Por que comprar clínica médica é um bom negócio?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Comprar clínica médica pode ser uma excelente opção para quem deseja ter o próprio negócio, mas não deseja enfrentar os desafios dos primeiros meses. É amplamente sabido que, ao abrir uma empresa, precisamos passar por inúmeras adversidades e obstáculos. Esse processo não é apenas dificultoso, é arriscado.

Por outro lado, ao comprar clínica médica, você “pula” algumas etapas que podem atrapalhar seu negócio. Caso esteja em dúvida sobre montar um negócio ou comprar uma empresa, leia nosso post até o final.

Neste artigo, vamos elencar 9 razões para você comprar clínica médica, tendo em vista o crescimento e evolução rápida do negócio.

Menos burocracia

Não é novidade que a burocracia no Brasil impede a aceleração do negócio desde o primeiro momento. Para abrir uma empresa no país, é preciso dispender de papelada, tempo e bastante paciência. A demora é, sem dúvidas, é um fator a se considerar, principalmente pelo fato de que todo o processo custa dinheiro.

Temos, ainda, a legislação do setor, que exige algumas normas técnicas para poder começar a operar. Ao comprar clínica médica pronta, você irá evitar todos esses empecilhos, pois o negócio estará em plena operação. É como dar um salto para o trabalho, sem precisar passar pela primeira fase dificultosa.

Carteira de clientes

Em qualquer tipo de negócio, conseguir clientes é a etapa fundamental e que ocupa a maior parte do seu tempo de trabalho. A carteira de clientes irá garantir a sobrevivência do negócio. E como sabemos, os primeiros meses costumam ser difíceis, já que se trata de um negócio novo, e o empreendimento pode se tornar inviável.

Caso você não consiga um número suficiente de clientes para obter lucro e compensar os gastos, não irá muito longe.

Ao comprar clínica médica, você irá adquirir uma clientela, em parte consolidada e em parte ainda na fase de prospecção. Caso a clínica trabalhe uma comunicação eficiente, o trabalho para atrair mais clientes também já estará consolidado.

Como a clientela é uma das maiores vantagens de se comprar clínica médica, é aqui que o investimento é compensado.

Contabilidade estruturada

A incerteza de montar uma empresa é grande, principalmente devido ao caixa. Sem muitas informações contábeis, é difícil tomar decisões acertadas e evoluir com velocidade. Uma clínica consolidada já possui seu histórico contábil, o que irá facilitar o trabalho. É possível que você precise realizar uma auditoria contábil, mas as vantagens compensam o valor gasto.

Ao conhecer o passado contábil da empresa, você consegue descobrir em que pé as finanças do negócio estão. Com isso, poderá elaborar estratégias mais eficientes para seu futuro negócio.

Cultura consolidada

Um dos principais fatores para o sucesso é a cultura da sua organização. Já é complexo elaborar uma cultura antes de montar um negócio, aplicá-la então… Provavelmente irá demorar meses ou até anos para que se estabeleça de uma maneira saudável, que ajude o negócio a prosperar.

Ao comprar clínica médica, você tem a certeza de que a cultura já está feita. Mesmo que possua algumas falhas, é mais fácil corrigi-las para redirecionar a organização do que criar uma nova cultura do zero.

Informações sobre o negócio

Além das informações contábeis, um negócio costuma gerar muitos dados essenciais para a sua sobrevivência. É preciso conhecer:

– Melhores práticas de vendas;

– Meses em que o negócio rende mais dinheiro;

– Razões mais comuns que fazem os clientes não voltarem;

– E muitas outras.

Uma clínica médica já existente acumula uma grande quantia de dados a esse respeito. E mesmo que essas informações não estejam registradas, o próprio dono irá fornecer boa base para você começar a operar.

Processos estruturados e planejamentos prontos

Quando você começa uma empresa, você tem todo o trabalho pela frente. Deverá criar uma cultura de negócios, como mencionamos, mas também um processo, um organograma e um plano de negócios.

Isso sem mencionar planejamentos específicos, como para a contabilidade e o Marketing. E tudo isso deve estar estruturado em metas para serem batidas.

É verdade que nem sempre as empresas realizam essas etapas, mas são necessárias para quem deseja crescer. Por isso, comprar clínica médica é a garantia de que você poderá realizar tudo sem preocupações, porque os processos e planejamentos já estão prontos ou bem encaminhados.

Comunicação

É fundamental o trabalho de comunicação de uma empresa. Antigamente não havia necessidade de estruturar um trabalho de Marketing, mas hoje, para crescer, é preciso pensar nesse quesito. Não é necessário ter um departamento dentro da clínica médica, mas é importante contar com profissionais ou uma agência.

Ao comprar clínica médica, provavelmente você já terá as opções encaminhadas. A identidade de marca já foi feita, e se a empresa possuía um Marketing estruturado, você tem mais um caminho pronto para o crescimento. Não irá precisar começar do zero.

Risco reduzido

Todos concordam que o maior risco começa no início. Segundo dados do IBGE, 21% das empresas abertas no Brasil são fechadas em apenas 1 ano. Isso se deve a inúmeros fatores, mas o fato é que a dificuldade de manter um negócio no início é enorme. A fase inicial, de expansão, é a mais arriscada.

Quando você comprar clínica médica, evidentemente, não irá precisar passar por essa fase. Portanto, o risco é bastante reduzido e, provavelmente, você terá só crescimento pela frente, ainda que tenha que limpar a casa durante algum tempo.

Caminho de crescimento

A união de todos os fatores citados anteriormente, somado à capacidade do negócio andar “com as próprias pernas”, irá facilitar o caminho para o crescimento. Você tem um negócio pronto para evoluir, basta alguns ajustes de mercado e uma atualização no que diz respeito à gestão.

De certa forma, é como você “ir direto ao ponto”, sem precisar se preocupar com todas as questões abordadas em nosso artigo. Por isso, faça um estudo prévio da empresa em questão e converse com o dono. Certamente você só tem a ganhar!

Caso queira mais informações sobre compra de negócios e crescimento no mercado, continue lendo nossos artigos aqui no blog. Mas se você deseja conhecer algumas empresas à venda, não deixe de ver os anúncios que disponibilizamos no site.

Blog Quero um negócio

Comentários no Facebook