Repasso franquia de alimentação em Bragança – PA: 5 passos para fechar negócio

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Repasso franquia, por onde devo começar? E se eu estiver em busca de uma franquia de alimentação para investir, então quais os passos?

Como quem compra ou vende uma franquia deve lidar diante desse tipo de negociação?

Hoje aqui queremos te passar informações úteis para ambos os casos. Por isso separamos 5 passos para fechar negócio com êxito. Vamos conferir?

O mercado de franquias em Bragança – PA

No Brasil, a quantidade de franquias disponíveis tem crescido exponencialmente. Nisso, há muitas oportunidades para quem pretende ter o próprio negócio, contudo deseja algo já estruturado.

E há oportunidades também para quem vende uma franquia, uma vez que a procura tem aumentado.

No ano de 2018, por exemplo, a região norte do país, onde localiza-se o estado do Pará, teve um aumento no setor de franquias, indo de 4,9% para 5,3%, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising.

E Bragança não fica de fora disso. Esse município do Pará apresenta um considerável crescimento no segmento de franquias.

Investir em franquias em Bragança é uma ótima oportunidade para ambos os casos.

E o setor de alimentação é um dos melhores para isso. Uma vez que mesmo que haja algum tipo de crise, esse não sofre muito com os impactos: a alimentação é a última a sofrer cortes no orçamento das pessoas.

Repasso franquia: os passos para quem vende

A gente começa falando de quem pretende repassar uma franquia.

Qual o momento certo para a venda? Quanto cobrar? E quanto aos funcionários? Há muitas coisas que se pensar nesse momento.

1 – Repasso franquia: o melhor momento para isso

Primeiramente, a venda deve ocorrer quando o negócio se encontra saudável. Logo, se você adquiriu uma franquia, mas agora deseja repassá-la porque as coisas não estão fluindo bem, esse não seria um bom momento.

Se um fraqueado (quem adquiriu uma franquia) vender o negócio quando ele está no vermelho, então ele sofrerá uma desvalorização. Então, você sai perdendo.

Mas se ainda assim for melhor repassar o negócio porque você não está mais sabendo lidar com a situação, então o faça. Mas deixe o comprador ciente do estado dessa franquia.

2 – Esteja ciente de algo importante

Uma coisa que os franqueados precisam saber é que não podem vender a franquia para qualquer pessoa. Ainda que o negócio seja seu, é decisão do franqueador (dono da marca) aceitar ou não o possível franqueado. É importante ter isso em mente quando for vender uma franquia.

3 – Organize tudo

Vender uma franquia é similar a vender uma empresa, onde você precisa deixar tudo em ordem.

Organize documentos como demonstrativos financeiros, contratos, declarações de imposto de renda, documentos sobre contratação e pagamento de funcionários, de aquisição de mercadorias, etc.

Enfim, deixe seu negócio com tudo isso em ordem. O ideal é que ao longo da existência do mesmo tudo isso já venha sendo organizado.

Essa etapa requer a ajuda de um contador para colocar todos esses documentos em ordem e apontar o que ainda precisa de alguma atualização, por exemplo.

Levante o maior número possível de informações sobre o negócio. E deixe os compradores cientes de possíveis pendências.

“Mas como assim?” Talvez esteja se perguntando.

Por exemplo: se o negócio solicitou algum empréstimo para quitar dívidas ou adquirir mercadorias ou se fez algum financiamento para aquisição de algum tipo de equipamento, por exemplo, é importante deixar isso claro para o possível comprador.

4 – Repasso franquia: defina um preço para a venda

Apesar de ser o franqueador quem decide se um comprador é ou não qualificado para adquirir uma franquia, cabe a você, dono de uma franquia, precificar o negócio.

Aqui deve ser levado em consideração elementos como:

– Força da marca;

– Os resultados que a sua unidade apresenta;

– Fazendo-se previsões futuras;

– Entre outras coisas.

Aqui, um corretor de negócios é quem fará essa análise. Esse profissional tem o conhecimento e as habilidades para fazer previsões, análise, etc., para conseguir te ajuda a definir um preço de venda para sua franquia.

5 – Conte com a ajuda do franqueador

O franqueador tem a obrigação de ajudar o seu franqueado também nesse processo de vender uma franquia.

Ele deve fornecer suporte em processos como conhecimento sobre o mercado e como isso influencia no valor da venda, na divulgação da franquia à venda, para treinar o novo franqueado, entre outras coisas.

Repasso franquia: encontrando uma oportunidade de negócio

Mas e no caso de quem busca uma franquia para aquisição? Quais são os passos necessários?

1 – Definindo em que mercado você deseja atuar

Comece definindo o mercado em que pretende atuar. Trabalhará com produtos ou serviços? E que tipo de produtos ou serviços você escolherá?

O ideal é escolher uma franquia à venda numa área qual você tenha afinidade.

Um exemplo seria unir o útil ao agradável e escolher uma área onde você tenha não apenas afinidade, mas uma junção de conhecimento, habilidade e gosto.

Mas, claro, considere também outros fatores como: lucratividade, nível de investimento e as exigências da empresa franqueadora.

2 – Conheça seus franqueadores

Pesquise sobre a empresa, opiniões dos clientes, de outros franqueados, sobre o modo de operação dela, leia o contrato e os termos, etc. É importante que você sinta confiança com o franqueador, caso contrário não seria ideal fazer negócios.

Um documento importantíssimo é o contrato de franquia, pois nele estão discriminadas todas as obrigações e direitos do franqueador e do franqueado. Por exemplo: nesse documento pode estar descrito no que a empresa franqueadora poderá ajudar seus franqueados: com ferramentas? Treinamentos?

E é muito importante saber isso para quando você precisar de um suporte.

3 – Repasso franquia: entenda o sistema de operação

Como a franquia opera? Esse aqui é mais um ponto importante de ter conhecimento. Você, que busca ou que encontrou uma oportunidade de repasso franquia, deve saber tudo sobre ela.

O que é esperado pelos clientes de uma unidade dessa empresa? Qual o padrão de qualidade? De atendimento? É importante saber como a empresa principal funciona e seguir esse mesmo padrão a fim de atrair e fidelizar clientes.

É claro que é possível adaptar esse padrão ao seu estilo, mas antes você deve entender como tudo funciona.

4 – Como será a aquisição

Agora chegamos ao ponto de falar sobre verba disponível. Como você pretende adquirir uma franquia? Do mesmo modo que precisa de capital para montar uma empresa, também precisará do valor para adquirir uma franquia.

Mas você não precisará desse valor somente para a aquisição da franquia, há ainda:

– Que fazer a contratação de funcionários;

– Aquisição de materiais;

– Investir em promoção do negócio;

– Etc.

Contudo, uma franquia tem como vantagem exigir um investimento menor do que seria ao abrir uma empresa. Sem contar que você já tem um modelo de negócios pronto. E há ainda um “cortar caminho” quando se fala em pesquisa de mercado e de público-alvo.

Há muitas outras vantagens aqui. Mas o fato é que você deve se preparar financeiramente para essa responsabilidade.

5 – Tenha a ajuda de um advogado e prepare-se também

Encontrou uma oportunidade de repasso franquia? Na hora da aquisição é indispensável a presença de um advogado. Ele é quem te ajudará a entender todos os trâmites envolvidos e a compreender termos nos contratos.

Outra coisa aqui é que você deverá se preparar para a administração desse negócio. É uma franquia, mas não deixa de ser o seu negócio. Então, estude bastante.

Um bom começo é pegar os próprios materiais disponibilizados pela franqueadora. Lá você obtém mais informações sobre como a franquia deve ser administrada para se ter resultados positivos.

A franqueadora quer que você cresça, já que o seu sucesso significa o sucesso deles.

Onde comprar ou vender uma franquia?

Você sabia que a Quero Um Negócio também trabalha com anúncios de venda de franquia? Assim, se você estiver em busca de uma oportunidade assim, pode encontrar as melhores aqui.

Já se quiser vender sua franquia, por aqui há espaço parta anunciar seu negócio e ainda contar com a ajuda dos nossos especialistas. Acesse aqui agora e saiba mais.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook