Quero comprar uma empresa: por onde devo começar?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Muitos consideram que comprar uma empresa é muito mais viável do que começar um negócio do zero. E, realmente, a aquisição de uma empresa pronta demanda menos riscos e menos investimentos.

Se você está pensando em adquirir uma empresa pronta, é importante saber como proceder, quais os passos necessários, e o que é preciso para fazer um bom negócio. 

Nesse artigo elencamos alguns pontos que são extremamente crucias. Você deverá se atentar para eles na hora de adquirir uma empresa em qualquer segmento de mercado.

Quais as vantagens de comprar uma empresa?

Existem muitos pontos positivos em adquirir uma empresa pronta, dentre os quais:

– Redução considerável dos investimentos iniciais;

– Começar operando com um fluxo de caixa relativamente bom (devido a valores na casa e ao estoque existente);

– Outras das vantagens de comprar uma empresa é o baixo risco. Se a mesma estiver com as operações estáveis, então traz uma carteira de clientes, um histórico de lucros, já conta com uma equipe devidamente habilitada e possui um ponto comercial estabelecido.

Que tipo de empresa você quer?

Mas a aquisição de uma empresa é uma grande decisão que pode impactar a sua vida e seus meios de subsistência. Assim, mesmo com essas e outras vantagens, antes mesmo de começar a pesquisar opções de empresas para comprar, defina qual o tipo de empresa que você busca.

Localização, segmento, tamanho, etc., são alguns fatores a serem considerados.

É importante também que você analise se possui afinidade com o segmento de atuação da empresa que pretende adquirir. Veja se possui as habilidades necessárias para gerir o negócio. É importante ser sincero nessa etapa.

Cada tipo de negócio demanda habilidades e conhecimentos distintos, por isso que o recomendado seria optar por comprar uma empresa num nicho que você tenha domínio.

Como comprar uma empresa pronta: os passos necessários

Quando você se depara com uma empresa à venda que é a ideal, o que deve fazer a seguir é uma investigação da mesma.

Essa investigação tem o intuito de identificar como a empresa se encontra: financeiramente, se possui pendencias fiscais, como está posicionada no mercado, etc.

Listamos a seguir alguns pontos extremamente importantes para serem analisados na hora de comprar uma empresa.

Por que o fundador quer vender a empresa?

É comum muitos pensarem que o dono de uma empresa quer vendê-la porque deve haver algo de errado com ela. Alguns acreditam que ou a empresa está falindo ou há algo no mercado que gerará prejuízo num dado momento. Mas esse é um equívoco.

Quando o fundador de uma empresa decide vende-la, os motivos são muitos: pode ser que o modelo de negócios não seja mais o que ele deseja para sua vida, pode ser também que as necessidades da empresa não casem com a fase da vida qual ele está agora, pode ser que ele tenha uma nova ideia de negócio em mente, etc. Assim, ele pode ter iniciado aquela empresa, mas hoje em dia não é mais o que ele deseja.

Contudo, ainda assim, pesquise o motivo do vendedor querer se desfazer da sua empresa. Pode ser também que o negócio não anda bem ou uma mudança que está por vir o afetará.

Pesquise o que não está no papel

Existem muitas coisas sobre a empresa que você não encontrará nas informações e documentos apresentados pelo proprietário. E isso pode acabar atrapalhando o desenvolvimento do negócio.

Como falamos antes, é importante pesquisar bem sobre a empresa que você pretende comprar.

Vá até o local onde a empresa funciona, converse com os comerciantes que estão ali, conheça como é a movimentação, etc. Veja se existe alguma coisa ou se haverá alguma mudança que poderá afetar o negócio e outras coisas. Há detalhes que podem fazer toda a diferença na hora da negociação e que podem influenciar positiva ou negativamente.

A empresa possuí dívidas?

Comprar uma empresa endividada só te trará dores de cabeça. Por isso analise também se há a existência de pendências financeiras, tais como: empréstimos, tributos em atraso, entre outros.

Em muitos casos, essas pendências podem ser tão expressivas que mesmo que a empresa tenha um bom faturamento, não haverá lucros, pois o valor que terá que desembolsar para quitar essas dívidas te deixará no prejuízo.

Nesse caso, há ainda quem opte por adquirir a empresa nesse estado, mas aí entrará numa nova negociação (adquirindo a empresa por um valor menor). Mas, ainda assim, é um risco a se correr.

O acordo de confidencialidade

Quando há uma empresa à venda, ao entrar em contato com o dono a fim de obter maiores informações sobre ela, deve ser feito o chamado “acordo de confidencialidade”. Esse acordo diz que você não pretende usar as informações passadas sobre a empresa para outras finalidades a não ser para se decidir ou não pela aquisição dela.

Sobre a existência de contratos

Veja se o imóvel em uso para o funcionamento da empresa é próprio ou alugado. Caso seja um imóvel alugado, tenha ciência que você assumirá o contrato de locação dessa empresa à venda, podendo também realizar um novo contratado com o locador.

Documentações

Eis aqui um outro ponto essencial na hora de comprar uma empresa: analisar todos os documentos referentes a ela. Não tenha pressa para realizar essa etapa, cada detalhe é crucial para evitar problemas depois.

Alguns dos documentos que você deve verificar são: registro de vendas, lista de clientes, documentos referentes a aquisição de mercadorias, documentos de propriedade, contratos, entre outros.

Analise a situação dos funcionários

Se a empresa já contar com uma equipe, o que provavelmente deve acontecer, é importante também analisar a situação dela. Faça um mapeamento para entender como cada funcionário atua e qual seu desempenho na empresa.

Não custe a questionar sobre a existência de questões trabalhistas, se os funcionários possuem registro, entre outros.

Demonstrações financeiras e declarações

Aqui um outro ponto importante. Você precisa saber sobre a saúde financeira da empresa antes de fechar negócio. Examine as demonstrações financeiras da empresa e também as declarações fiscais dela dos últimos cinco anos.

Para isso você pode contar também (e é o ideal) com o apoio de um contador ou de um escritório de contabilidade. Assim você saberá a real rentabilidade da empresa, suas dívidas e outras coisas nesse âmbito.

Conte com o apoio de um advogado e de um contador

Como existirão contratos e outras papeladas que exigirão um conhecimento técnico (haverá muitos termos jurídicos de difícil compreensão por parte de quem não é da área do Direito), é imprescindível contar com um advogado na hora de comprar uma empresa. Ele prestará todo o apoio jurídico necessário.

Conte também com o apoio de um contador, como mencionado no tópico anterior. Ele não é apenas o cara dos impostos, mas é essencial durante todo o processo de aquisição da empresa e ao longo da existência dela.

O advogado fará a análise dos documentos legais, já o contador será de grande auxílio para avaliar a situação financeira da empresa.

Gostou do artigo? Pretende investir numa empresa pronta?

Na plataforma da Quero Um Negócio você encontra diversas opções de empresas à venda em segmentos variados. Nossa lista compreende empresas disponíveis em todo o território nacional. Intermediamos as negociações e tornamos tudo muito mais simples e transparente para você.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook