Quais os riscos de comprar uma empresa com dívida?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar uma empresa com dívida pode significar uma boa oportunidade de adquirir um negócio, economizando na transação.

Por estarem endividados, diversos empreendedores vendem suas empresas cobrando muito menos do que valeriam em uma situação onde não houvesse pendência de dívidas.

Considerando a crise econômica atual e o crescimento do número de empresas endividadas no país, não é muito difícil encontrar oportunidades de fazer um bom negócio, já que muita gente não vê outra saída viável a não ser vender sua empresa.

No entanto, é preciso considerar que, apesar das vantagens, comprar uma empresa com dívidas também envolve alguns riscos que podem gerar grandes dores de cabeça.

Acompanhe este artigo até o final e conheça quais são as implicações de uma negociação desse tipo. Desse modo, você poderá se prevenir e garantir uma aquisição mais segura.

Responsabilidade quanto às dívidas da empresa

O Código Civil brasileiro estabelece que, ao comprar uma empresa, o interessado deve responder por todas as dívidas deixadas pelo antigo dono do negócio.

Por esse motivo, ao comprar uma empresa com dívidas, você terá que assumir o compromisso de arcar com todas as contas e, caso não esteja preparado para isso, você pode ter sérios problemas.

Quando for negociar a compra, peça para que o antigo dono lhe apresente uma relação de todos os débitos. Dessa maneira, você terá clareza da situação da empresa e poderá se programar para cumprir com todos os compromissos financeiros, além de ter certeza se será possível assumir essas dívidas.

Chances da existência de outras pendências

Quando uma empresa é colocada à venda com dívidas, por traz dessa situação pode haver outras questões que justifiquem o endividamento e até mesmo a própria venda.

Algumas circunstâncias podem ser bem mais problemáticas do que a própria dívida e comprometerem o futuro do seu negócio.

É importante garantir que, além das dívidas, a empresa não possua outro tipo de pendência. Verifique a existência de impostos não recolhidos e se há processos trabalhistas aos quais a empresa esteja respondendo.

Não deixe de conferir, ainda, se todos os funcionários estão devidamente registrados e se não há trabalhadores demitidos que ainda não foram pagos.

Possibilidades de uma má reputação

Dependendo do status das dívidas e da quantidade delas, a reputação da empresa no mercado pode não ser das melhores.

Dívidas muito numerosas e extremamente atrasadas geram uma imagem ruim para o negócio diante dos fornecedores e demais credores e talvez você tenha dificuldades para alcançar êxito na sua empreitada, se esse for o caso.

Para evitar esse problema, pesquise se a imagem da empresa já está comprometida e, caso esteja, certifique-se de que você poderá cumprir todos os compromissos financeiros o mais rápido possível.

Agindo dessa maneira, você conseguirá transmitir credibilidade e mostrar para seus credores que a partir dali o comportamento da empresa será outro.

Como você viu, comprar uma empresa com dívidas oferece boas vantagens, mas é preciso ficar atento para que os riscos desse tipo de transação não façam com que você se arrependa de ter dado esse passo tão importante.

Se você está procurando por uma excelente chance de negócio sem ricos e sustos, navegue pelo nosso site e descubra as melhores oportunidades, de acordo com seu perfil e necessidades.

Aproveite e leia também: Vale a pena ter um sócio investidor?

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook