Tendências de negócios para 2020

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Depois de 2018, um ano pós-crise econômica que deixou o país em recessão, empreendedores brasileiros aproveitaram 2019 para se reinventarem comercialmente. Novos nichos de mercado emergiram e outros ousaram inovar para se fortalecer. Dessa forma, já é possível delinear um conjunto para tendências de negócio 2020.

Se você espera investir em breve em negócio lucrativos, deve saber o que tem registrado crescimento no mercado e o que tem ficado para trás. Nem sempre a opção mais óbvia é a que você deve seguir. Por isso mesmo, é importantíssimo estar atento ao ranking de negócios em alta.

Pensando nisso, separamos uma lista de sete tendências de negócios 2020 com base em indicadores e pesquisas do mais recente panorama de negócios no Brasil.

Fique atento às dicas e tente aproveitá-las ao máximo, sempre as trazendo para a sua realidade de negócio e ao seu perfil como empresário.

Tenha em mente também que, independente do setor, estamos na era dos smartphones e não há como fugir da tecnologia se quisermos ter bons resultados e excelentes lucros .

Sem mais delongas e vamos ao que interessa. Confira abaixo lista de tendências de negócios 2020:

1- Economia sustentável

Não é de hoje que a economia sustentável figura entre as preferidas na lista de negócios lucrativos e, em 2020, não será diferente. Com o aprofundamento de problemas ambientais, cresce cada vez mais a busca por opções menos prejudiciais e mais sustentáveis.

Pesquisas indicam que o empreendedorismo com viés sustentável deixará de ser uma opção para ser uma exigência do mercado. Investir, agora, nesta área de forma criativa pode lhe conferir um grande diferencial no mercado.

A sugestão é que você aposte em um negócio que apresente soluções sustentáveis por meio de produtos ou serviços realmente eficientes. Em outras palavras, a empresa precisa ser ecologicamente correta e economicamente viável.

A energia solar ou métodos de reutilização de resíduos e reaproveitamento de água são alguns bons exemplos de tendências de negócios 2020 envolvendo economia sustentável.

2- Alimentação saudável e mercado fitness

Como foi dito anteriormente, a população tem ficado mais atenta a soluções menos prejudiciais e isso inclui também a alimentação. Por isso, investir no mercado fitness ainda é uma tendência em crescimento e uma aposta certeira para o sucesso.

Para se ter uma ideia, pesquisa da Brasil Food Trends 2020 mostra que este mercado experimenta, em média, um aumento de mais de 12% ao ano, colecionando cada vez mais e mais adeptos.

O mercado está cada vez mais aberto a este tipo de negócio e, com uma melhora discreta na economia, também é comum que as pessoas invistam ainda mais na alimentação saudável.

3- Bem-estar e saúde

A busca por um estilo de vida mais saudável também passa pelo bem-estar e pela saúde. Por isso, produtos e serviços da área tendem a crescer, ainda mais, em 2020.

O negócio, entretanto, demanda um investimento inicial e não oferece necessariamente retorno imediato. Neste contexto, é importante estar atento às novidades do mercado e apostar em atividades diversas para fidelizar cada vez mais clientes.

Coaching em saúde e espaços de bem-estar são alguns novos exemplos de sucesso nesta área. Apesar de mais tradicionais, o ioga e o CrossFit, por exemplo, também não tendem a perder espaço no mercado.

4- Economia colaborativa

Não sendo necessariamente um tipo de negócio, a economia colaborativa é uma tendência mundial que também está relacionada à mudança de comportamento dos consumidores.

O consumismo perde espaço para o compartilhamento e é preciso estar atento às novas demandas para se inserir neste contexto. Aqui, o investimento ocorre pela troca de serviços e objetos.

Mas como ganhar dinheiro com economia colaborativa? A ideia é que a sua empresa surja como mediadora para otimizar essa relação de troca.

A intenção é oferecer benefícios tanto para quem procura o serviço como para quem o oferece, dando condições e a segurança necessárias para este tipo de transação. É o que faz com maestria a Uber e o AirBnb, por exemplo.

Busque soluções práticas e realmente úteis. Uma dica recente de sucesso é a criação de espaços de coworking.

5- Coaching

Mesmo dividindo opiniões, o coaching é uma tendência que tem ganhado muito espaço e adeptos em território brasileiro. A popularização da prática ocorreu nos últimos anos, indicando que veio para ficar. Por isso, abrir uma empresa de coaching está entre as tendências de negócios 2020.

Uma dica valiosa é que você se especialize em um determinado setor e, por meio das aulas e aconselhamento, faça com que os clientes contem com melhores resultados.

Você pode oferecer serviço de coaching nas áreas pessoal, profissional ou de saúde e bem-estar, por exemplo.

6- Mercado pet

Pesquisa recente do Grupo GS& Gouvêa de Souza, expert em mercado de varejo e consumo no Brasil, mostrou que o mercado pet promete render aproximadamente R$ 20 bilhões em 2020.

Mesmo com as baixas na economia, este é um mercado que tem sobrevivido e crescido ao longo dos anos. Hoje, são vários os produtos e serviços especializados para quem é “pai de pet”.

A alimentação segue sendo a opção a mais rentável para quem quer investir no setor. Mas a inovação também tem dado certo. Hoje, são oferecidos aos bichinhos serviços como SPAs, creches e hotéis, só para citar alguns exemplos.

7- Clubes de assinatura

Parece ultrapassado falar em clubes de assinatura em uma lista de tendências de negócios 2020, mas não se engane. Esta é uma tendência que tem voltado a ganhar espaço entre os brasileiros nos últimos anos.

A estimativa, conforme pesquisas mais recentes, é de que o setor apresente crescimento de aproximadamente 30% até o ano de 2020.

O formato aposta no saudosismo, mas também tem se tornado moda entre jovens que não viveram a onda dos clubes de assinatura nos anos 1980 e 1990.

O diferencial deste tipo de negócio é que o consumidor se torna fiel ao serviço rapidamente e se torna um divulgador da marca. Além disso, um clube de assinatura pode tratar de temas muito diversos, desde livros e outros materiais educacionais até itens gourmet, como queijo e vinhos.

(Início do texto novo)

8. Drones

Os drones já são muito presentes no mercado, mas ainda não adentraram todos os setores. Por isso, os investimentos estão mais viáveis a partir de agora.

Estima-se que até o final de 2020 o lucro da indústria de drones chegará a 100 bilhões de dólares. E, segundo o relatório da Aviation Administration dos EUA, o mercado irá triplicar até 2023.

Além de fabricação e vendas, o serviço de aluguel de drones estará mais amplo, atendendo os mais variados setores. Entre os mercados que estão em busca da tecnologia estão a agricultura, topografia de terras, segurança e serviços de busca e resgate.

As tendências de empreendedorismo para os drones também surgem nos setores governamentais e de conteúdo audiovisual da indústria do entretenimento e comunicação.

9. Consultas médicas virtuais

Os serviços de telemedicina crescem rapidamente, chegando a cidades menores e regiões remotas. Uma das causas para isso é a alta taxa de absenteísmo de pacientes, que eleva os custos e gera prejuízo para a indústria médica.

Com isso, os serviços de telecomunicação estão entre as tendências econômicas, principalmente os sistemas que permitam consultas à distância, totalmente virtuais. Há uma grande demanda por um sistema confiável, interativo, que agiliza as consultas e diminua a taxa de não comparecimento.

10. Estética

O mercado de estética, principalmente os serviços de SPA, é atrativo e amplo, sobretudo no Brasil.

Para se ter uma ideia, nos últimos anos o crescimento foi de 567%, segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos.

Entre os serviços em alta está o skincare, que são tratamentos voltados para relaxar e melhorar a pele. Esse contexto não só impulsiona novos empreendedores, como atrai investidores para o mercado. Sendo um dos setores que mais crescem, vale a pena estudar o mercado para encontrar oportunidades.

11. Energia renovável

A energia eólica ganha o mundo, e no Brasil já é a segunda maior fonte de energia desde o primeiro semestre de 2019. Com isso, mais empresas entram no mercado oferecendo suporte para a indústria e impulsionando mais o crescimento do mercado.

Além disso, a energia renovável vinda dos painéis solares também marcha em passos largos. Já vemos cada vez mais os projetos à venda em segmentos do comércio, como materiais de construção.

Outro ponto que impulsiona essa tendência de mercado no Brasil é a baixa dos juros no país. Investidores que financiaram um projeto poderão pagar menos energia elétrica por mês, e com isso terão um rendimento até maior do que rendimentos com títulos. Por isso, a procura no mercado será grande.

12. Gig economy

O termo ainda não é conhecido, mas o sistema de trabalho proposto pelo gig economy já está atuante no Brasil há alguns anos. Trata-se de um novo meio de organização do trabalho que permite trabalhadores autônomos encontrar trabalho temporário sem vínculo formal com a empresa.

A ideia é simples: o trabalhador precisa de um trabalho e a empresa que precisa de mão de obra. Ambos fazem um contrato através de uma plataforma de gig economy. Em certa medida, é mais uma maneira para o trabalhador conquistar o próprio negócio.

13. Agricultura vertical

Como o número de pessoas no mundo aumenta com rapidez, é preciso melhorar a oferta por alimentação, e por isso a agricultura sempre figura como uma das “tendências econômicas.

A agricultura precisa produzir mais em um menor espaço. Nesse contexto, nasce a agricultura vertical: ao invés dos largos campos, o plantio é feito para cima, “empilhando”. Com essa tecnologia, agricultores podem dobrar a produção rapidamente, além de ser uma das tendências de empreendedorismo

A agricultura vertical também oferece muitos recursos para os habitantes de cidades. Eles poderão plantar as próprias comidas em um espaço pequeno, até em apartamentos. Por isso, essa será uma tendência de negócios em 2020 também para as cidades.

14. Compartilhamento de carros

Os aplicativos de corridas e caronas foram alguns dos negócios lucrativos. Agora a tendência de mercado é o fortalecimento de aplicativos de compartilhamento de carros, que irá levar ainda mais dinamismo para o meio de transporte das cidades.

É verdade que o serviço já existe desde 2010, mas como agora ele estará mais acessível, devido ao grande número de startups e empresas que investiram no segmento, é uma das fortes tendências econômicas. Muitos usuários procuram por serviços que ofereçam um bom lucro pelo aluguel dos seus veículos.

tendência é que o compartilhamento de carros se fragmente em nichos, para poder atender demandas específicas. É o caso dos compartilhamentos de carros de luxo, elétricos ou de uma marca específica. Até porque até as grandes montadoras, que sabem identificar oportunidades de negócios, já aderiram à modalidade.

15. Impressão 3D

A impressão 3D não é apenas uma das tendências de negócios para 2020, mas também uma das tecnologias que irão revolucionar o mercado nos próximos anos. No Brasil, mesmo em cenários de instabilidade financeira, o ritmo de crescimento segue 24% ao ano.

A maioria das médias e grandes empresas correrá para investir na tecnologia. Ela permite mais agilidade, flexibilidade, além de uma grande redução de custos.

Uma das maiores vantagens das impressoras 3D é seu dinamismo para trabalhar em diferentes setores. Ou seja, a empresa pode investir em um único aparelho e ainda ter resultados para fins diferentes. Por isso tem sido solicitada desde a indústria pesada à saúde.

16. App de relacionamentos

O segmento não é novo, mas não podemos deixar de anotar as ideias de negócio que envolve os aplicativos. Agora a tendências de empreendedorismo nesse mercado é a possibilidade de contar com vários tipos de aplicativos.

Ou seja, surgem novos nichos para públicos segmentados. É o caso do app Divino Amor, voltado aos evangélicos. O usuário pode filtrar a busca para encontrar um membro da sua igreja.

17. Software as a Service – SaaS

Em forte impulso, o mercado de SaaS trouxe diversas oportunidades de negócios para empresas pequenas. Ao invés de venderem o software, eles vendem assinaturas, o que permite terem negócios lucrativos com ganhos sazonais.

O mercado tem mudado bastante desde o surgimento do SaaS, pois cada vez mais softwares inteligentes, voltados a pequenos nichos, possibilitam o aumento de produção e melhoria da gestão do negócio. Por isso, o SaaS é uma das tendências de negócios para 2020. O mercado ainda pode ser muito bem explorado, levando serviços para os mais variados ramos, e todos ganham com isso.

(Fim do texto novo)

Gostou das dicas, mas ainda tem dúvidas sobre qual negócio investir em 2020? A Quero um Negócio é uma plataforma ágil que vai ajudá-lo nesta missão. Acesse nosso site e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook