Pousada à venda em Jequié – BA, 8 dicas para investir numa pousada

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Quer investir numa pousada à venda em Jequié – BA? Então você precisa conhecer essas 8 dicas para investir nesse ramo.

Jequié é um paraíso na Bahia que atrai turistas de vários cantos do Brasil e até de fora. As belas cachoeiras, rios e demais elementos que compõem sua beleza natural atraem quem busca um lugar bonito e tranquilo para passar as férias.

E, geralmente, quem visita a cidade busca se hospedar em pousadas devido a atrativos como preço, privacidade, hospitalidade, maior contato com a natureza, etc.

As pousadas existem em vários locais pelo mundo, especialmente em cidades turísticas. E mesmo representando uma alternativa mais acessível de hospedagem, nem por isso deixam de oferecer conforto. Muito pelo contrário, as pousadas são uma combinação perfeita de conforto e charme.

E para quem pensa em investir numa pousada na região de Jequié, há a opção de adquirir uma pronta.

Existem muitos negócios à venda atualmente, inclusive nesse segmento, e essa escolha traz muitas vantagens como:

– Você começa com algo já gerando lucros;

– Conta com uma carteira de clientes;

– Tem uma estrutura pronta;

– Pessoal treinado e qualificado;

– Redução de riscos (iniciar um negócio do zero é algo com elevado risco, ainda mais no caso de uma pousada, pois levará um certo tempo até conquistar os clientes);

– Você não terá que fazer um plano de negócios e ainda evitará os custos existentes na abertura de uma empresa;

– Entre outras.

Assim, se você decidiu investir numa pousada à venda, reunimos ótimas dicas para te ajudar nesse processo. Confira-as a seguir.

1 – Você gosta de atuar nesse ramo?

A pessoa que pretende investir numa pousada à venda precisa gostar de lidar com pessoas.

O sucesso de uma pousada depende, dentre vários fatores, do tratamento recebido pelo cliente. Se ele não sentir uma recepção calorosa e um tratamento adequado, então poderá não retornar mais ali.

Não basta apenas entender sobre o mercado do turismo, é necessário proporcionar uma experiência incrível aos hóspedes. É importante que as pessoas que se hospedem em sua pousada sintam-se em casa.

Haverá hóspedes de todos os tipos e diferentes comportamentos e você precisa saber lidar com eles, bem como, ter também uma equipe preparada para isso.

Antes de qualquer coisa, é importante saber se é isso mesmo que você deseja fazer. É importante saber se é por esse caminho que deseja seguir e se saberá trilhar por ele. E aqui fica a pergunta para reflexão: você gosta de atuar nesse ramo?

2 – O quanto você está disposto a gastar?

Existem pousadas mais simples, com aquele clima gostoso de casinha da vovó, mas há ainda as mais requintadas. É importante definir em qual dessas opções você investirá.

Claro, você precisa definir antes o quanto pretende investir para ter esse negócio.

Antes de qualquer coisa, se planeje quanto a isso. Saiba o quanto investirá e como fará isso.

3 – Não se encante pela primeira oportunidade

Nunca acredite que a primeira oportunidade será a melhor que você encontrará, mas siga pesquisando.

Ao buscar por uma pousada para investir, faça uma lista com as melhores propostas que encontrar.

Se você encontrou uma pousada à venda em Jequié (ou qualquer outra cidade/estado), siga e busque por mais opções. É sempre importante fazer essa pesquisa, do mesmo modo que se faria ao buscar por um produto com o melhor preço.

Tendo mais de uma opção, então ficará melhor de decidir qual se encaixa com o seu perfil empreendedor.

4 – Busque mais informações sobre a pousada à venda

Um investidor não deve se guiar apenas pela palavra dita pelo atual dono do negócio.

Se você encontrar uma oportunidade de vendo pousada, então deve pesquisar a fundo sobre ela. Nesse processo, pesquise sobre a localização, sobre o tempo de existência, sobre o desempenho dos funcionários, veja a avaliação sobre a empresa na internet, etc.

Um profissional que poderá te ajudar ao longo desse processo é um corretor de negócios. Ele é alguém especializado em identificar as melhores oportunidades de negócio segundo seu perfil.

5 – A estrutura atende bem os clientes? Ela possui o que é necessário? Analise mobiliários e outras coisas também

O Ministério do Turismo (órgão governamental que orienta a atividade no Brasil) define uma pousada como um estabelecimento contendo até 30 unidades habitacionais e com 90 leitos. Eles ainda determinam que ela deve possuir serviços como recepção, alimentação e alojamento temporário.

A pousada pode se encontrar tanto num prédio com até três pavimentos ou ser composta por bangalôs ou mesmo chalés.

Logo, é importante analisar se a estrutura da pousada que pretende adquirir dispõem desses e de outros requisitos.

Uma pousada também faz parte do ramo da hotelaria, logo, todos esses elementos são essenciais aos clientes. Ao buscar por uma oportunidade de vendo pousada, não deixe se atentar a isso.

Também, não se esqueça de analisar as instalações e ver se os mobiliários e demais elementos ali conseguem atender bem os hóspedes: camas, mesas, instalações dos banheiros, televisores, utensílios da cozinha, sobre o estacionamento, etc.

6 – Localização da pousada à venda

Para que uma pousada tenha sucesso, outro fator é a sua localização. Ela precisa se encontrar num local turístico ou estar próxima de pontos turísticos.

Isso é importante porque, assim, os visitantes verão que a sua pousada é a mais bem localizada para estarem naquele local. Por exemplo: veja se ela fica próxima do centro, da praia, dos pontos turísticos mais visitados, de elementos históricos, etc.

No caso de Jequié – BA, algumas das melhores localizações para uma pousada seriam próximo a Catedral de Santo Antônio, do Estádio de Jequié, da Praça Rui Barbosa, etc.

É importante, claro, conhecer a região para identificar a melhor localização da pousada e ver se a que pretende adquirir está de acordo com esse requisito tão essencial.

7 – A pousada à venda gera lucros?

Obviamente que você não quer adquirir uma pousada que não seja lucrativa, não é mesmo? Solicite ao atual proprietário informações sobre os lucros do negócio. Essa é uma informação que ele não se negará a passar.

Analise isso com a ajuda de um contador.

Pode ser, no entanto, que proprietário somente libere informações mais aprofundadas mediante um acordo de confidencialidade. Nesse momento, busque orientação de um advogado.

Mas, basicamente, esse acordo trata-se de um compromisso que você faz com dono do negócio de que não divulgará as informações que terá acesso.

8 – Existem problemas fiscais ou judiciais?

Um ponto importantíssimo para investigar é quanto a problemas fiscais e na Justiça.

Pode ser que algum cliente ou funcionário tenha aberto um processo contra a pousa e você precisa saber disso. Por outro lado, existe ainda a possibilidade do local estar enfrentando algum problema devido ao descumprimento de alguma lei, por exemplo.

Nunca deixe de pesquisar sobre isso sobre uma pousada à venda ou qualquer outro tipo de negócio.

Mas não se esqueça de que a Quero um Negócio facilita sua vida na hora de procurar por empresas à venda em todo o Brasil.

Nossa plataforma, focada em compra e venda de negócios, atua em todo o país. E se você tem interesse em ter sua própria empresa sem começar do zero, acesse aqui e encontre o negócio perfeito.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook