Tendências de negócios 2020: fique por dentro!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Depois de 2018, um ano pós-crise econômica que deixou o país em recessão, empreendedores brasileiros aproveitaram 2019 para se reinventarem comercialmente. Novos nichos de mercado emergiram e outros ousaram inovar para se fortalecer. Dessa forma, já é possível delinear um conjunto para tendências de negócio 2020.

Se você espera investir em breve em negócio lucrativos, deve saber o que tem registrado crescimento no mercado e o que tem ficado para trás. Nem sempre a opção mais óbvia é a que você deve seguir. Por isso mesmo, é importantíssimo estar atento ao ranking de negócios em alta.

Pensando nisso, separamos uma lista de sete tendências de negócios 2020 com base em indicadores e pesquisas do mais recente panorama de negócios no Brasil.

Fique atento às dicas e tente aproveitá-las ao máximo, sempre as trazendo para a sua realidade de negócio e ao seu perfil como empresário.

Tenha em mente também que, independente do setor, estamos na era dos smartphones e não há como fugir da tecnologia se quisermos ter bons resultados e excelentes lucros .

Sem mais delongas e vamos ao que interessa. Confira abaixo lista de tendências de negócios 2020:

1- Economia sustentável

Não é de hoje que a economia sustentável figura entre as preferidas na lista de negócios lucrativos e, em 2020, não será diferente. Com o aprofundamento de problemas ambientais, cresce cada vez mais a busca por opções menos prejudiciais e mais sustentáveis.

Pesquisas indicam que o empreendedorismo com viés sustentável deixará de ser uma opção para ser uma exigência do mercado. Investir, agora, nesta área de forma criativa pode lhe conferir um grande diferencial no mercado.

A sugestão é que você aposte em um negócio que apresente soluções sustentáveis por meio de produtos ou serviços realmente eficientes. Em outras palavras, a empresa precisa ser ecologicamente correta e economicamente viável.

A energia solar ou métodos de reutilização de resíduos e reaproveitamento de água são alguns bons exemplos de tendências de negócios 2020 envolvendo economia sustentável.

2- Alimentação saudável e mercado fitness

Como foi dito anteriormente, a população tem ficado mais atenta a soluções menos prejudiciais e isso inclui também a alimentação. Por isso, investir no mercado fitness ainda é uma tendência em crescimento e uma aposta certeira para o sucesso.

Para se ter uma ideia, pesquisa da Brasil Food Trends 2020 mostra que este mercado experimenta, em média, um aumento de mais de 12% ao ano, colecionando cada vez mais e mais adeptos.

O mercado está cada vez mais aberto a este tipo de negócio e, com uma melhora discreta na economia, também é comum que as pessoas invistam ainda mais na alimentação saudável.

3- Bem-estar e saúde

A busca por um estilo de vida mais saudável também passa pelo bem-estar e pela saúde. Por isso, produtos e serviços da área tendem a crescer, ainda mais, em 2020.

O negócio, entretanto, demanda um investimento inicial e não oferece necessariamente retorno imediato. Neste contexto, é importante estar atento às novidades do mercado e apostar em atividades diversas para fidelizar cada vez mais clientes.

Coaching em saúde e espaços de bem-estar são alguns novos exemplos de sucesso nesta área. Apesar de mais tradicionais, o ioga e o crossfit, por exemplo, também não tendem a perder espaço no mercado.

4- Economia colaborativa

Não sendo necessariamente um tipo de negócio, a economia colaborativa é uma tendência mundial que também está relacionada à mudança de comportamento dos consumidores.

O consumismo perde espaço para o compartilhamento e é preciso estar atento às novas demandas para se inserir neste contexto. Aqui, o investimento ocorre pela troca de serviços e objetos.

Mas como ganhar dinheiro com economia colaborativa? A ideia é que a sua empresa surja como mediadora para otimizar essa relação de troca.

A intenção é oferecer benefícios tanto para quem procura o serviço como para quem o oferece, dando condições e a segurança necessárias para este tipo de transação. É o que faz com maestria a Uber e o AirBnb, por exemplo.

Busque soluções práticas e realmente úteis. Uma dica recente de sucesso é a criação de espaços de coworking.

5- Coaching

Mesmo dividindo opiniões, o coaching é uma tendência que tem ganhado muito espaço e adeptos em território brasileiro. A popularização da prática ocorreu nos últimos anos, indicando que veio para ficar. Por isso, abrir uma empresa de coaching está entre as tendências de negócios 2020.

Uma dica valiosa é que você se especialize em um determinado setor e, por meio das aulas e aconselhamento, faça com que os clientes contem com melhores resultados.

Você pode oferecer serviço de coaching nas áreas pessoal, profissional ou de saúde e bem-estar, por exemplo.

6- Mercado pet

Pesquisa recente do Grupo GS& Gouvêa de Souza, expert em mercado de varejo e consumo no Brasil, mostrou que o mercado pet promete render aproximadamente R$ 20 bilhões em 2020.

Mesmo com as baixas na economia, este é um mercado que tem sobrevivido e crescido ao longo dos anos. Hoje, são vários os produtos e serviços especializados para quem é “pai de pet”.

A alimentação segue sendo a opção a mais rentável para quem quer investir no setor. Mas a inovação também tem dado certo. Hoje, são oferecidos aos bichinhos serviços como SPAs, creches e hotéis, só para citar alguns exemplos.

7- Clubes de assinatura

Parece ultrapassado falar em clubes de assinatura em uma lista de tendências de negócios 2020, mas não se engane. Esta é uma tendência que tem voltado a ganhar espaço entre os brasileiros nos últimos anos.

A estimativa, conforme pesquisas mais recentes, é de que o setor apresente crescimento de aproximadamente 30% até o ano de 2020.

O formato aposta no saudosismo, mas também tem se tornado moda entre jovens que não viveram a onda dos clubes de assinatura nos anos 1980 e 1990.

O diferencial deste tipo de negócio é que o consumidor se torna fiel ao serviço rapidamente e se torna um divulgador da marca. Além disso, um clube de assinatura pode tratar de temas muito diversos, desde livros e outros materiais educacionais até itens gourmet, como queijo e vinhos.

Gostou das dicas, mas ainda tem dúvidas sobre qual negócio investir em 2020? A Quero um Negócio é uma plataforma ágil que vai ajudá-lo nesta missão. Acesse nosso site e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook