Por que investir em indústrias no Brasil?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Em 1930, o Brasil iniciou o seu processo de industrialização. Hoje, ocupa o lugar de 7º maior mercado consumidor do mundo. Quer saber por que investir em indústrias no Brasil vale a pena?

Para começar, as perspectivas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) são de que, até 2023, o país ocupe o 5º lugar no ranking mundial de consumo. Este é um setor, portanto, que tem o seu crescimento garantido.

Nosso mercado consumidor está em expansão

A primeira razão para olhar com atenção nossa indústria está, portanto, no fato de que o mercado consumidor está em expansão. E isto não acontece só em razão do crescimento demográfico.

É preciso lembrar que, nas últimas décadas, pelo menos 30 milhões de brasileiros passaram a fazer parte da classe média. O aumento do consumo das famílias brasileiras acaba sendo o reflexo natural deste fenômeno.

A despeito da recente crise o setor ainda pode crescer

Na década de 80 e 90, o país enfrentou uma prolongada recessão. Foi apenas por volta de 1997 que a indústria começou a retomar fôlego. Em 2014, encaramos uma nova crise econômica. A princípio, isto pode parecer um beco sem saída para as indústrias no Brasil.

Existem, porém, muitos indícios de que entre 2019 e 2020 a indústria brasileira possa crescer acima do PIB. Ou seja, na ordem de 6,0% a 6,5%. Este desempenho, é claro, depende de indicadores macroeconômicos. Ainda assim, as perspectivas se mantêm otimistas.

Por que investir em indústrias no Brasil: nós temos uma posição geográfica estratégica

A localização geográfica do Brasil é um ponto estratégico para a nossa indústria. Afinal, a costa brasileira dá acesso marítimo a três continentes diferentes. Significa que podemos vender para a América do Norte, Europa e Ásia.

O último, inclusive, é o maior comprador das commodities brasileiras. E, se nada disso parece promissor o suficiente, nossas dimensões continentais garantem que tenhamos fronteira com 10 países sul-americanos.

Investimentos na malha logística beneficiam as indústrias no Brasil

Entre 2007 e 2016 sediamos os principais eventos esportivos do planeta: Pan-americano, Copa do Mundo de Futebol e Olimpíadas. Para dar conta da responsabilidade, foi necessário ampliar a malha logística do país.

Houve então neste período investimentos em ferrovias, ampliação de portos e melhorias de aeroportos. Um legado que beneficia a logística nacional e ainda serve para otimizar as rotas internacionais. Todos estes fatores representam vantagens diretas para a indústria nacional.

Estamos vivenciando um processo de crescente automação industrial

Outro motivo para investir em indústrias no Brasil é a realidade da automação industrial. Esta estrutura com apoio tecnológico representa uma verdadeira mudança de cultura no mercado. As organizações que investem nestes recursos são aquelas que têm o futuro mais promissor.

Neste contexto, encontramos desde maquinário inteligente até softwares de computador para monitoramento e gestão. Veja o texto que preparamos sobre automação industrial para entender como ela aprimora os negócios brasileiros.

As políticas de incentivo colaboram com o desenvolvimento do setor

No Brasil, existem diversos incentivos que beneficiam diretamente à indústria. Especialmente quando o objetivo é ampliar a economia de localidades afastadas dos grandes centros urbanos e produtivos. Existem também medidas para avanço de áreas estratégicas para o país.

Descubra quais os segmentos mais rentáveis

Vimos neste artigo por que as indústrias no Brasil são um bom investimento levando-se em conta o cenário presente e futuro. Você quer aproveitar a oportunidade para adquirir um negócio próprio ou colocar o seu capital em um já existente? Vale a pena conhecer, então, quais os segmentos de comércios mais rentáveis. Acesse o nosso artigo para descobrir as melhores apostas do mercado.

Comentários no Facebook