transportadora à venda e, por isso, deve saber também do estado dos caminhões e outros equipamentos.

Pode ser que alguns dos veículos precisem de manutenção. Nesse caso, você deve conversar com o atual dono para que ele solucione esse problema.

Mas aqui há mais uma coisa importante para se atentar: a frota é própria?

Há empresas do setor de transporte que contam com frota própria, enquanto outra atuam sem frota.

Mas como assim?

Elas atuam com uma frota terceirizada, com motoristas terceirizados. Nesse caso, existem suas vantagens como a diluição de custos, veículos sempre em bom funcionamento, etc.

Mas contar com frota própria traz também muitas vantagens como: manter um padrão de qualidade no serviço, atender demandas de maneira mais rápida (com veículos sempre disponíveis), entre outras.

Converse com o dono do negócio e obtenha essa informação também. Pois, nesse caso, haverá um contrato com outra empresa para o fornecimento dessa frota. E você deve estar ciente de cada contrato existente.

Por falar em contrato, uma dica extra aqui é que você saiba da existência de contratos com empresas.

Por exemplo:

– Se você pretende adquirir uma transportadora à venda para transporte de mercadorias, então obtenha informações sobre a existência de contratos com empresas do setor de e-commerce e outras que precisem desse tipo de serviço. Com contratos assim, então o negócio sobrevive muito bem.

Uma carteira de clientes baseada em contratos com lojas virtuais garante que o negócio vá bem. Pois isso é uma espécie de garantia, de ativo do negócio também, por assim dizer.

5 – Negociando valores

A etapa de negociação de valores não deve ser feita sem a ajuda de um especialista. Pode ser que o valor anunciado pelo proprietário esteja além do que o negócio realmente valeria.

Mas o que fazer aqui?

Nesse caso a ajuda do corretor de negócios é essencial. O corretor analisará diversos aspectos da transportadora à venda e obterá uma estimativa de valor final. Assim você investirá bem o seu capital para ter o seu próprio negócio.

Do mesmo modo que montar um negócio do zero, adquirir uma transportadora à venda precisa ser algo bem planejado. Certo que há muitas vantagens na segunda opção como carteira de clientes, equipamentos, lucros imediatos, menos riscos, etc.

E se você quer encontrar um bom negócio para investir, acesse a nossa plataforma e faça uma busca. A Quero Um Negócio com anúncios de empresas à venda por todo território brasileiro. Acesse já aqui e confira.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook