Posto de gasolina à venda: é um bom negócio para investir?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Um posto de gasolina à venda é um bom negócio? Vale a pena investir nele?

Cabe dizer que um posto de gasolina (posto de combustível) dificilmente terá falta de clientes e sabe por que razão?

Primeiramente, você atenderá clientes que possuem carro e moto, sejam novos ou usados (isso não vem ao caso aqui). Assim, seu público é amplo.

Em segundo lugar, hoje em dia há quase um veículo por pessoa. E no Brasil essa realidade é bem presente: cada vez mais pessoas adquirindo seja um carro ou uma moto e necessitando encher o tanque.

Com mais carros e motos circulando pelas ruas, então cresce a necessidade por um posto de combustível.

O combustível é daqueles bens essenciais na vida das pessoas, afinal de contas, sem ele o veículo não vai para lugar algum.

E um posto de gasolina à venda oferece ainda a vantagem de ter um negócio já operando. Você corta os custos envolvidos na abertura de uma empresa e ainda tem como outra vantagem uma equipe qualificada, contrato com prestadores de serviços e, claro, ter um negócio estabelecido.

Há muitas outras vantagens e nós falaremos sobre elas a seguir. Mas também queremos te ajudar passando orientações importantes sobre a negociação.

Por que vale a pena investir num posto de gasolina à venda?

Quando se monta uma empresa do zero no Brasil, há que se passar por um longo processo:

– Planejamento (envolvendo extensas pesquisas como pesquisa de concorrentes, de público-alvo, produtos oferecidos, localização, entre outras coisas);

– Emitir documentos necessários para a abertura do negócio, tais como alvarás, licenças, contratos, etc.;

– Fazer o cadastro de funcionários e tratar de todos os tramite envolvendo a contratação;

– Ter que correr atrás de fornecedores e confiança (e isso demanda muito tempo);

– Entre muitas outras coisas.

Já com um posto de gasolina à venda você não precisa se preocupar com nada disso. E ainda tem como vantagem contar com clientes que conhecem e cofiam no estabelecimento, um fluxo de caixa, entre outra coisas.

Imagine ter que começar um negócio desse tipo do zero?

Você ainda terá que se preocupar com a divulgação e em construir sua marca, conquistando lugar no mercado, ou seja, competir com outros postos que já existem na região.

Mas com um negócio pronto não há preocupação com isso.

Juntando as peças, você tem uma enorme economia ao adquirir um posto de gasolina à venda. E essa economia é de recursos, claro, mas também de tempo.

Mas o que você precisa saber antes de adquirir um posto de gasolina à venda?

Claro que nem tudo são flores. Existem alguns pontos que você, como futuro empresário, deve levar em consideração.

Primeiramente, é importante que você saiba sobre esse mercado. Esse é o requisito essencial. Pode ser que você tenha pesquisado, com a ajuda de um corretor de negócios, e viu que a empresa é a ideal para se investir, contudo você nunca se aventurou nesse mercado.

Não é uma boa ideia adquirir uma empresa num setor em que você não conheça. Se nunca atuou com isso, como saberá o modo adequado para fazer o gerenciamento? Como tomará decisões importantes? E outras coisas.

Sem contar que será necessário estar sempre atualizado quanto as novidades desse mercado.

O que se pode fazer aqui é ter um sócio que entenda desse mercado. Com isso, então será possível investir na aquisição do posto de combustível.

Vamos conhecer agora outros elementos que você deve considerar quando for investir nesse negócio.

O que você estará adquirindo?

É comum cometer erros na hora de negociar uma empresa à venda. Mas o pior é fechar negócio sem saber o que está realmente adquirindo.

Quando você compra um posto de gasolina à venda, estará adquirindo seus passivos e ativos. Ou seja, você será o novo responsável pelos fornecedores, funcionários, lucros, mas também pelas despesas, tributos, impostos, etc.

É importante ver se o negócio à venda oferece vantagens nessa parte. Pode ser que o lucro seja realmente alto, mas as receitas sejam ainda maiores.

Atente-se a isso e também a analisar, sempre com um contador, se existem financiamentos e empréstimos em nome da empresa. Se existirem, então isso ficará sob sua responsabilidade também, ao se tornar o novo dono.

Não deixe de analisar tudo aqui. Pode ser que o dono queira que você assine um contrato de confidencialidade, o faça apenas diante de um advogado. Esse documento serve para você afirmar que não divulgará as informações sobre as quais terá acesso sobre a empresa.

Mais uma coisa que você deve checar é a estrutura do negócio. E aqui falamos na parte estrutural mesmo, na construção. É importante ter o auxílio de um especialista em vistoria técnica (um engenheiro habilitado) para emitir um laudo que ateste que está tudo bem nesse quesito.

Como é gerenciado o posto de gasolina à venda?

Será que há um bom sistema de gestão financeira operando no negócio? E na parte de gestão do negócio em si? Esse é um dos elementos essenciais que garantirão o sucesso do mesmo.

Para saber sobre isso, você terá que fazer uma visita ao local e reunir-se com o atual dono e seu contador a fim de obter mais informações sobre como o negócio é gerenciado. Podem haver falhas que precisem ser reparadas e você deve saber disso desde já.

Questão de localização

O local escolhido é bom? Se a empresa apresenta bons números, então isso pode significar que sim. Ainda assim, não deixe de ver se o local escolhido é estratégico:

– É fácil para o cliente estacionar;

– Os clientes conseguem encontrar facilmente esse local;

– Há um amplo espaço para os veículos, garantindo também a segurança das casas e pontos comerciais ao redor;

– Etc.

Cabe dizer que é importante que você saiba se o posto que pretende adquirir possui autorização para atuar ali. Há locais onde um posto de gasolina não é autorizado a operar devido a certas limitações.

Lucro e o que queremos saber

Obviamente que um dos fatores essenciais para muitos adquirirem um negócio à venda é a sua lucratividade. Como mencionamos brevemente, pode ser que o negócio seja lucrativo, mas haja despesas mais elevadas que isso.

E como você tem conhecimento sobre isso? Através dos demonstrativos financeiros. Esses documentos apresentam informações sobre a parte financeira do negócio.

Nos demonstrativos financeiros estão inclusos documentos como:

– Balanço Patrimonial;

– Fluxo de Caixa;

– Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

– Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);

– Entre outros.

Com esse e outros documentos em mãos, então, o contador pode te ajudar a analisar a saúde financeira do negócio. E é aqui que você sabe se a empresa vai bem (e seguirá assim).

Há ainda outros pontos a serem analisados, tais como o valor de mercado do negócio. E isso você pode fazer com a ajuda de um corretor de negócios, esse profissional tem as habilidades e o conhecimento que são necessários para saber se uma empresa vale o preço anunciado.

Invista bem o seu capital: encontre a empresa ideal

Quer adquirir um negócio pronto? Então você precisa conhecer a plataforma de compra e venda de empresas da Quero Um Negócio.

Nós temos anunciantes de todo o Brasil colocando seus negócios à venda e negócios de variados segmentos. Proporcionamos uma plataforma simples e fácil de usar, com tudo o que você precisa para encontrar a empresa dos seus sonhos.

CLIQUE AQUI e comece a pesquisar empresas em várias cidades do Brasil.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook