Restaurante à venda: 7 dicas para comprar

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Pretende comprar um restaurante à venda? Essas 7 dicas são extremamente importantes para fazer um bom negócio.

O mercado alimentício é um dos melhores no Brasil para se investir. E um dos motivos que leva a isso é que mesmo durante a crise ele não é tão afetado como outros mercados são.

Quando há uma crise na economia e as família precisam fazer cortes no orçamento, o que elas fazem é cortar gastos com o que é supérfluo, não entrando nesses cortes a alimentação.

Mas claro que existem outros motivos para investir num negócio no setor alimentício, tais como: o baixo custo para a produção, os lucros elevados, entre outros.

E no caso de adquirir um restaurante em funcionamento, a negociação economiza tempo e também cortará custos. Mas há alguns pontos para serem considerados.

Assim, se você está pensando em adquirir um restaurante à venda, antes, confira essas dicas que selecionamos para te ajudar.

1 – Atenção com licenças e contratos

Contratos de locação, alvarás, licenças, certidões negativas, documentos referentes a processos trabalhistas, comerciais, previdenciários, administrativos, etc. É importante ter acesso a todos esses documentos e informações antes de comprar um restaurante em funcionamento.

Caso o imóvel não esteja numa zona permitida para comércio ou não seja regularizado, ele corre o risco de ser fechado. O mesmo acontece se ele não possuir alvará de funcionamento.

Outra coisa importante também é analisar o atual contrato de aluguel do imóvel e evitar surpresas depois.

Veja se o contrato já está no final e se o proprietário o seguirá alugando para o restaurante. Caso o contrato esteja no fim, discuta uma nova proposta com o proprietário do imóvel e o dono do restaurante.

Também, caso a empresa esteja altamente endividada ou tenha processos trabalhistas em andamento, isso pode acabar tornando o negócio inviável. Esteja atento a isso.

Para conseguir essas e outras informações e documentações, você precisará fazer um acordo de confidencialidade. Esse acordo, basicamente, é um compromisso que você afirma prometendo não usar as informações para outras finalidades que não seja saber mais sobre a empresa com o intuito de adquiri-la. 2 – Entender e aprender os procedimentos e processos

“Se você vai comprar o restaurante do senhor Sirigueijo, precisa saber a fórmula secreta do hambúrguer de siri.” Essa é uma brincadeira, mas que serviu para ilustrar o que queremos dizer.

Caso o negócio vá bem e você queira manter os padrões atuais, terá que negociar com o dono atual o acesso aos processos produtivos. E isso tanto para a produção dos pratos quanto também para os demais procedimentos realizados no local.

A boa notícia aqui é que ao adquirir um restaurante em funcionamento você também contará com a mão de obra anterior, o que lhe poupará tempo e recursos, caso tivesse que treinar novos funcionários.

3 – As condições do local

Veja como se encontra o ambiente: instalações, equipamentos, etc. Assim você saberá se precisará realizar algum tipo de reforma (o que pode ser usado para conseguir abater o valor final).

Veja ainda se o restaurante se preocupa com a higiene, pois você não estará apenas adquirindo um estabelecimento, mas a reputação dele também. E, no caso de um negócio no setor alimentício, a higiene é um dos pontos cruciais.

Não se esqueça de analisar também a vizinhança: saber se é um ponto estratégico, onde passam pessoas que possam vir a entrar no restaurante, se fica bem próximo a locais estratégicos, se há estacionamento ou empresas de estacionamento no entorno, etc.

Uma outra coisa importante aqui é quanto aos móveis e equipamentos disponíveis. Mesmo que eles não tenham o mesmo valor de mercado que tiveram um dia, ainda assim são considerados ativos da empresa e podem chegar a valer até 50 ou 60% do que já valeram, se estiverem em boas condições.

4 – Um cuidado especial com os funcionários

Nós abordamos brevemente aqui sobre apurar se existem processos trabalhistas em andamento. E isso porque, ainda que o negócio aparente ser promissor, no Brasil a aquisição de um negócio sempre será um risco, assim como montar um negócio do zero.

E um cuidado especial que você deve ter é em relação aos funcionários, especialmente os mais antigos.

Veja se o restaurante tem cumprido com seu papel (pagado os devidos honorários, seguido a legislação, etc.), do contrário esses funcionários podem recorrer à Justiça e isso não seria nada bom para você: a Justiça pode condenar o restaurante a ter que pagar uma indenização altíssima.

Você não quer adquirir um restaurante à venda já fadado ao fracasso, não é mesmo?

É por isso que você deve investigar não apenas o que está no papel, pois podem existir passivos (dívidas e elementos que gerem dívidas) que podem ser difíceis de detectar nesses documentos.

5 – Veja se há a possibilidade de fazer implementações

Analise também se o restaurante que pretende adquirir lhe permitirá realizar implementações a fim de otimizar os resultados.

E algumas dessas implementações podem ser: oferecer descontos para funcionários de empresas próximas, estabelecer parcerias com empresas locais, fazer a implementação de programas de pontos para fidelizar clientes, realizar parcerias com marcas e oferecer seus produtos no cardápio, promover um prato todo dia, fazer promoções em datas comemorativas, entre outras.

6 – Verifique a existência de multas

Uma coisa que muitos se esquecem de analisar na hora de comprar um restaurante à venda é a existência de multas.

Se por acaso o estabelecimento foi multado por alguma irregularidade, pode ser que o mesmo tenha um valor enorme para ser pago devido a ela. Mas, também, além da multa, pode haver uma chance enorme dele ser fechado caso ocorra uma irregularidade similar depois.

É extremamente importante saber do proprietário se existe algum tipo de multa no restaurante. E isso, geralmente, pode não estar em nenhum documento apresentado inicialmente.

7 – Pesquise sobre o valor de mercado

Uma outra coisa importante na hora de adquirir um restaurante à venda é saber o seu real valor de mercado.

Se você não fizer isso e pagar o preço que o proprietário disser, pode acabar investindo mais do que deveria. Para te ajudar com essa pesquisa, você pode contar com a ajuda de um contador especializado nisso. Há também como fazer essa pesquisa de preço usando a internet, assim você tem uma estimativa.

Para isso alguns elementos, além do valor de mercado, também devem ser levados em consideração, tais como o potencial de crescimento da empresa, realizar projeções de receitas e lucros da empresa junto ao dono e um contador para os próximos cinco anos, avaliar os valores de móveis, equipamentos, veículos, entre outros bens.

Há todo um processo a ser realizado e um cuidado para ser tomado para se adquirir um restaurante. É algo demorado, mas crucial para você fechar um negócio que lhe seja ideal e lucrativo.

Conte com a nossa ajuda

Adquirir um restaurante à venda é um negócio que pode ser muito promissor. Com ele você terá lucros num prazo muito menor do que teria se começasse algo do zero.

E para te ajudar com isso, a Quero Um Negócio traz a solução que você buscava para ter sua empresa.

Nós reunimos compradores e vendedores numa plataforma exclusiva de anúncios de empresas à venda. Por aqui há empresas dos mais variados segmentos e em todo o Brasil. Para maiores informações e para conhecer alguns de nossos anunciantes, acesse aqui.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook