Quero vender minha empresa: por onde devo começar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Seja qual for o motivo que leva você a vender a sua empresa, é preciso ter calma e entender muito bem como este processo funciona. Ao vender um negócio, especialmente um em que foi investido tanto dinheiro e trabalho, é preciso maximizar o retorno, especialmente em longo prazo. Por isso, confira como começar a vender uma empresa.

Calcule muito bem o quanto ela vale

Este é o primeiro ponto que qualquer empreendedor que irá vender uma empresa deve conhecer. Porém, ele é extremamente delicado, por conta de alguns fatores.

Primeiramente, pode existir um erro na valorização da empresa. Por exemplo, investimentos e bens que compõem o capital de giro também são valiosos e devem entrar neste preço. Não se esqueça de nenhum detalhe ao fazer essa conta, para não vender por menos do que a empresa vale.

Tente ser objetivo na precificação

Por outro lado, especialmente nos negócios menores, é comum haver uma grande aproximação entre o gestor e a própria empresa. Por isso, existe também uma tendência a supervalorizar o preço da mesma.

Isso também é arriscado, pois pode afugentar os clientes que não querem pagar muito pelo investimento. É preciso encontrar o equilíbrio do preço que traga o maior retorno possível, mas que seja realista para os clientes.

O motivo da venda

Podem existir inúmeros motivos para a venda de uma empresa. Apesar de grande parte de estes motivos serem pessoal, é uma boa dica avaliar se vale a pena ou não compartilhá-lo com os possíveis compradores.

Naturalmente, eles ficarão desconfiados, pois o investimento é bem grande. Por isso, deixar claro que o motivo é pessoal, como a aposentadoria, por exemplo, pode tranquilizar os compradores, garantindo que não existe um problema com a empresa.

Separe toda a documentação da empresa

A melhor forma de contornar esse questionamento natural dos compradores é com toda a documentação da empresa. Deixe bem claro toda a saúde financeira e fiscal da empresa, mostrando que ela gera lucros e é um excelente investimento.

O canal de venda

Outro ponto importante é escolher o canal de venda. Esse investimento é bem grande, e pode não ser tão fácil assim encontrar interessados. Por isso, procure o canal ideal para anunciar a sua empresa à venda.

Sites como a Quero um Negócio existem para facilitar a compra e venda de empresas, reunindo vendedores e interessados em um único ambiente, e facilitando a vida de ambos.

Pense em um anúncio

Ao encontrar o canal de vendas ideal, é importante pensar no anúncio. Marketing é a alma do negócio, por isso, fazer um “comercial” de venda da sua empresa é importante para atrair mais compradores. Procure destacar a principal vantagem do seu negócio de modo que seja a mais atraente possível para os clientes.

Negocie e esteja sempre aberto

Uma vez que os interessados comecem a surgir, é preciso estar sempre aberto. Primeiramente, para negociar. Nenhum preço está escrito em pedra e você pode avaliar vender por um valor um pouco menor.

A alternativa é esperar até que outro cliente apareça. O ideal é não se colocar em uma posição em que a decisão seja por um motivo externo. Por exemplo, procure não vender com pressa.

Por fim, além de estar aberto para negociar o preço da venda, também é necessário estar pronto para o processo de auditoria, em que todas as informações da empresa irão ser avaliadas. Somente assim a venda irá ocorrer da forma mais tranquila possível.

Quer conhecer um excelente canal para vender a sua empresa? Então acesse o site da Quero um Negócio e confira!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook