Restaurantes à venda: 10 dicas para encontrar o melhor negócio

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Para quem deseja abrir um negócio na área de alimentação, existem muitas opções, entre elas, os restaurantes. Afinal, alimentar-se é essencial para todo mundo. Existem milhares deles no mundo todo e, se você deseja adquirir um negócio pronto, esta pode ser uma oportunidade.

Assim, como encontrar os melhores restaurantes à venda? Veja em nosso post, algumas dicas para encontrar o melhor negócio, como encontrar um bom ponto comercial à venda e que itens você vai precisar para este empreendimento.

Comprar um restaurante: dicas para fazer um bom negócio

Procurar por aí uma placa “Vendo restaurante” ou “Passo o ponto” em algum estabelecimento ou procurar nas buscas dos classificados “Restaurante compra e venda” é o primeiro passo para quem deseja abrir um negócio neste segmento.

Encontrando as opções, é preciso avaliar e separar o que pode vir a ser um bom negócio de uma “roubada”. É importante não apenas saber cozinhar, mas realizar um estudo meticuloso do mercado. Vejamos como você deve proceder:

Faça uma investigação detalhada dos restaurantes à venda

Não ache que é um bom negócio apenas por ter uma bela fachada. É importante ir mais além, pergunte ao proprietário por que está vendendo, como está a saúde do negócio, a parte financeira e contábil, marketing, a documentação, etc.

Na maioria das vezes, quando um restaurante tem boas vendas, ele não é vendido. Assim, é importante saber as razões da venda. Os motivos mais seguros para quem vai comprar são: o dono atual do restaurante pretende se aposentar, ou ele possui dívidas e quer vender o ponto para pagá-las, ou porque deseja mudar de atividade ou algo similar.

A escolha do local e do público-alvo é importante

É importante uma boa escolha do local do restaurante. Um lugar com um bom fluxo de pessoas estará diretamente relacionado com o sucesso ou o fracasso do empreendimento.

Da mesma forma, a escolha do público-alvo é importante, pois um menu mais refinado não combinaria bem em um local mais popular ou vice-versa. Uma alimentação destinada a idosos poderá não ser apreciada por adolescentes. É importante que o seu restaurante tenha um nicho direcionado para o público-alvo certo.

Verifique a reputação do restaurante

Uma boa reputação de um restaurante já é metade do seu sucesso. Hoje em dia, não é difícil verificar a reputação de um estabelecimento, pois a internet e as redes sociais fazem um bom trabalho neste sentido.

Ou você pode verificar pessoalmente, por analisar sobre quantos clientes o ponto comercial tem, ou procurar saber pelos próprios clientes como foi a experiência deles no local. Também existem ferramentas na web que mostram avaliações de clientes de um estabelecimento.

Peça a ajuda de um profissional

Caso você ache melhor, pode procurar a ajuda de um profissional, como um corretor de imóveis, pois este é imparcial, e está habilitado a investigar mais à fundo as condições tanto físicas, como fiscais de um estabelecimento.

Ele pode, por exemplo, ajudá-lo a criar um documento que faça com que o proprietário se responsabilize pelos equipamentos que já estão em uso e que você irá adquirir, caso algum deles dê problema, para que ele realize o conserto ou faça o desembolso no caso de algum deles parar de funcionar.

Evite entusiasmar-se e mantenha o foco investigativo

Este é o conselho de consultores especialistas no segmento: que compradores evitem se entusiasmar antes de conhecer a fundo o ponto comercial que vai adquirir. “Evite perder o foco investigativo”, é o que diz Reinaldo Messias, consultor do Sebrae de São Paulo. “É um aspecto essencial procurar saber o que já está obsoleto. É importante realizar mudanças quando o restaurante estiver sob nova administração. Geralmente, a começar pela fachada e procurar adaptar o antigo negócio a uma nova realidade.”

Utilize a tecnologia e novas estratégias de marketing

Após a compra do restaurante, o novo proprietário tem que procurar inovar, a fim de manter o negócio em bom funcionamento.

Uma nova estratégia de marketing pode ajudar a melhorar o desempenho da empresa, caso este esteja um pouco em baixa, assim como inserção de novas tecnologias, para informatizar o negócio em questões como, administração, financeiro, estoques, contas, clientes etc.

Treinar os funcionários para a nova realidade da empresa também é importante.

Tipos de restaurantes à venda que você poderá procurar para montar o seu negócio

Restaurante Self Service

São tipos de restaurantes que estão sempre em alta e em destaque, não são apenas tendências. Este modelo de empreendimento que vende comida por quilo, oferece aos clientes praticidade e facilidade ao escolher uma refeição, visto que eles já poderão saber quanto irão pagar antes de comer.

A diferença que este tipo de serviço oferece é a alimentação de qualidade e por quantidade, neste caso, não está enquadrado neste empreendimento o atendimento por garçons ou comidas refinadas.

É um tipo de segmento bastante movimentado.

Restaurante à La Carte ou Tradicional

Neste tipo de restaurante, o cliente é atendido por um garçom e pode ou não fazer reservas de mesas.

E um modelo mais sofisticado de restaurante do que o de self-service. É importante não apenas o tipo de comida a ser servida, mas também o ambiente e a forma como os funcionários irão atender e se vestir.

É preciso um trabalho rigoroso na questão da apresentação do restaurante, dos pratos e de funcionários, caso contrário, o empreendimento não terá sucesso. Quanto mais sofisticação, mais será exigido. No caso deste modelo de restaurante, não apenas a comida está sendo paga pelo cliente, mas também o serviço.

Restaurante de Comidas Típicas ou Étnico

Este tipo de empreendimento pode ser um pouco arriscado, principalmente se o empreendedor for montá-lo em outro país. O local para procura por este modelo de restaurante deve ser ainda mais averiguado do que os modelos anteriores.

Os principais pratos mais comuns apreciados pelos clientes deste tipo de restaurante são os da culinária francesa, italiana e japonesa.

Portanto, se você está em busca de restaurantes à venda ou de um ponto comercial para montar seu negócio, ter conhecimentos de aspectos gerais relacionados com empreendimento é muito importante para não ser enganado pelas aparências.

É de grande importância também, em qualquer modelo de restaurante, prezar pelo bom atendimento, procurando sempre encantar o cliente pelos cardápios bem elaborados e pela apresentação estética do restaurante. Dessa forma, ele terá uma excelente impressão do seu estabelecimento.

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