Quero comprar uma empresa em funcionamento: passo a passo

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É muito bom quando, após uma jornada, finalmente você consegue perceber que é o momento certo de comprar uma empresa e tirar todo o planejamento do papel. E esse é um passo importante a ser dado, sobretudo quando você decide comprar uma empresa em funcionamento.

Apesar de parecer até mais simples do que começar do zero, a iniciativa de adquirir uma companhia que já esteja em atividade deve seguir certos cuidados importantes, afinal, você precisa ter garantias de que está fazendo um bom negócio e não terá problemas futuros.

Por esse motivo, preparamos um passo a passo para te ajudar a realizar esse tipo de transação com segurança, seguindo todas as etapas necessárias. Acompanhe!

Faça uma análise do mercado

Se você irá comprar uma empresa em funcionamento, precisa saber se aquela atividade que já existe vai ser rentável.

Uma boa análise do mercado consegue indicar se o segmento em questão pode te dar boas garantias de um negócio promissor. Alguns setores já estão saturados e, dependendo da localização da empresa, podem não ser muito vantajosos, principalmente se naquela região houver muitos negócios do mesmo tipo.

Solicite uma avaliação completa da empresa

Você não pode sequer pensar em fechar um negócio com uma empresa em operação sem antes confirmar que seu funcionamento está dentro das conformidades.

Dessa forma, um laudo de avaliação de empresa é essencial para que você possa saber, de uma forma geral, quais são as condições da empresa, além de realizar uma análise do seu desempenho e se o valor cobrado na transação está de acordo com a situação da companhia.

O laudo permite também saber se a empresa possui alguma dívida e se o seu fluxo de caixa é positivo, o que é importante para ter uma projeção do retorno de capital que ela poderá proporcionar.

Faça uma análise documental

Ao comprar uma empresa em funcionamento, é fundamental consultar toda a documentação e ainda contar com os serviços de um advogado e um contador para que eles possam certificar tudo.

A responsabilidade fiscal quanto à companhia passa a ser do novo proprietário assim que o negócio é fechado, mesmo que haja alteração no CNPJ. Nesse caso, todos os impostos, dívidas, contribuições, taxas e questões trabalhistas vão passar a diante.

Para fazer tudo de forma segura, verifique todos os documentos e principalmente as certidões negativas dos últimos anos, recolhimentos e vínculos trabalhistas. Busque saber também se a empresa possui dívidas com fornecedores ou de aluguel e se não há nenhuma pendência de problemas trabalhistas com funcionários antigos.

Cheque concessões, licenças e todas as demais questões que sejam importantes para o bom funcionamento da empresa, pois, caso não estejam regularizadas, podem causar problemas futuros.

Analise cada detalhe do contrato antes de assiná-lo

No momento de assinar o contrato e fechar o negócio, é preciso estar absolutamente seguro a respeito da transação. Leia com cuidado cada cláusula do documento, de preferência com o acompanhamento de um advogado.

Tire todas as suas dúvidas e não deixe nenhum detalhe sem esclarecimento, afinal, o contrato é um documento jurídico e precisa ser bem compreendido, já que é o que determina os direitos e obrigações das partes e, após assinado, deve ser seguido.

Antes de fechar qualquer negócio, é necessário pesquisar bastante fazer uma vasta pesquisa e avaliar todos os cenários. Dessa forma, você terá a oportunidade de escolher o que é mais adequado para o seu perfil empreendedor e ofereça mais chances de bons resultados.

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