Quero ter meu próprio negócio e não sei por onde começar? 6 dicas importantes

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

O mercado brasileira está cada vez mais instável, acirrado e especializado. Neste cenário pouco convidativo, pensar na possibilidade de “adquirir meu próprio negócio” é extremamente vantajosa.

Tanto que o empreendedorismo vem se consolidando no Brasil. A possibilidade de adquirir o próprio negócio é animadora no panorama contemporâneo, configurando um investimento seguro, quando planejado estrategicamente.

Afinal, empreender é algo que necessita de planejamento e conhecimento aprofundado do mercado.

Chegou ao ponto decisivo e disse com toda certeza “quero abrir meu próprio negócio” mas não sabe por onde começar? Confira 6 dicas importantes.

Escolher um segmento com o qual tenha identificação

Trabalhar com o que se gosta é algo que soa clichê, mas configura uma realidade. É preciso ter identificação com o ofício, do contrário, torna-se contraproducente. Para quem deseja abrir o próprio negócio é essencial escolher um segmento que se enquadre com o próprio perfil.

Estudar o mercado

Ao definir o segmento de atuação, o próximo passo é estudar o mercado de forma aprofundada. É indicado conhecer outros estabelecimentos atuantes no mesmo ramo e trocar ideias, averiguar acerca da rotina do negócio e quais as perspectivas do setor. É preciso fazer uma pesquisa de mercado com detalhes minuciosos.

Avaliar a viabilidade da região

Esse é outro aspecto de suma importância, uma vez que não adianta investir em um segmento e ter a melhor das estruturas se não houver demanda na região, por exemplo.

Também é necessário averiguar o contrário: se o mercado está saturado naquela localidade. Analisar detalhadamente a concorrência caracteriza uma estratégia importante, uma vez que permite dimensionar o que está funcionando e os eventuais pontos fracos nos serviços concorrentes e, assim, aprimorar as próprias estratégias.

Atentar para a realidade das finanças

É importante escolher um segmento com o qual exista identificação e que também seja viável em determinada localidade, contudo, para abrir o seu próprio negócio é preciso averiguar a viabilidade financeira.

É preciso assegurar que o investimento irá proporcionar o lucro em um prazo viável para a realidade orçamentária e se há capital de giro disponível para manter o negócio, por exemplo. Do contrário, é preciso repensar o negócio.

Elaborar um plano de negócios

Trata-se de um passo vital para qualquer tipo de negócio, afinal, não é possível alcançar resultados satisfatórios sem planejamento. Um plano de negócios serve como uma espécie de guia para todos os âmbitos de um negócio.

Plano de negócios consiste em traçar objetivos claros a curto, médio e longo prazo para o negócio. Tal plano também contempla as informações acerca do mercado, a realidade financeira do negócio, as diretrizes e as estimativas em torno dos resultados.

Investir em capacitação

O mercado está cada vez mais qualificado, portanto, não é possível ascender no mundo corporativo contemporâneo sem capacitação e aperfeiçoamento constantes. É essencial ter conhecimento especializado, investir em capacitação e aperfeiçoamento constantes são armas imprescindíveis para a sobrevivência no mercado.

Conheça os nossos serviços

Acesse o nosso site e conheça melhor os nossos produtos e serviços.

A Quero Um Negócio foi criada visando a compra e venda de empresas, sempre prezando pela excelência do serviço.

Entre em contato com a nossa equipe por meio do nosso endereço eletrônico ou pelos nossos telefones.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook