Quer vender seu ponto comercial? Confira 7 dicas de ouro!

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Está procurando vender seu ponto comercial? Seja qual for o motivo, se você deseja passar o ponto, certamente quer fazer o melhor possível. Isso significa vender pelo preço mais alto e fechar o negócio de forma bem rápida e sem maiores dores de cabeça.

Por isso, confira estas 7 dicas de ouro para vender comércio da forma mais fácil possível.

1 – Coloque os papéis em dia

Esta é a primeira dica e é um cuidado primordial para quem busca passar o ponto. Certamente, o vendedor irá fazer um monte de perguntas sobre o estado do negócio. Afinal, se ele está fazendo uma compra de algo tão caro e valioso, certamente quer saber onde está se metendo.Portanto, sua primeira obrigação é reunir as características financeiras da empresa. Caso o negócio esteja em crise, garanta que o motivo para isso é passageiro. Evidentemente, ninguém quer comprar um comércio que está em decadência.Por outro lado, se a empresa está bem, vendê-la é ainda mais fácil. Mostre que ela tem boas perspectivas financeiras, e certamente irá haver fila para comprar o seu comércio.

2 – Destaque os pontos mais positivos

Sempre que for vender um ponto comercial, é importante destacar o que o mesmo tem de melhor. Por exemplo, se a sua localização é privilegiada, pela qual muitas pessoas passam, o movimento de consumidores tem potencial para ser bem alto.

Este é um ótimo argumento de venda e aumenta o preço do seu ponto comercial à venda. É importante conhecer tudo que ele tem a oferecer para mostrar para os potenciais compradores que o negócio vale a pena.

Uma informação importante é em relação ao público. Se você já tem aquele ponto há algum tempo, provavelmente já conhece bem como o consumidor da região se comporta.

Portanto, pode garantir para o comprador que o público da região irá se interessar pelo negócio que ele pretende montar no local. Converse com o potencial comprador sobre tudo que possa ser relevante.

3 – Envolva o dono do ponto

Se o ponto for alugado, ainda é possível vendê-lo. É um negócio que vale a pena para todos os envolvidos. Quem está saindo antes do prazo, não precisa pagar a multa, o dono garante que o terreno irá continuar alugado e quem compra pode iniciar as suas atividades em um bom ponto. Neste caso, a venda não é do ponto em si, mas sim do direito de explorá-lo.

Mas, mesmo sendo positivo para todos, é uma boa prática envolver o dono do ponto da negociação. Informe a ele que pretende vender o ponto e que pretende sair. É questão de cortesia avisar o mais cedo possível e manter uma boa relação de negócios.

4 – Cuidado com a avaliação do preço

A avaliação do preço é um ponto delicado. Você não quer exagerar nem para cima, nem para baixo. Ou seja, não pode cobrar caro demais, a ponto que ninguém queria, nem baixo demais, de modo a ser um prejuízo para você. Existe um ponto de equilíbrio ideal, você só precisa achá-lo.

Então, se você pretende vender a empresa como um todo, é preciso fazer um valuation. Este processo irá calcular o valor da sua empresa, incluindo os recursos que existem à disposição, sem necessariamente ser apenas o local.

Por outro lado, se você está apenas passando ponto físico, uma imobiliária ou um profissional do ramo poderá fazer a avaliação do imóvel de forma mais precisa.

Geralmente, a localização e a infraestrutura são os pontos mais importantes, mas a capacidade de expansão, o potencial de crescimento da região e outros itens, também são importantes.

É algo complicado, por isso, para ter garantia de que não irá errar, entre em contato com uma empresa especializada.

5 – Encontre potenciais compradores

Encontrar potenciais compradores para quem busca vender o ponto comercial não é tão fácil. Especialmente no sentido de compradores qualificados. Ou seja, pessoas que têm interesse em adquirir o ponto e têm os recursos para isso.

Portanto, é fundamental fazer em anúncios em locais mais focados, nos quais exista uma garantia de que você está concentrando esforços no lugar certo. Seguir a sua rede de contatos ou usar os meios mais tradicionais de venda é um caminho que acaba limitando muito o seu escopo de possíveis compradores.

Quero um Negócio, por exemplo, é um portal focado exatamente na compra e venda de pontos comerciais e empresas de modo geral. Você cria o seu anúncio e coloca na plataforma para que potenciais compradores possam se interessar pela sua oferta. Ou seja, você tem um alcance muito maior de potenciais compradores, podendo fechar as vendas ainda mais rápido.

6 – Se atente ao anúncio

Uma vez que você encontra o local ideal para anunciar que pretende passar o ponto, é preciso focar no anúncio em si. Ou seja, chamar a atenção dos compradores e deixar claro que o seu ponto é valioso e merece o interesse.

O primeiro quesito para isso é caprichar nas fotos. Coloque um bom número de fotos no anúncio, ilustrando as maiores vantagens do ponto. Mostre a estrutura, o entorno, a fachada e tudo mais para o comprador ter uma noção sem precisar ir ao local.

Complemente um conjunto de imagens com um texto matador. Neste caso, economize palavras. O possível comprador quer saber o máximo possível sobre o ponto comercial, por isso, traga o máximo possível de informações, com o mínimo de texto possível. Se for relevante, também deixe claro o motivo para a venda.

7 – Verifique a situação do contrato

Uma última dica antes de vender é verificar a situação do contrato de locação. Como o novo comerciante que irá usar o ponto passa a alugar do dono, é preciso garantir alguns pontos. Primeiro, é preciso ser informado das garantias. O novo inquilino também irá precisar arcar com elas.

Além disso, existe também a questão do prazo do contrato. O novo locatário deve manifestar o interesse da renovação pelo menos seis meses antes do prazo final de contrato. Por isso, esta é uma informação importante e que também deve constar no acordo de quem busca vender.

Com estas dicas de ouro, você vai conseguir vender o ponto comercial com muito mais tranquilidade! Então, se quiser conhecer uma plataforma para anunciar o seu ponto acesse a plataforma da Quero um Negócio e crie o seu anúncio.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook