Saiba a importância da DRE na hora de vender uma empresa

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Se você faz parte do universo do empreendedorismo, certamente já ouviu falar em Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE). Trata-se de um compilado de informações sobre a vida financeira de um negócio. Portanto, é essencial para quem deseja comprar ou vender uma empresa.

Explicaremos, a seguir, o conceito por trás do DRE e qual é a sua importância.

O que é DRE?

O Demonstrativo do Resultado do Exercício é um documento elaborado normalmente por profissionais de Economia ou Ciências Contábeis, que reúne todas as informações sobre a vida financeira das empresas, durante certo período. Dessa forma, estamos falando das receitas, despesas e custos, por exemplo, bem como os prejuízos e os lucros.

O objetivo do relatório é facilitar a tomada de decisões, principalmente por parte de quem deseja aproveitar o momento para vender uma empresaSe você deseja saber se esse é o melhor cenário para empreender e vender uma empresa, acesse nosso site e descubra!

Afinal, ao entrar de cabeça em um empreendimento, é preciso conhecer muito bem suas características, assim como o faturamento médio e as variações. Isso é possível apenas com dados e análises precisas.

De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis, os empreendimentos devem apresentar o relatório anualmente, com os dados sobre seu patrimônio líquido e as alterações (menos Microempreendedores Individuais, os MEI). No entanto, muitos já adotam a prática, inclusive com mais frequência, com finalidade administrativa.

Qual é a importância do DRE?

Sempre que uma pessoa está interessada em comprar algo, é preciso estudar bem o “terreno”, para entender melhor onde está pisando. O processo de vender uma empresa funciona da mesma forma.

O interessado no negócio avaliará o potencial, com base nos resultados obtidos nos últimos meses ou anos. Dessa forma, serão analisados custos operacionais, a margem de lucro do negócio, bem como o fluxo de caixa. Enfim, tudo que envolve o retorno obtido até então.

Por outro lado, o DRE também é fundamental para tornar a gestão corporativa mais estratégica. Afinal, com base em dados, fica mais fácil tomar decisões sobre o futuro e sobre as mudanças internas necessárias.

Além disso, o poder público também fiscaliza e verifica se todos os tributos e impostos do empreendimento estão em dia. O pagamento dentro do prazo de todas as obrigações tributárias também é um critério para compradores.

O DRE de acordo com as normas e que inclua todo tipo de informação financeira, conforme falamos, é essencial para que o interessado no negócio tenha certeza do custo-benefício do seu investimento.

O cenário está competitivo, mas o empreendedorismo tem seu lugar no mercado. Para tornar uma empresa mais atraente para compradores, é preciso ter em ordem informações valiosas, como o DRE. Explicamos anteriormente que esse instrumento é fundamental inclusive para uma gestão eficiente. Portanto, é importante tanto para vender uma empresa como para negócios próprios.

Empreendedores em dia com seu DRE estão sempre preparados para uma possível proposta. A negociação se torna mais rápida e eficiente. Se você está interessado em comprar ou vender uma empresa, ou deseja saber mais sobre esse mercado, acesse o nosso site!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook