Quero comprar uma empresa: o que analisar antes de comprá-la?

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É muito comum, diversos mercados empreendedores que procuram adquirir empresas prontas que estão passando o ponto, para começar ou expandir suas operações. Uma empresa bem posicionada no mercado e com uma boa saúde financeira, pode ser uma grande oportunidade para os negócios, pois as chances de dar certo são bem maiores. Porém, a afirmação é sempre a mesma: quero comprar uma empresa, mas não sei como e nem o que devo analisar para não fazer um mau negócio.

Mesmo que, na maioria dos casos, essa seja uma oportunidade vantajosa para o empreendedor que já encontra “a casa arrumada” para poder atuar, todo investimento tem riscos. Esses riscos devem ser conhecidos e previstos antes de fechar o negócio, para evitar possíveis dores de cabeça depois. Por isso, separamos algumas dicas preparatórias antes de comprar uma empresa. Confira!

Analise a sua demanda e motivação

Antes de decidir tirar do papel e do bolso o plano “quero comprar uma empresa”, é preciso analisar de fato o que você busca e por que essa seria a empresa ideal para suprir suas demandas. Analise o capital disponível para investir e o seu gosto pelo negócio.

No caso de um ponto de venda de uma loja de calçados, por exemplo. Você tem habilidades e conhecimento prévio nesse nicho de mercado? Tem paciência para lidar com clientes diretos e sabe administrar a oferta e demanda desse mercado? Com as vendas previstas, você conseguirá obter o retorno esperado, ou seja, é um negócio rentável?
O ideal é que você procure empresas que tenham a ver com seu ramo de atuação, ou que, pelo menos, você tenha conhecimento técnico para gerir. Deixar tudo na mão de funcionários por não possuir conhecimentos básicos sobre o negócio, não vale a pena.

Analise também a cartela de clientes que essa empresa já possui, o local em que está instalada (é ou não um ponto de forte circulação de clientes?) e, principalmente, a reputação da empresa. Se qualquer um desses elementos representar um ponto negativo da mesma, reavalie sua decisão.

É necessário ter em mente que, o fato de adquirir uma empresa que já construiu seu ambiente (seja ele físico ou não), sua clientela, seus produtos e serviços definidos e sua reputação já consolidada, seja ela boa ou não, não significa que sejam pontos positivos. Isso porque ao comprar algo já “pronto”, você não terá construído todos esses itens do seu jeito. Apenas dará continuidade para a empresa e poderá alterar produtos ou serviços e outros detalhes após a aquisição.

Por esse fator, é preciso escolher e analisar muito bem todas as características que você considera essenciais e o que essa empresa pode lhe oferecer até o momento e após a compra da empresa.

Analise o financeiro da empresa

Esse, sem dúvidas, é um dos aspectos mais importantes para a compra de empresas. A situação financeira de um negócio diz praticamente tudo sobre ele, se possui boas vendas, boa administração, bons recursos, bons fornecedores, bons pagadores e uma boa reputação.

Para isso, faça uma verdadeira investigação sobre o passado financeiro da empresa. Verifique com o contador dela se há dívidas referentes a impostos não pagos, títulos protestados em cartório, fornecedores, bancos, etc. Também com o contador, tire todas as certidões relacionadas ao negócio, como: Receita Federal, INSS, FGTS, entre outras, inclusive as certidões negativas. Basta consultar o SERASA.

Pode acontecer que, justamente pelo interesse em vender a empresa, a mesma possua dívidas. Uma possível alternativa para este problema pode ser a negociação do valor devido no montante final da compra.

Além de analisar a situação financeira da empresa, é preciso analisar também o mercado, previsões mercadológicas e como a empresa pode obter retorno. Para isso, calcule o montante a ser investido na compra, o prazo de retorno deste investimento e a lucratividade esperada.

Analise o mercado

Se você pensa “quero comprar uma empresa”, mas não conhece o seu mercado, você não conhece seu cliente, seu produto ou serviço comercializado e não poderá mensurar o futuro da empresa em suas mãos. Por isso, faça visitas frequentes na empresa ainda em funcionamento com o antigo proprietário, em dias e horários diferentes durante algumas semanas.

Observe como é o fluxo de clientes dentro e fora do ponto comercial, e analise o potencial de novos clientes. Observe também quais são os produtos ou serviços mais buscados por eles, e quais rendem maior retorno financeiro.

Faça também pequenas entrevistas com os fornecedores dessa empresa, colaboradores e, principalmente, com os clientes. É preciso entender como essa empresa se porta no mercado em que atua e como é recebida pelos principais envolvidos em seu sucesso.

Analise também a concorrência. Veja se ela comercializa os mesmos produtos ou serviços, se a qualidade é superior ou inferior à empresa em questão, e como os clientes se posicionam em relação à preferência entre as lojas.

Converse com o proprietário atual

Ainda, se o seu pensamento for “quero comprar uma empresa”, o diálogo com o atual proprietário é necessário mesmo após análises feitas previamente. Comece enviando uma carta de intenção para o proprietário com a sua oferta para a empresa, inserindo o preço disposto a pagar, e solicitando os termos e condições.

Peça os atuais demonstrativos da empresa dos últimos três a cinco anos, incluindo declarações de impostos e quaisquer contratos ou arrendamentos atuais, e agende uma reunião e visitação formal para análises finais e fechamento do contrato de compra e venda do negócio. Assine um contrato de confidencialidade que garanta ao proprietário atual que você usará as informações compartilhadas apenas para tomar uma decisão.

Pergunte por que ele deseja vender, o fluxo de trabalho, a demanda dos clientes, os produtos mais vendidos, o padrão seguido, qual a duração dos seus arrendamentos, se no momento o proprietário está se pagando, se há necessidade de mais funcionários na empresa, como é a relação e o preço cobrado pelos fornecedores, se existe um plano de negócios e de marketing, entre outros questionamentos.

As respostas para essas perguntas ajudarão você a decidir se vale a pena comprar ou não a empresa e quanto em termos de trabalho e capital será preciso investir para fazer aquele negócio crescer em suas mãos.

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