Quer vender clínica oftalmológica? Confira os primeiros passos

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Vender uma clínica oftalmológica exige que você faça um pequeno planejamento, levando em consideração as características da sua empresa e os seus objetivos. O mercado pode estar em alta, com muitos investidores prontos para encontrar negócios lucrativos. Mas o que os fará se interessarem por comprar seu negócio especificamente?

Com algumas técnicas e dicas, você terá sucesso. Veja abaixo, como dar os primeiros passos.

Prepare o negócio para a venda

Se você não estiver querendo vender sua clínica oftalmológica urgentemente, melhor. Assim, você tem tempo para melhorar todos os registros financeiros, a estrutura do negócio e tudo o que possa ser decisivo na venda.

O ideal é tirar uns dois anos para preparar a empresa, melhorar a base de clientes e a tornar mais lucrativa para poder atrair melhores compradores. Lembre-se que qualquer pessoa que esteja adquirindo um negócio quer uma transição tranquila e rápida, preferivelmente com clientes fixos.

O objetivo desse primeiro passo, que levará algum tempo, é fazer sua clínica funcionar plenamente, sem nenhum problema ao longo de muitos meses. É isso que você precisa demonstrar para o comprador.

Pense em requisitos para a compra

Não basta se dedicar a pensar na clínica oftalmológica a venda, é preciso pensar também no possível comprador. Você deseja vender preferivelmente para um investidor ou profissional da oftalmologia? Quer um perfil de modernizador ou de gestor tradicional?

Além dessas características, é inevitável idealizar um perfil, que seja bom para negociar, sério nos negócios e excelente pagador. Por isso, tente imaginar quem é esse potencial comprador e onde ele está no momento.

Reflita sobre os motivos da venda

Evidentemente, como acontece com qualquer transação de bem, o comprador deseja saber por que você quer vender o negócio. A resposta pode parecer lógica, simples e clara para você, mas para o comprador precisa ser convincente.

Existem inúmeros motivos para vender uma empresa:

• Aposentadoria;

• Morte de um ente;

• Mudança de ramo;

• Etc.

No entanto, há um deles que definitivamente afasta os compradores: falta de lucro. Por isso, vale a pena refletir sobre isso por algum tempo.

Se você mostrar que sua clínica é moderna e atualizada, e que por isso gera lucros crescentes, você já tem o principal motivador da compra. Demonstre números da receita, a base de clientes, os fornecedores atuais e os contratos com os quais está envolvido por uns anos.

Determine o valor e o preço

É possível ter um preço alto e um valor baixo, e vice-versa. Nos últimos anos, empresas de praticamente todos os ramos realizam esforços para que o valor do negócio aumente, pois é isso que irá elevar o preço do negócio, o famoso valuation.

O objetivo é valorizar seu negócio na medida certa para que o preço seja condizente com a realidade. Você pode ter um valor em mente, mas é real? É humanamente comum supervalorizamos nossos bens. Nesse ponto, um avaliador profissional, como um consultor, pode ser de grande ajuda, pois lançará um olhar “de fora”, muito mais verossímil com os fatos.

Com isso, você tem mais credibilidade diante de um possível comprador, além de que pode demonstrar que o preço foi avaliado por um profissional e não por você. Ou seja, irá demonstrar se ele não irá encontrar um negócio mais em conta que o seu. No máximo, no “mesmo nível”, em termos de custo-benefício.

Pense nas perguntas da negociação

O que você está oferecendo ao todo? Quais equipamentos oftalmológicos você tem? Quantos pacientes a estrutura suporta? Qual a tecnologia utilizada? Essas perguntas são comuns para quem quer vender clínica oftalmológica. É bom preparar boas respostas para elas.

Fora essas, existem mais perguntas você ouviria sobre seu negócio? Alguma contestação sobre possíveis pontos fracos da empresa?

Quanto mais perguntas você antecipar, melhores respostas você poderá dar. Com isso, mais fácil você demonstrar que seu negócio vale a pena.

Avalie os compradores

Quando começar a surgir interessados, a primeira coisa a fazer é se certificar se eles atendem aos requisitos básicos para a compra. Converse com cada potencial comprador para conhecê-los melhor antes de falar sobre sua clínica ou consultório de oftalmologia.

É melhor manter contato com três ou mais compradores ao mesmo tempo, priorizando o primeiro que atender aos requisitos, obviamente. Assim, você tem mais garantia de venda, caso os primeiros negócios não sejam fechados.

Preparando Documentos

Nessa etapa, você deve reunir a documentação para apresentar aos compradores quando a negociação avançar.

Faça uma pasta com toda a papelada, e inclua as demonstrações financeiras, declarações e outros documentos relacionados à área oftalmológica. Pesquise sobre os documentos fundamentais e converse com consultores, advogados, corretores ou outros profissionais especializados para não se esquecer de nada importante.

Faça um resumo

Com todas as informações levantadas neste guia, faça um resumo breve do seu negócio. Escreva algumas linhas falando sobre o que é o negócio, sobre equipamentos, área, estrutura, móveis e tudo o que você esteja querendo vender com a empresa.

Escreva também a situação no mercado, se há grande potencial de crescimento e porque deseja vender clínica de oftalmologia. Certifique-se de ser breve, elencando o que é mais importante. Também escreva no estilo carta de vendas, direcionada a um potencial comprador. Esse seu resumo será colocado no anúncio ou na divulgação.

Planeje a negociação

Grande parte das negociações não se encerra no valor da primeira oferta. A negociação costuma “caminhar”. Por isso, é importante já estipular os valores com os quais você pode trabalhar. Ou seja, tenha uma margem de negociação que lhe permita baixar o preço, ou um “piso” seguro.

Além disso, você pode preparar um possível contrato com cláusulas importantes, como de proteção de informações do negócio e exigência da não divulgação até o fechamento.

Divulgue

Agora é hora de começar a divulgação do negócio. Sem dúvida há inúmeras maneiras de anunciar, seja na internet ou fora dela, mas é ideal priorizar os meios que atingem mais pessoas pelo menor valor investido.

Na internet, é possível ter um longo alcance com pouco custo, e é incontestável que se trata da melhor forma de você anunciar seu negócio. Você pode utilizar as próprias redes sociais, grupos e fóruns, mas é importante ir direto onde estão os interessados.

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