Por que esse é um bom momento para comprar fazenda?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar uma fazenda para produção de animais ou até produção de alimentos é um sonho de muitas pessoas, a aquisição de terras é uma ótima opção para quem deseja iniciar alguma atividade econômica com uma boa perspectiva de estabilidade e crescimento. Ou até mesmo para quem tem o desejo de ter um espaço de lazer próximo a natureza.

Se o seu desejo é comprar uma fazenda, mas tem dúvidas se esse seria um momento ideal, esse artigo pode te ajudar.

O investimento em terra sempre foi considerado um investimento lucrativo, a expansão do setor do agronegócio vem crescendo décadas a décadas. Para o Brasil esse setor tem estado em expansão desde a década de 70.

O momento atual provém de muitas incertezas em diversos setores da economia, as incertezas sobre os investimentos ideais para ser realizado em um momento são inúmeras. Apesar disso, mesmo diante de uma crise o mercado do agronegócio se encontra em estabilidade e com perspectivas de crescimento. 

 As fazendas são definidas como áreas de terras agrícolas com medidas maiores que 40 alqueires, geralmente são nas fazendas que encontramos as maiores produção de agricultura, pecuária e piscicultura.

Abaixo segue os motivos em detalhes de por que você deveria comprar uma fazenda e investir no setor do agronegócio.

Elevado retorno

Mesmo nos momentos de crises, o setor de lucratividades com terras agrícolas se mantem em estabilidade, gerando ganhos significativos. Os ganhos com a terra pode ser obtidas com as atividades que são realizadas nesse espaço ou com alugueis que são pagos por outros agricultores. 

 Durante a pandemia foi um dos setores que se manteve, sofrendo menos perdas e sua demanda se expandiu, dessa maneira o retorno tanto no valor da terra como as suas atividades relacionadas vem se mantendo estável e possui uma projeção de crescimento.

O setor do Agronegócio vai prosseguir em expansão

As pessoas precisam se alimentar isso é o fato recorrente, dessa forma, segundo analistas, por o agronegócio estar relacionado ao um setor essencial para o consumo do mercado, esse tem se mostrando resiliente diante da crise, além de ser um dos setores que apresenta projeções de crescimentos nos anos de recuperação da crise.

Valorização das terras

As terras agrícolas nos últimos anos têm sido valorizadas continuamente, entretanto nesse ano, em várias regiões do Brasil, ocorreu uma estabilidade no setor, congelando os preços. Contudo há perspectivas que nos próximos anos essa valorização ocorra, visto a retomada da economia, acredita-se que esse será um dos primeiros setores que será valorizada, dessa forma em muitas regiões tem sido um momento propicio para investir nesse setor.

Diversificar a carteira de investimento

Para quem é investidor, o investimento em terras é bom para diversificar sua carteira, por ser um dos setores que apresenta uma maior estabilização se comparado a ações ou outros ativos. Além de ser estável apresenta lucros anuais significativos, podendo ser uma opção para compra de imóveis rurais para obter lucros com alugueis caso não tenha interesse de se envolver nas atividades do agronegócio,.

Agropecuária em expansão.

Um setor do agronegócio que se mantem em expansão é a agropecuária, que inclui atividade como, criação de animais, para produção de carnes, ovos e leite bem como atividades como pesca e aquicultura. Esse setor foi um dos que mais cresceu e admitiu cargo nos primeiros meses de 2020, se mostrando reisiliente durante a pandemia e algumas regiões do Brasil com lucros significativos devidos o aumento das exportações.

Com a demanda de exportação para China devido a crise pela gripe suína, a exportação de carne cresceu significativamente comparado ao ano anterior. A projeção que com a retomada da economia esse seja um dos setores de maiores expansões.

O setor da agricultura

A Agricultura da mesma forma como a pecuária foi um dos setores da economia que se manteve estável mesmo com os efeitos da pandemia.

Segundo os dados econômicos relacionados às exportações. O Agronegócio registrou  um crescimento anual  de aproximadamente  8% nos meses iniciais de  2020. No momento a agricultura representa um faturamento externo de 42,7% se comparado ao ano passado. Exportação de soja foi um dos fatores que influenciou esse crescimento, aonde apresentou um crescimento 25,8% em suas exportações se comparado ao mesmo período no ano de 2019.

Investindo em gados

Um dos setores do agronegócio e da pecuária que apresentou os melhores índices de crescimento no ano de 2020 foi a criação de gado, tanto para gado de corte como para a produção leiteira. Entretanto esse investimento tem que ser bem planejados, não são todas as fazendas que são equipadas para criação de animais de grande porte, também há de se considerar a região que se localiza, bem como a tradição na criação de animais, sua disponibilidade de água no local e para acrescentar o nivelamento das terras.  

Financiamento

Se você deseja comprar uma fazenda, mas não possui o dinheiro suficiente, o financiamento relacionado a um bom planejamento é uma ótima opção, há uma variedade de bancos que oferecem com taxas de juros baixa de 1,5% a.a. Se você é pequeno produtor rural há alguns programas do governo que oferece linhas de créditos com taxas de juros bem a baixo de outros bancos.

Bom há diversos quesitos que demostra que sim, agora é um momento oportuno para realizar o seu sonho e comprar sua fazenda. Entretanto há fatores que ainda precisam se avaliar para comprar a fazenda, incialmente o ideal é fazer um bom planejamento, do dinheiro que será gasto bem como em quanto tempo você terá o retorno, além do mais a fatores a analisar como a localidade, se a terra é propicia para a plantação ou criação de animais.

Se na propriedade possui água é um dos fatores importante na aquisição de uma terra, Um fato importante é se a área está próxima a áreas de proteção ambiental, quais tipos de atividade são permitidos realizar na terra adquirida. Além de outros quesitos burocráticos como documentação e a legalização do uso das terras. Na plataforma Quero um negócio, para exemplificar, você encontrará anúncios de fazendas à venda, Visite nossa plataforma  e veja as oportunidades para a sua região.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook