Quero vender meu restaurante, como devo proceder?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O momento de crise não é nada fácil para empreendedores ao redor do mundo. Por conta do isolamento social, os hábitos de consumo da população começaram a mudar profundamente. Era bastante comum, durante os finais de semana, frequentar bares e restaurantes para se divertir com a família e os amigos. Contudo, boa parte dos indivíduos prefere realizar pedidos em casa ou, caso o orçamento esteja ainda mais apertado, comprar os ingredientes e preparar seu próprio jantar.

Como proprietário, vender meu restaurante começa a parecer uma boa ideia. No entanto, não saber como proceder, ainda que seja uma ideia bastante comum e que esteja passando pela cabeça de tantos outros empreendedores.

Devo fechar as portas e vender meu restaurante?

Em princípio, fechar as portas pode parecer a única solução para evitar ainda mais prejuízos e fugir da crise. Mas, vender meu restaurante pode ser a forma mais eficiente de resolver os problemas financeiros e reequilibrar as contas.

Cenários de crise exigem mudanças por parte dos consumidores e dos empresários. Não é possível, afinal, que as coisas deem certo se você insistir em manter os hábitos de antes.

Pode ser que vender meu restaurante seja, na verdade, a solução ideal para recomeçar do zero e adaptar o modelo de negócio à crise.

Corte despesas desnecessárias e economize

Um dos principais algozes do empresário é gastar mais do que deveria. O desperdício financeiro, sobretudo em momentos de crise, pode ser fatal para o bom funcionamento de seu negócio. Além disso, a presença de muitas despesas necessárias pode levar a outros problemas ainda mais graves, como desvios de materiais e verba, entre tantos outros tipos de atitudes desonestas.

Nenhum empresário deseja adquirir um estabelecimento desorganizado, uma vez que colocar ordem na casa custa dinheiro e leva tempo, algo bastante caro nos dias de hoje. Portanto, é fundamental que, antes de vender seu restaurante, realize uma reorganização financeira adequada para que o negócio se torne verdadeiramente sustentável durante a crise.

Empresas terceirizadas de contabilidade podem prestar serviços de consultoria financeira, o que pode se mostrar extremamente valioso para a saúde de seu negócio. Pode ser que, através da reeducação econômica de sua organização, a ideia de “vender meu restaurante” seja deixada de lado.

Vendo meu restaurante ou passo o ponto?

Não existe uma fórmula exata sobre qual modelo de negociação é o mais adequado. Vai depender, claro, de inúmeras variáveis relacionadas ao negócio, tais como: localização do ponto, situação financeira etc.

A diferença entre vender seu restaurante ou passar o ponto está no objetivo da negociação: a venda da empresa pode englobar, além da propriedade, todos os bens nela contidos, inclusive o nome do restaurante e todos os contratos de fornecedores e demais serviços pertinentes ao trabalho.

Passar o ponto significa que o objetivo principal da negociação é desfazer-se do negócio anterior e disponibilizar a localidade para que outros empreendedores toquem seus próprios negócios. Sendo assim, a diferença entre venda e passagem de ponto está na finalidade da negociação.

Decida qual a modalidade de negócio que melhor lhe convém com cuidado.

Não é preciso vender toda a empresa

A ideia sobre vender meu restaurante pode parecer, à primeira vista, uma maneira definitiva de me livrar de meu negócio para sempre. Contudo, é possível vender cotas da empresa para a entrada de outros sócios, o que pode ser uma excelente ideia para fugir da crise, melhorar a infraestrutura e colocar as contas em dia.

Alguns proprietários vendem seus restaurantes a terceiros e realizam treinamentos periódicos para os novatos, a fim de garantir que a marca continue representando um padrão de excelência e qualidade. Outros preferem que os proprietários criem sua própria identidade livremente, tendo apenas uma pequena participação societária sobre a arrecadação da empresa.

O modelo correto de negociação, mais uma vez, vai depender das necessidades objetivas do negócio e, claro, do perfil dos sócios em potencial. Alguns proprietários brilham enquanto gestores, bem como outros se destacam por seus dotes culinários e precisam de auxílio administrativo para conduzir com excelência os assuntos pertinentes ao trabalho. Portanto, é preciso vender seu restaurante com todos esses pormenores em mente.

Estoque: devo mantê-lo ou não?

Muitos comerciantes, durante a venda, negociam toda a infraestrutura do negócio em contrato, incluindo o estoque restante. No entanto, essa decisão dependerá, principalmente, da natureza do restaurante e do quão perecíveis são os alimentos armazenados.

É impossível, por exemplo, garantir que peixes mantenham-se perfeitamente frescos até o final das negociações, sobretudo no Brasil, um dos países mais burocráticos do mundo para abrir e fechar empresas.

Como calcular o valor do negócio?

Este é um dos detalhes mais complicados, uma vez que precificar o restaurante de maneira justa pode ser bastante trabalhoso e exigir bastante pesquisa.

A forma mais comumente utilizada para mensurar o valor do restaurante é o lucro trazido por ele. Caso o estabelecimento possua números favoráveis mensais e anuais, estes podem ser utilizados para mensurar o real valor do negócio. Por esse motivo, é extremamente importante refazer toda a organização financeira, se necessário, para valorizar ainda mais o restaurante.

De acordo com o lucro do estabelecimento, é possível calcular o prazo de retorno do valor investido pelo adquirente. Esse é um diferencial bastante interessante e traz confiança ao comprador em potencial.

Na hora de decidir o valor de venda de seu negócio, não deixe de fora a ideia de que, em cenários de crise, empreendedores tendem a não possuir tanto capital como antes para investir. Portanto, tenha jogo de cintura e tenha o coração aberto para negociações.

Conclusão

Vender meu restaurante pode ser a única solução para a crise financeira. Caso todas as opções de recuperação financeira tenham sido esgotadas, vender parte do negócio, ou mesmo ele todo, pode ser o necessário para recomeçar do zero e fazer as coisas de maneira correta, adequadas às atuais necessidades.

Saber onde anunciar seu negócio é um dos primeiros passos para que a negociação transcorra com tranquilidade. Colocar sua empresa à venda no maior portal de negócios do Brasil pode ser a vantagem de que você precisa para sair do aperto. Clique aqui para acessar o portal Quero Um Negócio e anunciar sua empresa!

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook