Por que vale a pena comprar uma empresa em tempos de crise?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Também conhecido por alguns como “comprar empresa na baixa” (sendo o termo mais usado no mercado financeiro), essa é uma prática que tem se tornado cada vez mais comum.

Basicamente, o que acontece é que você adquire um negócio em momentos de crise, estando esse por um valor abaixo do valor de mercado, e a oportunidade acontece quando o negócio se valoriza no futuro.

Vejamos um exemplo abaixo:

– Durante um período de crise, o dono de uma loja de roupas encarou os efeitos negativos disso, então ele optou por colocar o negócio à venda;

– E então surge um interessado em empreender que vê futuro no negócio e sabe exatamente o que fazer para reergue-lo. Esse interessado adquire a loja de roupas, investe nela e, então, consegue pô-la de volta nos trilhos.

Mas aqui cabe dizer algo muito importante: para ter êxito nisso, antes é necessário que o empreendedor que pretende comprar uma empresa em tempos de crise saiba o que fará para mudar o cenário do negócio.

Do contrário, de nada adianta aproveitar a oportunidade e adquirir uma empresa por um valor menor. O que aconteceria é que você perderia dinheiro e ainda se colocaria numa situação em que teria muitos prejuízos.

Então o primeiro passo é ter um planejamento e contar com o apoio de especialistas que te ajudem com isso. Vamos conhecer a seguir mais sobre esse tipo de negociação.

4 motivos para comprar uma empresa em tempos de crise

Nós já citamos um dos motivos para comprar uma empresa em tempos de crise, que foi o baixo investimento. Mas agora listamos outras 4 razoes para isso. Confira-as a seguir.

1 – O retorno pode vir mais rápido do que o planejado

Sabendo analisar os índices de mercado, você poderá constatar se o retorno sobre o investimento virá mais rápido. Mas, geralmente, isso deve ser feito por um especialista como um contador ou um corretor de negócios, por exemplo.

Há casos de negócios que surpreenderam e conseguiram voltar para um estado positivo nas atividades em pouco tempo.

Mas é importante que você tenha o apoio de um especialista em negócios e no mercado financeiro. Ele saberá se e quando o negócio terá retorno.

2 – Você pode implementar um plano de reestruturação e até mesmo vender ou continuar com a empresa

Ao adquirir uma empresa na baixa, será possível, mediante a implementação de um plano de restruturação, a fim de melhorar a situação da mesma.

Mas é importante ficar atento: busque por negócios que tenham potencial, onde se enxergue um futuro positivo para tal.

3 – Menos burocracia

Aqui é mais uma vantagem geral em se tratando de aquisição de negócios prontos. Investir numa empresa em funcionamento te fará evitar processos burocráticos com abertura e legalização.

Vários procedimentos já foram realizados pelo atual dono e você, agora, terá pouco com o que se preocupar.

4 – Há uma carteira de clientes e você pode trabalhar com eles

Mesmo que a empresa esteja enfrentando momentos ruins devido a uma crise econômica, há como mudar esse quadro.

É possível reinventar-se, mudar os rumos que a empresa havia tomado até então e, assim, conseguir conquistar novamente esses clientes, fazer com que eles sintam necessidade em adquirir os produtos ou serviços oferecidos.

Comprar uma empresa em tempos de crise: por onde devo começar?

Ok, agora sabemos que, fazendo as coisas adequadamente, é possível adquirir um bom negócio. Mas por onde começar?

Você tem o perfil necessário?

Primeiro de tudo, você precisa saber se possui o perfil para lidar com esse tipo de investimento.

Você consegue assumir riscos? Pois esse tipo de aquisição, apesar de se mostrar bastante vantajosa, apresenta seus riscos.

É por isso que o investidor desse tipo de negócio precisa saber lidar com ganhos e também com possíveis perdas, além de ter conhecimento (fundamental) sobre as oscilações do mercado, devendo, ainda, ser paciente, aguardando a empresa gerar lucros no médio ou longo prazo.

Outra coisa que você deve pensar aqui é: por que você quer adquirir uma empresa? E, ainda que a resposta seja quase que óbvia, saber a razão do dono da empresa querer vendê-la.

Planeje-se para isso

Outro ponto importante é que haja um planejamento. Sem ele as coisas nunca irão bem, seja para comprar uma empresa em tempos de crise ou mesmo em tempos de bonança.

Nesse planejamento você deve:

– Realizar pesquisas sobre a empresa (ou empresas, caso possua uma lista com opções que está analisando): aqui você deve pesquisar tudo, desde demonstrativos financeiros, passivos e ativos, estado do negócio, a existência de dívidas, situação dos funcionários, situação fiscal e contábil, etc.;

– Definir os seus objetivos com o negócio (você deseja restaurar a empresa para seguir com ela ou para depois vendê-la na alta?).

A etapa de planejamento é algo fundamental nessa jornada, não se esqueça disso.

Avalie o valor do negócio

Como você saberá que a empresa está sendo anunciada por um valor abaixo do valor de mercado? Para isso deve realizar uma avaliação sobre o negócio e outros aspectos.

Um corretor de negócios é o profissional ideal para fazer essa avaliação para você e garantir que pague o valor adequado. Nisso, ele levará em conta elementos como ativos e passivos da empresa, posicionamento no mercado, entre outras coisas.

O profissional deve conhecer diferentes métodos de análise para chegar a um valor estimado do quanto a empresa vale. Essa ajuda é indispensável nessa etapa.

Comprar uma empresa com atividades complementares

Outra opção que poucos dão importância é comprar uma empresaque possua atividades complementares à sua. Ela funcionaria como uma extensão do seu negócio.

Digamos que você possua uma empresa no setor de varejo, então adquira uma loja online e a reestruture para que funcione aliada ao seu negócio ou, ainda, você pode possuir uma empresa de serviços de segurança e então adquira uma plataforma de treinamentos online.

Veja que, nesses casos, você estará adquirindo uma empresa que complemente o que a sua oferece. E aqui as chances de ter sucesso com o negócio são maiores, já que há onde se apoiar, ainda mais se o seu negócio estiver num bom momento.

Entenda sobre o mercado qual a empresa está inserida

Isso aqui é imprescindível para que você tenha sucesso ao adquirir uma empresa.

É importante que você defina em qual mercado pretende atuar e depois vá em busca de empresas à venda que sejam ideais para si. Busque se informar sobre os prós e contras do mercado, a situação atual, realize previsões com a ajuda de um especialista, entre outras coisas.

Isso é importante para que você saiba como lidar com os momentos de oscilações no negócio. Esteja sempre bem informado sobre o mercado e o seu ramo de atuação.

Você quer empreender aproveitando momentos de crise? Conheça a plataforma da Quero Um Negócio e veja as opções que temos disponíveis para você ter o próprio negócio pagando pouco.

Em nossa plataforma você pesquisa por empresas à venda em vários estados e cidades do Brasil. E pode usar variados filtros para que consiga encontrar a empresa ideal.

Acesse aqui e conheça melhor a nossa plataforma e as vantagens de fazer uso dela.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook